Pesquisar No Site

‘Interpretação para Câmera’ é tema do terceiro módulo da capacitação do VI Curta Caraguá

Publicado em: 14/09/2022
‘Interpretação para Câmera’ é tema do terceiro módulo da capacitação do VI Curta Caraguá
‘Interpretação para Câmera’ é tema do terceiro módulo da capacitação do VI Curta Caraguá

Em reta final, a capacitação do VI Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte, reuniu, no último fim de semana, professores da rede estadual que irão supervisionar a criação dos curtas-metragens junto aos alunos, para a conclusão de seu penúltimo módulo ‘Interpretação para Câmera’, com mediação da atriz Keiliane Dias.

No encontro, o grupo teve acesso à introdução de conceitos básicos de atuação, como: foco, ritmo de cena, articulação, projeção, olhar e base de atuação, treinados a partir de jogos teatrais para melhor entendimento prático; técnicas de interpretação, como ‘O método’ de Stanislavski, que trabalha a partir de vivências relacionadas à memória emotiva e afetiva; além da Técnica de Sanford Meisner, que propõe “viver verdadeiramente a circunstância imaginária”.

#PraTodosVerem – Imagens capturadas durante a realização da capacitação do VI Curta Caraguá (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Os professores também realizaram leitura branca e leitura dramática, colocando em prática o módulo de roteiro e auxiliando na construção da personagem. Além disso, foram feitas gravações de cenas a partir das técnicas de interpretação abordadas.

Para Keiliane Dias, “quando falamos de interpretação vai além de imitar algo ou alguém, é se colocar no lugar do outro, o ator é doador, doa seu corpo, voz e alma para a personagem, e passar para os professores e alunos esse pensamento como técnica de interpretação é ensinar empatia, é ensinar viver o outro”.

Em sua 6º edição, o Curta Caraguá recebeu 26 inscrições de escolas da região e conta com 44 professores participando dos workshops, mais 16 pedagogos ouvintes e milhares de alunos da rede pública de ensino que serão beneficiados através destes profissionais.

Vale ressaltar que todas as escolas inscritas contam com monitoria dos profissionais à frente do ciclo de capacitação até o mês de novembro. Além disso, todas as escolas também receberão um kit de produção contendo um tripé para câmera/celular e um tecido chroma key para gravação e efeitos especiais.

Visando estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual por meio da produção de curtas-metragens, além de promover a exibição pública dos filmes e a formação de público, o VI Curta Caraguá conta com três categorias: Estudante 1, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; Estudante 2, voltado para turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico; e Especial, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico.

O Festival selecionará ainda até 25 filmes para cada uma das categorias Estudantis e 15 filmes para a categoria Especial, que serão apresentados no Auditório Maristela de Oliveira no dia 26 de novembro, às 18h, com premiação entregue no dia 27/11, às 15h, em uma cerimônia de premiação para os melhores curtas-metragens.

Serão entregues também troféus ao 1º, 2º e 3º lugar e uma excursão para o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, para as escolas que obtiverem o 1º lugar em cada categoria.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas

O auditório do Polo Cultural Centro vai ser o palco da seletiva de batalha de rima no dia 3 de maio às 19h. O evento é aberto ao público e o objetivo da seletiva é garantir uma vaga para a 7ª edição da Batalha do Convida Litoral. “Nessa noite se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024
Atletas de Caraguatatuba se destacam em competição internacional de boxe no Arnold Brasil 2024

Na última semana, atletas de Caraguatatuba brilharam no evento multiesportivo Arnold Brasil 2024, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O torneio engloba fisiculturismo e outras 21 modalidades esportivas, incluindo lutas. A atleta de elite feminino, Maíra Alexandre Alfredo, que competiu por Caraguá na categoria de peso 70 kg,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024