Pesquisar No Site
10º Festival de Cinema Curta Caraguá começa nesta quinta e segue até 29 de outubro
10º Festival de Cinema Curta Caraguá começa nesta quinta e segue até 29 de outubro
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir desta semana, o 10º Curta Caraguá – festival de cinema que incentiva a produção audiovisual nas escolas. A programação é gratuita e segue até o dia 29 de outubro. Entre as atrações, estão exibições de filmes, oficina de produção de trilhas sonoras e mostras diversas.
Ao completar mais uma edição, o Curta Caraguá demonstra o compromisso com a formação audiovisual, o estímulo à criatividade e a valorização de novos realizadores. A mostra cria oportunidades para que estudantes experimentem a linguagem cinematográfica, desenvolvam suas narrativas e encontrem no cinema uma forma de expressão e diálogo com a sociedade.
A abertura da programação será nesta quinta-feira (15/10), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, com a exibição do longa-metragem “A Fabulosa Máquina do Tempo” (2026), seguida de um bate-papo com a diretora da obra, Eliza Capai. Com distribuição local do Cineclube Sambaqui, a sessão é uma parceria com o Espaço Casa da Democracia.
O filme foi pré-selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2027. O longa acompanha meninas do sertão do Piauí que, entre brincadeiras e imaginação, revistam histórias de suas mães e avós e inventam futuros nos quais se enxergam livres e realizadas.
Eliza Capai, documentarista dedicada a temas de gênero e sociedade, foi uma das dez brasileiras convidadas a integrar a Academia do Oscar em 2025. Seus trabalhos incluem “Incompatível com a Vida”, premiado no festival “É Tudo Verdade”, e “Espero Tua (Re)volta”, vencedor de mais de 25 prêmios.
Já no dia seguinte, na sexta-feira (16), a Videoteca Lúcio Braun exibe às 19h, o filme “Morte e Vida Madalena” (2026), dirigido por Guto Parente. Premiado no Festival de Marselha e no Festival de Brasília, o longa acompanha uma produtora de cinema que precisa conciliar o luto pela morte recente do pai, uma gravidez de oito meses e os desafios da produção de um filme de ficção científica de baixo orçamento.
Na próxima semana, no dia 20 (terça-feira), das 17h às 21h, o estúdio da Escola de Música E-Brasil recebe a oficina “Produção de Trilhas Sonoras para Audiovisual”, promovida pelo Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo) e ministrada por Anderson Zeule. Com duração de quatro horas, a atividade é destinada a participantes com mais de 10 anos. Os interessados em participar devem realizar a inscrição através do link https://tinyurl.com/4yyfkb39.
Dando continuidade à programação, no dia 22 (quinta-feira), às 19h, a Videoteca exibe a obra “Nosso Segredo”, dirigida por Grace Passô e também pré-selecionada para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2027. O longa venceu o prêmio de Melhor Longa-metragem Brasileiro no Festival de Gramado de 2026 e será exibido em parceria com o Cineclube Sambaqui.
No dia 23 (sexta-feira), às 19h, também na Videoteca, o público poderá conferir a Mostra de Videoclipes do Cineclube Pyatá. Já no dia 24 de outubro, das 14h30 às 17h30, a Praça do Caiçara recebe as intervenções com câmera obscura do projeto La Barraca, enquanto a Videoteca sedia a mostra “Existe Cinema em Ubatuba”. Encerrando a programação de exibições, no dia 28 (quarta-feira), às 19h, na Videoteca, serão apresentadas as mostras nacional e internacional de Animação.
Premiação
No dia 29 (quinta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas será palco da cerimônia de premiação dos filmes vencedores. O encontro celebra o trabalho de estudantes e educadores que transformam ideias, experiências e histórias em produções audiovisuais, reconhecendo a criatividade e o cinema como ferramentas de expressão e aprendizagem. Nesta data será premiado também o vencedor da categoria aberta Melhor Curta.
Júri Popular
A partir de 19 de outubro, os curtas estudantis participantes estarão disponíveis no canal da Fundacc no YouTube para votação na categoria Júri Popular. Para participar, basta assistir aos filmes e curtir os vídeos. A produção que receber o maior número de curtidas será a vencedora da categoria.
A votação amplia a participação do público no festival e convida a comunidade a conhecer as produções realizadas por estudantes, compartilhar os trabalhos e valorizar o cinema produzido nas escolas. Acesse para votar: https://tinyurl.com/58u2xpdz
Programação
10º Curta Caraguá
De 15 a 29 de outubro
Dia 15/10 – Quinta
19h – Filme “A Fabulosa Máquina do Tempo” e bate-papo com a diretora Eliza Capai
(Classificação: 12 anos)
Videoteca Lúcio Braun
Dia 16/10 – Sexta
19h – Filme “Morte e Vida Madalena” (Classificação: 16 anos)
Videoteca Lúcio Braun
Dia 20/10 – Terça
17h às 21h – Oficina “Produção de Trilhas Sonoras para Audiovisual” com Anderson Zeule (Classificação: 10 anos)
Escola de Música E-Brasil
Inscrição: https://tinyurl.com/4yyfkb39
Dia 22/10 – Quinta
19h – Filme “Nosso Segredo” (Classificação: 14 anos)
Videoteca Lúcio Braun
Dia 23/10 – Sexta
19h – Mostra de Videoclipes l Cineclube Pyatá (Classificação: 14 anos)
Videoteca Lúcio Braun
Dia 24/10 – Sábado
14h30 às 17h30 – Intervenções Câmera Obscura l Projeto La Barraca (Livre)
Praça do Caiçara
19h – Mostra “Existe Cinema em Ubatuba” (Classificação: 12 anos)
Videoteca Lúcio Braun
Dia 28/10 – Quarta
19h – Mostra Nacional de Animação (Classificação: 14 anos) e Mostra
Internacional de Animação (Classificação: 12 anos)
Videoteca Lúcio Braun
Dia 29/10 – Quinta
14h – Cerimônia de Premiação l Categorias Estudantis e Aberta (Livre)
Teatro Mario Covas
Endereços
Videoteca Lúcio Braun/Praça do Caiçara – Rua Dr. Paul Harris, nº 1107, Centro
Escola de Música E-Brasil – Rua Major Aires, nº 238, Centro
Teatro Mario Covas – Av. Goiás, nº 187, Indaiá.
Veja Também Recentes
Procon de Caraguatatuba reforça dicas de compra dos presentes da garotada no Dia das Crianças
O Procon de Caraguatatuba fornece algumas recomendações para o consumidor evitar transtornos na hora da compra do presente do Dia das Crianças, celebrado anualmente em 12 de outubro. O supervisor de governança do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, enfatiza a importância da realização de uma pesquisa rigorosa
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Motoristas do transporte coletivo de Caraguatatuba trocaram, por algumas horas, o volante pela experiência de quem enfrenta diariamente barreiras para se locomover pela cidade. Vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas, andadores, pesos e órteses, os profissionais participaram de uma vivência prática sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de três cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (30/9; e 1º/10 e 2/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Prefeitura de Caraguatatuba e Ciee capacitam 270 estudantes em Encontro com Estagiários no IFSP
Cerca de 270 estudantes de nível superior, técnico e ensino médio (com formação em Guarda Mirim) participaram do Encontro com os Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba nas últimas quarta e quinta-feira (10 e 11/9), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP), no
JipeFest 2026 movimenta Caraguatatuba em outubro com competições, trilhas, exposição de veículos e shows
Caraguatatuba recebe o JipeFest 2026 entre os dias 16 e 18 de outubro com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas 4×4, exposição de veículos e shows. A programação foi remarcada e a abertura inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba e pela Acalento
