Pesquisar No Site
Outubro apresenta 46ª Exposição de Orquídeas do Litoral Norte em Caraguatatuba
Outubro apresenta 46ª Exposição de Orquídeas do Litoral Norte em Caraguatatuba
Quem gosta de flores, plantas e cultivo, outubro reserva um encontro especial em Caraguatatuba. De 9 a 11, a cidade recebe a 46ª Exposição de Orquídeas do Litoral Norte, com entrada gratuita e aberta ao público. O evento reúne exemplares de diferentes espécies e informações sobre cultivo, preservação e a história da atividade na região.
Além de conhecer as plantas, os visitantes poderão comprar orquídeas, mudas e insumos para cultivo. A mostra é organizada pela Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN) e dá continuidade a uma tradição iniciada em 1977.
Na sexta-feira (9), a exposição funcionará das 15h às 21h. No sábado (10), o público poderá visitar o evento a partir das 9h, com encerramento também às 21h. E no domingo (11), o atendimento será das 9h às 16h.
A exposição ocorre na Secretaria de Turismo, localizada na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 25, no Centro.
Uma história que começou em 1977
A Associação Orquidófila do Litoral Norte foi fundada em 1977, em Caraguatatuba, por um grupo de pioneiros dedicados ao cultivo de orquídeas.
Entre os fundadores estão Antonio Carlos Faria, Benadel Pereira Abbade, Aparecida Mormo de Camargo Abbade, Maria Augusta Mendes Archina, Keiiti Nakamura, Kojin Nakazone, Kaneshigue Morimoto, Roberto Luiz Lente, Ernestina Moreira Fernandes, Oswaldo Alkinis e Peter Albert Lowmann.
Quase cinco décadas depois, a associação mantém as exposições e reunião de colecionadores e cultivadores. Entre os exemplares de destaque que já passaram pelo evento está a Laelia Purpurata var. werkhauserii, conhecida como a “verdadeira Joia da Bruxa”.
A espécie esteve relacionada ao trabalho de Heitor Gloeden, responsável por uma importante obra dedicada ao registro e à história das orquídeas brasileiras.
Uma homenagem
A 46ª edição também marca a trajetória de um dos fundadores da associação, o médico pediatra e sanitarista Dr. Keiiti Nakamura.
Em 1967, durante a grande catástrofe que atingiu Caraguatatuba, Nakamura esteve entre as pessoas que atuaram no auxílio aos moradores afetados pela tragédia. Dez anos depois, participou da fundação da Associação Orquidófila do Litoral Norte.
Nakamura permaneceu ligado à entidade durante décadas, acompanhando suas atividades e participando da trajetória da associação. Em 2026, a AOLN se despediu de seu membro fundador.
Serviço
46ª Exposição de Orquídeas do Litoral Norte
Data: 9 a 11 de outubro
Sexta-feira (9/10): das 15h às 21h
Sábado (10/10): das 9h às 21h
Domingo (11/10): das 9h às 16h
Entrada: gratuita
Local: Secretaria Municipal de Turismo — Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 25, Centro
Secretaria de Comunicação Social – 29/9/2026
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
GBMAr aguarda 120 inscritos no TAF das 24 vagas de guarda-vidas temporários da Prefeitura de Caraguatatuba nesta terça-feira (22)
As inscrições presenciais do processo seletivo simplificado nº 01/2026 da Prefeitura de Caraguatatuba para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) encerram na próxima terça-feira (22/9), às 8h30, na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (antiga Subprefeitura do Porto Novo/Regional Sul) e Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá. De acordo com o
Peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” estreia em Caraguatatuba com entrada gratuita
O Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, recebe nos dias 2 e 3 de outubro (sexta-feira e sábado), às 19h, a estreia da peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael Carvalho, a peça
Mais de quatro mil pessoas visitam Feira das Profissões 2026 em Caraguatatuba
Mais de quatro mil pessoas passaram pela Feira das Profissões 2026, realizada na quarta-feira (16), na ETEC e no IFSP, no Indaiá, em Caraguatatuba. Durante todo o dia, estudantes da cidade e de municípios vizinhos puderam conhecer cursos, conversar com profissionais e descobrir caminhos para a escolha de uma carreira.
“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre no dia 25 de setembro, às 19h, a exposição “Simplesmente Di Giaimo” com pinturas, aquarelas e livros dos irmãos Di Giaimo e revela a arte como elo entre diferentes trajetórias. Com classificação livre e entrada gratuita, a visitação segue até
Caraguatatuba vence Mogi das Cruzes e garante vaga na final da Copa Amizade Sub-13
A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba entrou em quadra na tarde de sábado (12), em Caçapava, para enfrentar Mogi das Cruzes por mais uma rodada da Copa Amizade – Série Prata. Com atuação consistente, as atletas caraguatatubenses venceram a partida por 2 sets a 0 e asseguraram a
