Pesquisar No Site

Canoas poesia e memória: curta documental registra Cultura Caiçara de Caraguatatuba

Canoas poesia e memória: curta documental registra Cultura Caiçara de Caraguatatuba
Canoas poesia e memória: curta documental registra Cultura Caiçara de Caraguatatuba

Histórias, saberes e tradições caiçaras ganham registro audiovisual no curta-metragem documental “Poesias e Prosas em Canoas: Memórias Caiçaras”, produzido por Pedro Caetano dos Santos, escritor e mestre da cultura caiçara, com direção de Z José de Barros. A iniciativa é uma realização do Projeto CliMA e CiNE Clima Clube.

O lançamento está previsto para o dia 7 de novembro (sábado), das 19h às 21h30, na Videoteca Lúcio Braun, no Centro de Caraguatatuba, com entrada gratuita.

Gravado nos territórios Tabatinga, Massaguaçu/Cocanha, Camaroeiro e Porto Novo, o documentário reúne relatos de mestres e integrantes das comunidades pesqueiras. As narrativas abordam histórias de vida, a relação com o mar e as tradições ligadas às canoas, transmitidas entre gerações.

A programação de lançamento inclui a exibição do filme, bate-papo com o público e contação de histórias com a atriz Rita Brugnerotti, tudo com acessibilidade em Libras.

Ações educativas

Além da produção audiovisual, o projeto realizou ações educativas e artísticas com cerca de 150 estudantes de quatro unidades escolares da rede municipal de ensino, sendo a EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, EMEF Prof.ª Débora Valle da Silva Pilon e EMEI/EMEF Bernardo Ferreira Louzada.

As atividades abordaram a história das canoas tradicionais e as expressões culturais caiçaras, com a participação da artista plástica Ana Pinheiro. A iniciativa aproximou crianças, jovens e adultos de conhecimentos e práticas presentes na história do município.

Exibições nas comunidades

Como contrapartida, também estão previstas para novembro outras três apresentações gratuitas do documentário em Caraguatatuba: uma no festival Caiçara em Festa, no Porto Novo, e outras duas nos territórios da Tabatinga e Massaguaçu/Cocanha. As datas serão divulgadas em breve.

O projeto prevê ainda a entrega dos arquivos brutos das gravações ao Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros (Amasb), contribuindo para a preservação dos registros e sua futura consulta para fins de memória e pesquisa.

Contemplada pelo Edital de Chamamento Público da Fundacc nº 51/2025, na categoria Fomento à Produção Audiovisual, a iniciativa foi realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Caraguatatuba e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

A Videoteca Lúcio Braun está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça do Caiçara, Rua Dr. Paul Harris, nº 1107, no Centro. Para mais informações, acesse a página no Instagram @poesiaseprosascaicaras.

Serviço

Lançamento do curta-metragem documental Poesias e Prosas em Canoas: Memórias Caiçaras

Dia 7/11 – sábado – das 19h às 21h30

Videoteca Lúcio Braun l Rua Dr. Paul Harris, nº 1107, Praça do Caiçara, Centro

Entrada Gratuita

Classificação Livre

Secretaria de Comunicação Social – 29/10/2026

Foto: Divulgação

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Cadastro Único lança programa “64+” para orientar moradores sobre acesso ao Benefício de Prestação Continuada
Cadastro Único lança programa “64+” para orientar moradores sobre acesso ao Benefício de Prestação Continuada

O Cadastro Único, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou na última sexta-feira (2) o programa “64+”, iniciativa desenvolvida por uma assistente social da pasta com o objetivo de orientar moradores de Caraguatatuba sobre os preparativos necessários para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao completar 65 anos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/10/2026
Fundo Social abre “Outubro Rosa” com palestra sobre saúde preventiva na Secretaria de Serviços Públicos
Fundo Social abre “Outubro Rosa” com palestra sobre saúde preventiva na Secretaria de Serviços Públicos

O Fundo Social de Caraguatatuba com apoio da Secretaria Municipal de Saúde reunirá nesta quinta-feira (1º/10), mais de 250 mulheres, trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD), servidoras efetivas e colaboradoras da empresa Molise, para abertura da programação do Outubro Rosa. No encontro haverá a palestra “Um Toque de Amor”,

Leia Mais Notícias Fundo Social Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/09/2026
Vôlei adaptado 58+ feminino de Caraguatatuba garante vaga na semifinal da Super Liga da Melhor Idade
Vôlei adaptado 58+ feminino de Caraguatatuba garante vaga na semifinal da Super Liga da Melhor Idade

A equipe feminina de vôlei adaptado 58+ de Caraguatatuba conquistou uma importante vitória na 8ª etapa do Campeonato da Super Liga da Melhor Idade, realizada na tarde do último sábado (24), no Ginásio de Esportes Juca Moreira, em Pindamonhangaba. As atletas enfrentaram a equipe de São José do Barreiro e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/10/2026
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba termina na próxima quinta-feira (29/10)
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba termina na próxima quinta-feira (29/10)

Os contribuintes têm até quinta-feira (29/10) para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Anteriormente, o Decreto Municipal nº 2.578, de 28 de agosto de 2026, tinha prorrogado o prazo da vigência do Refis por mais 60 dias, de

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais aprovados de quatro funções do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais aprovados de quatro funções do Concurso de 2023

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou quatro aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (9/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 67ª convocações do Edital 003 (da ordem

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/10/2026