Pesquisar No Site
Inscrições abertas para ‘Ciclo de Oficinas Práticas e Remotas de Dança Contemporânea’ com Andrea Thomioka

Inscrições abertas para ‘Ciclo de Oficinas Práticas e Remotas de Dança Contemporânea’ com Andrea Thomioka
As Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo estão com inscrições abertas até 22 de maio para interessados que queiram participar do ‘Ciclo de Oficinas Práticas e Remotas de Dança Contemporânea’, ministrado por Andrea Thomioka.
O candidato deve enviar uma carta de interesse ao e-mail: thomioka.pa@gmail.com com assunto ‘Oficinas práticas e remotas – Dança Contemporânea’, e informar nome, idade, número de Whatsapp, cidade e estado de residência.
O candidato também deve preencher e enviar anexado ao corpo de e-mail as questões: Por que tem interesse em participar desta Oficina? (resposta com, no máximo, quatro linhas); Em Dança, um resumo de sua formação, experiência e atual (antes do isolamento) rotina prática (máximo de cinco linhas); Você tem feito alguma atividade prática de dança durante o isolamento social?
O ciclo de oficinas será composto por cinco encontros temáticos que ocorrerão de 29 de maio a 24 de julho, todas as sextas-feiras, das 10h30 às 12h e 13h às 15h30. Os participantes receberão por e-mail, no dia 25/05, o acesso à plataforma de transmissão Zoom.
Segundo a organização, “o método ‘upgrade.BR’ propicia aos seus participantes a manutenção do trabalho físico e artístico; promove atividade de interação entre os integrantes; compartilha do conhecimento e descoberta de meios para a prática de dança em ambiente remoto; potencializa os integrantes na readequação de seus respectivos processos individuais; além de todos os objetivos intrínsecos às oficinas de dança contemporânea habituais”.
Sobre o método upgrade.BR
O “upgrade.BR” é um método brasileiro de ensino de Dança Clássica, criado com foco na readequação da aplicação da Técnica Clássica – até então importada – para a realidade contemporânea, considerando-se contemporâneo o tempo e o espaço em que se está inserido.
Através de seus programas, ciclos e módulos, o método é destinado à formação e prática da dança de uma maneira efetiva, viável e condizente à nossa realidade geopolítica e sociocultural.
Idealizado pela Profª Dra. Cássia Navas e a bailarina Andrea Thomioka, a concepção e formatação do “upgrade.BR” é assinada por renomadas profissionais do país: Andrea Thomioka, visão global; Cássia Navas, visão pedagógica-acadêmica; Ana Yazlle e Vanessa Porcino, visão artística-pedagógica e a consultora Renata Nunes, visão biomecânica-pedagógica.
A atualização proposta pelo “upgrade.BR” tem como objetivo a formação e aplicação da dança como Arte – e não somente como uma técnica circunscrita a determinadas formas de treinamento – ampliando as possibilidades de uma trajetória profissional nesta área, ou se tornando uma ferramenta diferencial na escolha de outras carreiras.
Sobre Andrea Thomioka
Graduada pela Royal Academy of Dancing/Londres (Grau Advanced), teve como sua principal professora Toshie Kobayashi. Primeira, e até 2016, única brasileira a conquistar a medalha de ouro do 17th International Ballet Competition of Varna (1996, Bulgária), representou o Brasil no 7th Masako Ohya World Ballet Competition (Osaka/Medalha Super Bronze/1995).
Dançou com convidada na França, Japão, Argentina e Paraguai, interpretando os principais papéis do repertório tradicional do Ballet Clássico. Como bailarina, além desta carreira solo, integrou os elencos da Cia. Portuguesa de Bailado Contemporâneo (Lisboa) e do Balé da Cidade de São Paulo (SP). Atua no campo da dança como intérprete, coreógrafa, diretora, assistente de direção, assistente de coreografia, produtora executiva e mestre-professora.
Atualmente, é curadora de dança do Centro Cultural São Paulo (Secretaria Municipal de Cultura) e membro da CAP/PROAC-ICMS (Secretaria de Estado da Cultura/SP), desenvolvendo ainda o método upgrade.BR, em colaboração com Ana Yazle, Cássia Navas e Renata Nunes.
Serviço
Inscrições até 22/5: thomioka.pa@gmail.com
Ciclo de Oficinas: às sextas-feiras, de 29/5 a 24/7
Veja Também Recentes

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes