Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba se prepara para El Niño com planejamento e prevenção na área da Saúde

Prefeitura de Caraguatatuba se prepara para El Niño com planejamento e prevenção na área da Saúde
Prefeitura de Caraguatatuba se prepara para El Niño com planejamento e prevenção na área da Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu, na terça-feira (20), as diretorias da pasta para alinhar estratégias de prevenção diante dos possíveis impactos do fenômeno climático El Niño, previsto para o ciclo 2026/2027.

As equipes utilizarão uma ferramenta metodológica disponibilizada pelo Governo do Estado de São Paulo para elaborar a matriz de riscos em saúde do município, com prazo até 6 de novembro.

#PraTodosVerem: A imagem apresenta a capa do Plano Estadual de Preparação e Resposta em Saúde para o Fenômeno El Niño 2026-2027. A ilustração mostra, à esquerda, um sol intenso e o solo seco e rachado, representando a seca e o calor. À direita, nuvens carregadas e chuva representam os eventos climáticos extremos. Ao centro, há uma paisagem com vegetação, prédios, rio e barragem. Na parte inferior, quatro ícones simbolizam seca, queimadas, calor e chuvas. O fundo combina tons de amarelo, laranja, azul e verde. (Foto: Adriana Rodrigues/PMC)

Conduzido por representantes dos setores de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, o encontro contou com a participação das diretorias da Secretaria de Saúde, da secretária da pasta, Dra. Rosana Gravena, e da secretária-adjunta, Derci de Fátima Andolfo.

Entre os riscos considerados no planejamento estão os relacionados a chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos, ondas de calor, queimadas e doenças associadas às condições ambientais, como dengue, zika e chikungunya.

“Precisamos nos antecipar aos possíveis cenários e preparar nossos serviços para responder às necessidades da população. A integração entre as diretorias é fundamental para identificar riscos, estabelecer prioridades e organizar as ações necessárias para proteger a saúde dos moradores”, destaca a secretária de Saúde, Dra. Rosana Gravena.

A metodologia disponibilizada pelo estado orienta a identificação das principais ameaças ao território, o levantamento de vulnerabilidades e o mapeamento de unidades e serviços de saúde em áreas suscetíveis a eventos extremos. Também prevê a avaliação da capacidade de resposta da rede municipal e o levantamento dos recursos necessários para situações de emergência.

As informações subsidiarão a definição de prioridades e medidas preventivas adequadas à realidade de Caraguatatuba. O trabalho integra o Plano Estadual de Preparação e Resposta em Saúde para o El Niño 2026–2027, que contempla três frentes prioritárias: chuvas intensas e eventos extremos, ondas de calor e queimadas, além de arboviroses.

Integração de toda a rede de saúde

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reúne serviços de diferentes níveis de atenção, desde as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as equipes de Saúde da Família até os atendimentos de urgência e emergência, as especialidades médicas, a saúde bucal, a Saúde Mental, a Assistência Farmacêutica e a Vigilância em Saúde.

A elaboração da matriz de riscos e do Plano de Contingência envolve a participação integrada das diretorias e setores da Secretaria de Saúde, incluindo as áreas responsáveis pela atenção à saúde, Saúde Mental, Assistência Farmacêutica, Regulação, Vigilância e Logística. O objetivo é identificar vulnerabilidades, estabelecer responsabilidades e avaliar como eventuais ocorrências climáticas podem afetar tanto o atendimento à população quanto a continuidade dos serviços essenciais.

O município também conta com o Plano de Contingência e Proteção de Defesa Civil (Plancon), que estabelece procedimentos e responsabilidades para a atuação conjunta dos órgãos públicos em situações de risco e desastre. A articulação entre Saúde e Defesa Civil integra a preparação municipal para possíveis emergências.

Caraguatatuba pertence ao Departamento Regional de Saúde de Taubaté (DRS XVII) e integra a organização regional da assistência no Litoral Norte, o que também reforça a importância da articulação com os demais serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretaria de Comunicação Social – 22/10/2026

Foto: Adriana Rodrigues/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fazenda Marinha da Cocanha mantém tradição da maricultura e exige atenção à qualidade sanitária dos mexilhões
Fazenda Marinha da Cocanha mantém tradição da maricultura e reforça à qualidade sanitária dos mexilhões

Caraguatatuba possui 17 áreas de cultivo de mexilhões, distribuídas em dois blocos no mar, em uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados. A atividade reúne 17 maricultores e seus familiares, que há mais de 20 anos contribuem para a produção de moluscos na Fazenda Marinha da Cocanha, referência regional

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2026
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta exposição “Presença” em homenagem a Juliano Jupyra
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta exposição “Presença” em homenagem a Juliano Jupyra

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), por meio do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), abre na terça-feira (27/10), às 19h, a exposição “Presença”, dedicada ao artista e mestre artesão, Juliano Jupyra. A mostra é um recorte de sua obra, segue até o dia 5 de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 21/10/2026
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade

As equipes masculina e feminina de Vôlei Adaptado 58+ e 68+ de Caraguatatuba participaram, no último sábado (26), do 2º Torneio Beneficente de Vôlei Adaptado – Torneio da Amizade, realizado no Centro de Apoio Educacional (CAE), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. A competição reuniu cerca de 300

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/10/2026
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa

Atletas de Caraguatatuba participaram, no domingo (27), da 8ª etapa da Liga Digital de Tênis de Mesa, realizada em Guarulhos (SP). A competição reuniu cerca de 400 participantes e contou com representantes do município, que conquistaram medalhas e garantiram presença em três finais. Sob orientação do técnico Rodrigo Santos, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Sem categoria Publicado em 29/09/2026
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte

Artistas, coletivos, produtores e agentes culturais do movimento hip-hop já podem participar do projeto Vozes do Litoral, que realiza mapeamento de pessoas e iniciativas que atuam na cena dos quatro municípios do Litoral Norte. As inscrições seguem até o dia 14 de outubro (quarta-feira). A iniciativa tem como objetivo conhecer,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026