Pesquisar No Site
Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante
Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante
Dando continuidade ao cronograma de atendimento itinerante, a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou nesta sexta-feira (14/02), Praça do Centro Cultural, no bairro Travessão, mais uma edição do projeto Urbanismo Itinerante.

#PraCegoVer: Integrante da equipe de saúde realiza aferição de pressão arterial em munícipe . (Imagem: Divulgação /PMC)
O projeto leva aos bairros os principais serviços das secretarias de Urbanismo e de Habitação, com o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes que no dia a dia acabam tendo dificuldades de comparecer até a sede das secretarias.
Durante o atendimento são prestadas orientações sobre Planta Popular, Requisição de numeração de residências; Aprovação de projetos, Regularização Social de construções, Regularização Fundiária, entre outros.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destaca que o assunto regularização fundiária tem sido o mais buscado pelos munícipes. “Nosso objetivo é esclarecer todas as dúvidas dos munícipes. As regularizações têm benefícios individuais e coletivos. É um assunto de interesse social”, disse.
Além do procedimento de regularização documental, que garante o título de propriedade em benefício dos ocupantes, o processo de regularização fundiária contempla a análise das condicionantes sociais e ambientais, bem como a identificação das intervenções físicas que são necessárias para assegurar as condições dignas de ocupação e consolidação da área no contexto de uma cidade sustentável, de modo a garantir a função social da propriedade e o bem-estar da população.

#PraCegoVer: Equipe de atendimento da SABESP prestando orientações a munícipe. (Imagem: Divulgação /PMC)
Uma equipe de servidores da Sabesp também esteve presente prestando esclarecimentos para a população sobre como realizar pedidos de ligação de água e esgoto, alterações cadastrais, verificações de consumo, segundas vias de contas, mudança de cavalete. Um bebedouro móvel também foi instalado no local.
Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura disponibilizou mudas de três espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, cultivadas no viveiro municipal.
O viveiro é aberto para visitação, mediante agendamento prévio por telefone: (12) 3897-2530 ou por email: meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2.500 – Jardim Itaúna.
Para ter acesso aos serviços projeto Urbanismo Itinerante, basta que o cidadão compareça ao posto itinerante.
Saúde e bem-estar
Integrantes da Secretaria de Saúde também participaram da ação realizando atividades ligadas a promoção da saúde. Os munícipes puderam aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia.
O teste de glicemia é utilizado para medir o nível de glicose presente no sangue. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. O teste tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Já a aferição de pressão arterial é utilizada para verificar o nível da pressão sanguínea nas artérias. A partir do teste é possível identificar a hipertensão, que acomete 25% da população brasileira e causa cerca de 300 mil mortes anualmente no país, segundo o Ministério da Saúde.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Prefeitura promove terceira audiência pública da LOA 2027 de Caraguatatuba nesta quarta-feira no Massaguaçu
Moradores da região Norte podem participar da terceira audiência pública descentralizada da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027 da Prefeitura de Caraguatatuba nesta quarta-feira (30/9), às 19h, na Emef Profª Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu. A audiência será uma oportunidade para a população conhecer as informações sobre
Professora-escritora da rede municipal apresenta sua obra na próxima Quarta Literária da Kaká em Caraguatatuba
A edição da Quarta Literária da Kaká de outubro será na próxima quarta-feira (21/10), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, ao lado da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Com o tema “Encontro de Autores Infantojuvenis”, a roda de conversa literária reúne os autores Patrícia Keder,
Patinadora de Caraguatatuba conquista duas medalhas de ouro em Open Internacional de Patinação Artística
A patinadora Sandra Emília Melocchi conquistou duas medalhas de ouro para Caraguatatuba no último fim de semana, durante o 4º Open Internacional Catarinense de Patinação Artística, realizado em Camboriú (SC). A atleta garantiu o primeiro lugar nas categorias Livre Básico 40+ e Básico Solo Show 40+, ambas do feminino, e
10º Festival de Cinema Curta Caraguá começa nesta quinta e segue até 29 de outubro
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir desta semana, o 10º Curta Caraguá – festival de cinema que incentiva a produção audiovisual nas escolas. A programação é gratuita e segue até o dia 29 de outubro. Entre as atrações, estão exibições de filmes, oficina de produção
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, promove duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 26 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Instituto Federal de Educação,