Pesquisar No Site

Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante

Publicado em: 14/02/2020
Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante
Zona Sul de Caraguatatuba recebe projeto Urbanismo Itinerante

Dando continuidade ao cronograma de atendimento itinerante, a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou nesta sexta-feira (14/02), Praça do Centro Cultural, no bairro Travessão, mais uma edição do projeto Urbanismo Itinerante.

#PraCegoVer: Integrante da equipe de saúde realiza aferição de pressão arterial em munícipe . (Imagem: Divulgação /PMC)

O projeto leva aos bairros os principais serviços das secretarias de Urbanismo e de Habitação, com o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes que no dia a dia acabam tendo dificuldades de comparecer até a sede das secretarias.

Durante o atendimento são prestadas orientações sobre Planta Popular, Requisição de numeração de residências; Aprovação de projetos, Regularização Social de construções, Regularização Fundiária, entre outros.

O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destaca que o assunto regularização fundiária tem sido o mais buscado pelos munícipes. “Nosso objetivo é esclarecer todas as dúvidas dos munícipes. As regularizações têm benefícios individuais e coletivos. É um assunto de interesse social”, disse.

Além do procedimento de regularização documental, que garante o título de propriedade em benefício dos ocupantes, o processo de regularização fundiária contempla a análise das condicionantes sociais e ambientais, bem como a identificação das intervenções físicas que são necessárias para assegurar as condições dignas de ocupação e consolidação da área no contexto de uma cidade sustentável, de modo a garantir a função social da propriedade e o bem-estar da população.

#PraCegoVer: Equipe de atendimento da SABESP prestando orientações a munícipe. (Imagem: Divulgação /PMC)

Uma equipe de servidores da Sabesp também esteve presente prestando esclarecimentos para a população sobre como realizar pedidos de ligação de água e esgoto, alterações cadastrais, verificações de consumo, segundas vias de contas, mudança de cavalete. Um bebedouro móvel também foi instalado no local.

Através da Secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura disponibilizou mudas de três espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, cultivadas no viveiro municipal.

O viveiro é aberto para visitação, mediante agendamento prévio por telefone: (12) 3897-2530 ou por email: meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2.500 – Jardim Itaúna.

Para ter acesso aos serviços projeto Urbanismo Itinerante, basta que o cidadão compareça ao posto itinerante.

Saúde e bem-estar

Integrantes da Secretaria de Saúde também participaram da ação realizando atividades ligadas a promoção da saúde. Os munícipes puderam aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia.

O teste de glicemia é utilizado para medir o nível de glicose presente no sangue. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. O teste tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Já a aferição de pressão arterial é utilizada para verificar o nível da pressão sanguínea nas artérias. A partir do teste é possível identificar a hipertensão, que acomete 25% da população brasileira e causa cerca de 300 mil mortes anualmente no país, segundo o Ministério da Saúde.

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba está trabalhando na contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que teve as margens desmoronadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024