Pesquisar No Site

Representantes do PROVAS da Prefeitura participam do 5º Congresso Internacional Freemind

freemind4
Representantes do PROVAS da Prefeitura participam do 5º Congresso Internacional Freemind

#pracegover Um dos auditórios lotados do 5º Congresso Internacional Freemind

Membros da Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial do Programa de Recuperação e Valorização do Servidor – Álcool e Drogas (PROVAS/AD) da Prefeitura de Caraguatatuba estiveram no 5º Congresso Internacional Freemind 2018 “Drogas: legalização não! Prevenção, sim”, realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, no Convetion Center, em Campos do Jordão.

Cerca de 1.500 pessoas compareceram ao Congresso Internacional Freemind, que é considerado um dos maiores eventos sobre drogadição do mundo, com foco em tratamento, prevenção e mobilização.

A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela presidente da Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial (CMAP), Marcela Forlim, pela vice-presidente Priscila Fidelis e pela assistente social da comissão, Maria Hilma Carvalho Barra.

#pracegover Ex- jogador Walter Casagrande fala da superação ao vícios das drogas no 5º Congresso Internacional Freemind

 

Estiveram presentes personalidades como o Dr. Augusto Cury (médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor), Dra. Kimberly A. Johnson (diretora executiva do Consórcio Intern. De Universidades por Redução da Demanda de Drogas e professora associada de pesquisa da Univ. do Sul da Flórida/EUA), Walter Casagrande Junior (comentarista e ex-jogador de futebol), Dr. Anthony Wong (diretor médico e chefe do Centro de Assistência Toxicológica do HC), Dr. Richard M. Gakunju (presidente Conselho Certificação e Curador do Capítulo do Quênia – Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias – ISSUP), Sebastião Dias de Oliveira (Fundador do Projeto Social Miratus de Badminton – Rio de Janeiro), Camila Ribeiro de Sene (presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil) e Clemente Abella Jr (presidente Conselho Global da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias – ISSUP – e do Capítulo Filipinas do órgão), entre outros especialistas de renome na área, nacionais e internacionais.

De acordo com a presidente da Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial, Marcela Forlim, a participação no Congresso Internacional Freemind abre a possibilidade de fortalecer o PROVAS/AD com novas parceiras. “Conversamos com coordenadores da Fazenda Esperança e do Coalizão São José (parceira entre o poder público e vários setores da sociedade para prevenir o uso indevido do álcool e drogas por jovens e adolescentes) para realização de projetos em conjunto no futuro”, revela.  “Em sua palestra o Dr. Augusto Cury abordou a depressão e o suicídio em decorrência da dependência química. O Painel ‘Constelação Familiar, Justiça Restaurativa Oficina de Pais e Filhos e outros métodos aplicados na Justiça como prevenção às drogas’, com o promotor Fábio Rodrigues Franco Lima e juíza Vanessa Aufiero da Rocha, tratou do resgate de pessoas que cometeram crimes para comprar entorpecentes. O ex-jogador Walter Casagrande deu seu testemunho de superação no evento”, complementa.

O 5º Congresso Internacional Freemind contou 10 palestrantes internacionais, 20 palestrantes nacionais e 20 painéis temáticos, com três especialistas cada, nos três dias de evento.

#precegover Apresentação artística de jovens

PROVAS

Preocupado com esse desdobramento na vida social e profissional do servidor, o prefeito Aguilar Junior deu total apoio ao Programa de Recuperação e Valorização do Servidor – Álcool e Drogas (PROVAS/AD). O PROVAS/AD tem o objetivo de diagnosticar e oferecer tratamento aos funcionários públicos acometidos pelo alcoolismo ou dependência química de forma sigilosa, com o auxílio de uma comissão multidisciplinar.

O PROVAS/AD tem duração de até 24 meses ou mais, onde é disponibilizado grupo de apoio, tratamento psiquiátrico e psicológico. O Programa foi criado pelo Decreto Municipal 260/2015 e aprimorado pelo Decreto Municipal 877/2018.

A Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial (CMAP) reúne cinco membros titulares e seus respectivos suplentes com o Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho com técnico de Segurança do Trabalho e assistente social entre eles, e a Secretaria de Saúde, com dois (psicólogo e médico), além do presidente e o vice-presidente, indicados pela Secretaria de Administração.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, apontou que 24% da população brasileira com mais 18 anos costumava consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana. Ao analisar este hábito por sexo, entre os homens, a proporção foi de 36,3% enquanto, entre as mulheres, foi de 13%.  O estudo envolveu 81.767 domicílios em 1.600 municípios dos 27 estados da federação.

Em 2015, cerca de 250 milhões de pessoas usavam drogas, conforme o Relatório Mundial sobre Drogas, lançado hoje pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).  Dessas, cerca de 29,5 milhões apresentaram transtornos relacionados ao consumo de drogas, incluindo a dependência.

O segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) de 2012, feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que o país responde por 20% do mercado mundial da droga. Pelo Lenad, no período de 12 meses, 2,5% dos brasileiros adultos e 3,4% dos adolescentes declaram ter fumado maconha. Os dados representam mais de 3 milhões de adultos e 478 mil adolescentes em todo país.  Mais de 2 milhões (1,7%) de brasileiros consumiram cocaína no período de um ano.  No caso dos adolescentes, 1,6% deles declararam ter utilizado no período 12 de meses, cerca de 225 mil adolescentes em todo país. O primeiro levantamento foi feito em 2006.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril
Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza em diversos bairros de Caraguatatuba no início de abril

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba segue com as ações de limpeza do final de março e início de abril nos bairros do Pegorelli, Perequê-Mirim, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Poiares, Jardim das Gaivotas, Tinga (Cide), Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio), Jetuba e Massaguaçu, em Caraguatatuba (vide

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025
CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos

Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 04/04/2025
Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária

Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/04/2025
Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba

Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba,  recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/04/2025
tenis de mesa
Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude

A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025