Pesquisar No Site

Representantes do PROVAS da Prefeitura participam do 5º Congresso Internacional Freemind

freemind4
Representantes do PROVAS da Prefeitura participam do 5º Congresso Internacional Freemind

#pracegover Um dos auditórios lotados do 5º Congresso Internacional Freemind

Membros da Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial do Programa de Recuperação e Valorização do Servidor – Álcool e Drogas (PROVAS/AD) da Prefeitura de Caraguatatuba estiveram no 5º Congresso Internacional Freemind 2018 “Drogas: legalização não! Prevenção, sim”, realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, no Convetion Center, em Campos do Jordão.

Cerca de 1.500 pessoas compareceram ao Congresso Internacional Freemind, que é considerado um dos maiores eventos sobre drogadição do mundo, com foco em tratamento, prevenção e mobilização.

A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela presidente da Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial (CMAP), Marcela Forlim, pela vice-presidente Priscila Fidelis e pela assistente social da comissão, Maria Hilma Carvalho Barra.

#pracegover Ex- jogador Walter Casagrande fala da superação ao vícios das drogas no 5º Congresso Internacional Freemind

 

Estiveram presentes personalidades como o Dr. Augusto Cury (médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor), Dra. Kimberly A. Johnson (diretora executiva do Consórcio Intern. De Universidades por Redução da Demanda de Drogas e professora associada de pesquisa da Univ. do Sul da Flórida/EUA), Walter Casagrande Junior (comentarista e ex-jogador de futebol), Dr. Anthony Wong (diretor médico e chefe do Centro de Assistência Toxicológica do HC), Dr. Richard M. Gakunju (presidente Conselho Certificação e Curador do Capítulo do Quênia – Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias – ISSUP), Sebastião Dias de Oliveira (Fundador do Projeto Social Miratus de Badminton – Rio de Janeiro), Camila Ribeiro de Sene (presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil) e Clemente Abella Jr (presidente Conselho Global da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias – ISSUP – e do Capítulo Filipinas do órgão), entre outros especialistas de renome na área, nacionais e internacionais.

De acordo com a presidente da Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial, Marcela Forlim, a participação no Congresso Internacional Freemind abre a possibilidade de fortalecer o PROVAS/AD com novas parceiras. “Conversamos com coordenadores da Fazenda Esperança e do Coalizão São José (parceira entre o poder público e vários setores da sociedade para prevenir o uso indevido do álcool e drogas por jovens e adolescentes) para realização de projetos em conjunto no futuro”, revela.  “Em sua palestra o Dr. Augusto Cury abordou a depressão e o suicídio em decorrência da dependência química. O Painel ‘Constelação Familiar, Justiça Restaurativa Oficina de Pais e Filhos e outros métodos aplicados na Justiça como prevenção às drogas’, com o promotor Fábio Rodrigues Franco Lima e juíza Vanessa Aufiero da Rocha, tratou do resgate de pessoas que cometeram crimes para comprar entorpecentes. O ex-jogador Walter Casagrande deu seu testemunho de superação no evento”, complementa.

O 5º Congresso Internacional Freemind contou 10 palestrantes internacionais, 20 palestrantes nacionais e 20 painéis temáticos, com três especialistas cada, nos três dias de evento.

#precegover Apresentação artística de jovens

PROVAS

Preocupado com esse desdobramento na vida social e profissional do servidor, o prefeito Aguilar Junior deu total apoio ao Programa de Recuperação e Valorização do Servidor – Álcool e Drogas (PROVAS/AD). O PROVAS/AD tem o objetivo de diagnosticar e oferecer tratamento aos funcionários públicos acometidos pelo alcoolismo ou dependência química de forma sigilosa, com o auxílio de uma comissão multidisciplinar.

O PROVAS/AD tem duração de até 24 meses ou mais, onde é disponibilizado grupo de apoio, tratamento psiquiátrico e psicológico. O Programa foi criado pelo Decreto Municipal 260/2015 e aprimorado pelo Decreto Municipal 877/2018.

A Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial (CMAP) reúne cinco membros titulares e seus respectivos suplentes com o Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho com técnico de Segurança do Trabalho e assistente social entre eles, e a Secretaria de Saúde, com dois (psicólogo e médico), além do presidente e o vice-presidente, indicados pela Secretaria de Administração.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, apontou que 24% da população brasileira com mais 18 anos costumava consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana. Ao analisar este hábito por sexo, entre os homens, a proporção foi de 36,3% enquanto, entre as mulheres, foi de 13%.  O estudo envolveu 81.767 domicílios em 1.600 municípios dos 27 estados da federação.

Em 2015, cerca de 250 milhões de pessoas usavam drogas, conforme o Relatório Mundial sobre Drogas, lançado hoje pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).  Dessas, cerca de 29,5 milhões apresentaram transtornos relacionados ao consumo de drogas, incluindo a dependência.

O segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) de 2012, feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que o país responde por 20% do mercado mundial da droga. Pelo Lenad, no período de 12 meses, 2,5% dos brasileiros adultos e 3,4% dos adolescentes declaram ter fumado maconha. Os dados representam mais de 3 milhões de adultos e 478 mil adolescentes em todo país.  Mais de 2 milhões (1,7%) de brasileiros consumiram cocaína no período de um ano.  No caso dos adolescentes, 1,6% deles declararam ter utilizado no período 12 de meses, cerca de 225 mil adolescentes em todo país. O primeiro levantamento foi feito em 2006.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra “Orientação Ético Disciplinar” para 50 servidores de duas escolas do Travessão
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra “Orientação Ético Disciplinar” para 50 servidores de duas escolas do Travessão

O Departamento Ético Disciplinar, da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, realizou um ciclo de palestras sobre ética, disciplina e condutas vedadas no exercício da função nos dias 17 e 23 de abril, no CEI/EMEI Stela da Silva e EMEI/EMEF Alaor Xavier Junqueira, no Travessão, respectivamente. Ao todo, 50

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024