Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Detran promovem dinâmica sobre “pontos cegos” no trânsito

Prefeitura de Caraguatatuba e Detran promovem dinâmica sobre “pontos cegos” no trânsito
Prefeitura de Caraguatatuba e Detran promovem dinâmica sobre “pontos cegos” no trânsito

Motoristas de carros e motocicletas, ciclistas e pedestres participaram de uma dinâmica com agentes de fiscalização de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e do Detran-SP sobre os pontos cegos dos veículos e os riscos durante ultrapassagens. A demonstração foi realizada na última sexta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, na Praça Dr. Cândido Mota.

A atividade mostrou, na prática, as áreas ao redor do veículo que não podem ser vistas pelo motorista pelos retrovisores. O objetivo foi orientar os participantes sobre os pontos cegos e contribuir para a prevenção de sinistros (acidentes de trânsito). Durante o teste, eles ocupavam o lugar do motorista para verificar o que era possível enxergar e, depois, observavam o veículo do lado de fora para identificar as áreas que não eram visíveis ao condutor.

#PraTodosVerem O motorista e ciclista Wilson Artelino está sentado ao volante da viatura do Detran-SP. Ele olha pelo espelho retrovisor, mas não vê sua própria bicicleta que está parada entre os cones que marcam o ponto cego para o motorista.

Uma viatura do Detran-SP foi usada na demonstração. Ao lado do veículo, foram posicionados três cones em uma área que não podia ser vista pelo motorista pelos retrovisores. Os cones, cercados por fitas zebradas, simulavam a presença de uma motocicleta ou bicicleta no ponto cego.

Os participantes ocuparam o banco do motorista e foram orientados a procurar os cones pelos retrovisores externos. Nenhum deles conseguiu visualizá-los inicialmente.

O coordenador regional do Detran-SP, Thiago Araújo Costa, orientava, então, que o participante se deslocasse um pouco para a frente no banco e inclinasse a cabeça em direção à janela, mantendo a atenção nos retrovisores. “O segredo é este: não perder de vista o que está acontecendo na frente do carro e, ao mesmo tempo, dar essa inclinada para frente e depois em direção ao espelho de fora para ver se há moto ou bicicleta ultrapassando”, explicou Costa.

Para pedestres e ciclistas que passam ao lado do carro, a orientação do coordenador é olhar para o retrovisor externo próximo à porta dianteira e verificar se é possível visualizar o rosto do motorista. “Se você enxerga o rosto do motorista no espelho na hora de ultrapassar, ele está vendo você. Caso contrário, você está no ponto cego dele”, disse Costa.

Maria Aparecida Felismino, 68, foi uma das pessoas que parou para fazer o teste. “Não sabia como funcionava essa questão do ponto cego, achei super legal aprender e prestar mais atenção no trânsito”, declarou.

O motorista e ciclista Wilson Artelino, 70 anos, também participou da dinâmica. Como estava de bicicleta, ela foi posicionada na área correspondente ao ponto cego. Em seguida, Wilson ocupou o lugar do motorista na viatura e não conseguiu enxergar a própria bicicleta. “Ando muito de bicicleta e já sabia desses pontos cegos, por isso tomo muito cuidado se estou de bicicleta e também quando estou dirigindo meu carro para não me envolver em acidentes”, afirmou.

Condutora há mais de 40 anos, Cristina Barsoti, 70 anos, também participou da demonstração e disse que a experiência foi muito boa. “Nunca me envolvi em acidentes, mas não sabia ao certo onde estão os pontos cegos nem que essa chegadinha para frente e para o lado soluciona o problema”, contou.

Estiveram presentes na dinâmica o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Coronel PM André Luiz Paes, a diretora de Trânsito Karina Jerônimo, o diretor administrativo Felipe de Oliveira e a agente do Detran-SP Karina Zanetin.

Secretaria de Comunicação Social – 28/9/2026

Fotos: Luís Gava/PMC

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc
“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre no dia 25 de setembro, às 19h, a exposição “Simplesmente Di Giaimo” com pinturas, aquarelas e livros dos irmãos Di Giaimo e revela a arte como elo entre diferentes trajetórias. Com classificação livre e entrada gratuita, a visitação segue até

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 16/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba emite convocação do Concurso de 2023 para área da Saúde

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais um aprovado do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (4/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. A 62ª convocação do Edital 003

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 02/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de cinco funções do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de cinco funções do Concurso de 2023

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados de cinco cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentarem nesta quarta, quinta e sexta-feira (23, 24 e 25/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/09/2026