Pesquisar No Site

Residência Inclusiva para PcD em Caraguatatuba completa um ano

Residência Inclusiva para PcD em Caraguatatuba completa um ano
Residência Inclusiva para PcD em Caraguatatuba completa um ano

A Residência Inclusiva para PcDs Selma Meyer Fontes, da Prefeitura de Caraguatatuba, completa um ano de criação. Sua inauguração foi realizada em 8 de dezembro de 2022, sob a coordenadoria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sepedi), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

#PraTodosVerem: Pessoas fazendo atividades em torno de uma mesa (Foto: Divulgação /PMC)

O espaço, voltado para atender pessoas com deficiência (PcD) com idade entre 18 e 59 anos sem vínculos familiares, foi a primeira instituição, no Litoral Norte nesse modelo. Criada pelo Decreto 1.717, de 5 de dezembro de 2022, a Residência é custeada 100% pela Prefeitura.

Administrado por profissionais da Apae  com supervisão da Sepedi, a Residência tem capacidade para abrigar até 10 pessoas e foi criada com o objetivo de proporcionar um lar para pessoas com deficiência que não possuem família ou tenham elos rompidos.

Atualmente a casa abriga dois homens e três mulheres e aguarda para a próxima semana a chegada de mais um homem, que são assistidos por duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, quatro cuidadores, uma cozinheira, um motorista, um auxiliar administrativo e outro de serviços gerais.

#Cadeirante em área externa da casa, ao lado de uma funcionária sentada (Foto: Divulgação/PMC)

A assistente social da Apae e coordenadora da Residência Inclusiva, Renata Gutemberg, lembra do trabalho desafiador que foi buscar referências em outros municípios para implantar a unidade em Caraguatatuba.

Segundo ela, tanto para a Apae quanto para a Prefeitura, enviar essas pessoas para serem acolhidas por outras cidades deixou de ser uma opção. “São pessoas que têm vínculos familiares rompidos, que têm dificuldades como PcDs. Tirá-las de sua cidade para viver em um local desconhecido seria mais um rompimento desumano. Por isso decidimos criar a casa aqui em Caraguá”.

Para Renata, que está no projeto desde sua fase de estudos, tem sido uma bênção. “Daqui da janela da casa onde passo meus dias cuidando deles, vejo o céu azul e também os desafios que enfrentamos de construir laços entre as pessoas que estão aqui. Elas não têm uma história em comum, um passado de amizade, mas aqui, pouco a pouco, vamos construindo esses laços. E quando vemos alguns resultados como um esperando o outro para almoçar, ou jogando juntos dominó, é muito gratificante. Entendemos que todo o trabalho faz sentido. É muito melhor que receber o 13º salário!”.

#PraTodosVerem: Pessoa à mesa, com um bolo e uma xícara de chocolate (Foto: Divulgação /PMC)

E Renata acrescenta: “Aqui, as brigas e a raiva não duram muito. De manhã eles brigam, mas no fim da tarde, um já está perguntando pelo outro. São corações puros, cheios de afeto e amor”.

O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, comemora o primeiro ano de mais um equipamento instituído na gestão do prefeito Aguilar Junior voltado a garantir proteção de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.   “É um orgulho termos aqui na cidade a primeira Residência Inclusiva do Litoral Norte. Esse é o lar de pessoas entre 18 e 59 anos que não têm laços familiares. E poder proporcionar acolhida, segurança e paz a essas pessoas é a principal finalidade desse importante projeto”.

A Residência Inclusiva recebeu o nome da pedagoga e comerciante Selma Meyer Fontes que se dedicou ao longo da vida a projetos sociais na cidade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura abre rematrículas no Ciase Sumaré e Travessão em Caraguatatuba
Prefeitura abre rematrículas no Ciase Sumaré e Travessão em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou a abertura do processo de rematrícula nas unidades do Ciase Sumaré e Travessão, a partir desta quinta e sexta-feira (1 e 2/2). Até a próxima semana, dias 5 e 6, os pais ou responsáveis pelos alunos deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba demole obra irregular em Área de Preservação Permanente no Travessão
Prefeitura de Caraguatatuba demole obra irregular em Área de Preservação Permanente no Travessão

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Polícia Militar Ambiental, realizou a demolição de mais uma obra irregular em área de preservação permanente. A medida atende a uma determinação judicial e o serviço foi executado no final da Rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 15/02/2024
Prefeitura prossegue com obra da nova linha de drenagem na Rua Nossa Senhora Aparecida, no Perequê-Mirim
Prefeitura prossegue com obra da nova linha de drenagem na Rua Nossa Senhora Aparecida, no Perequê-Mirim

A Prefeitura prossegue com os trabalhos de implantação de uma nova linha de drenagem em uma das vias mais importantes do bairro Perequê-Mirim, região Sul de Caraguatatuba. A nova tubulação ampliará o escoamento das águas nos períodos de fortes chuvas. A intervenção é feita pela equipe da Secretaria de Serviços

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 30/01/2024
Foliões podem participar do Bloco da Solidariedade sem abadás
Abadás da Solidariedade esgotam, mas foliões podem participar sem camisetas do bloco

Os foliões começaram a trocar os alimentos (arroz e feijão) pelos abadás para participar do Bloco da Solidariedade, que abre os festejos do Carnaval nesta quinta-feira (8). Por conta da grande procura, já que a organização disponibilizou 500 abadás, o Bloco da Solidariedade informa que os foliões que quiserem participar

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/02/2024
Champs Open de Beach Tennis traz grandes atletas do país para Caraguatatuba em março
Champs Open de Beach Tennis traz grandes atletas do país para Caraguatatuba em março

Caraguatatuba segue no mapa do esporte nacional e depois de um início de ano com diversas atividades e grandes nomes. Destaque do Litoral Norte recebe no início do mês de março uma das competições com o maior número de estrelas do beach tennis do país e do mundo. O Champs

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/02/2024