Pesquisar No Site

Agenda Cultural de Caraguá traz diversas atrações gratuitas no primeiro fim de semana de setembro

Publicado em: 01/09/2022
Agenda Cultural: Caraguatatuba conta com diversas atividades gratuitas no fim de semana
Agenda Cultural de Caraguá traz diversas atrações gratuitas no primeiro fim de semana de setembro

A Agenda Cultural traz diversas atrações gratuitas no primeiro fim de semana do mês de setembro em Caraguatatuba. A programação se inicia nesta sexta-feira (2), a partir das 16h, com visitação da Mostra Coletiva ‘Cultura Popular, Tradições e Patrimônio Imaterial’, com obras confeccionadas por artistas de Caraguatatuba.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser feita de sexta a domingo, das 16h às 22h, no Espaço Paulo Mott, localizado à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro da cidade, até o próximo dia 10.

#PraTodosVerem – Imagem capturada durante a apresentação do espetáculo onde dois atores se vestem como membros da ku
klux klan (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Realizada com o intuito de apoiar e fomentar diversos saberes e fazeres artesanais reconhecidos como patrimônio imaterial do município, a Mostra Coletiva contará ainda com intervenções artísticas e culturais, como a apresentação pocket do espetáculo ‘Expresso Tatu’ do Corpo de Baile de Caraguatatuba, que ocorrerá neste sábado (3), às 19h.

Ainda na sexta-feira, das 15h às 17h, o grupo Projeto Crioulos promove um Workshop Teatral com Anderson Negreiro. A atividade tem classificação livre e para participar basta comparecer ao Teatro Mario Covas. Não é necessário fazer inscrição.

Já no sábado (3), Nhá Rita e Leco Borba apresentam a tradicional ‘Contação de Histórias Caiçaras’, às 14h30 e às 15h30, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. A apresentação é gratuita e tem como objetivo apresentar ao público as lendas e histórias do folclore e da literatura caiçara.

 Em anexo, a Videoteca Lúcio Braun recebe o projeto Cine Clube, cinema gratuito realizado aos sábados pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem Quadros decorativos em exposição na 3 Mostra de Arte em exibição no MACC (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

A primeira sessão do Cine Clube, às 16h, traz, em parceria com o Ponto MIS – Museu da Imagem e do Som, a animação ‘Encanto’. Com classificação livre, o filme acompanha a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto.

A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde a superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, decide que, mesmo sendo a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.

Às 20h é a vez do aclamado ‘Taxi Driver’, do diretor Martin Scorsese. Nesta obra, o motorista de táxi de Nova York Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.

#PraTodosVerem – Nhá rita e Leco Borba durante apresentação da contação de Histótias (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Vale ressaltar que a capacidade da Videoteca Lúcio Braun é de 44 lugares, por isso, é recomendado que os interessados cheguem ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

Também às 20h, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo ‘Crioulos’, que aborda questões ligadas à opressão, lugar de fala e construção social do corpo negro. O espetáculo tem classificação indicativa para 12 anos e é apresentado pelo grupo Projeto Crioulos.

Contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos  devem ser retirados na bilheteria do Mario Covas, uma hora antes do início da sessão.

#PraTodosVerem – Integrantes da banda Carlos gomes durante concerto no aniversário da cidade em abril (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Em ‘Crioulos’ são mesclados temas históricos da negritude, a partir de uma narrativa ficcional, uma viagem que aborda desde fantasmas da Ku Klux Klan, gorilas, a temas como os efeitos da segregação racial, pela narrativa e ótica do personagem Crioulo, um jovem que perde seu pai, um ativista das causas sociais, morto por policiais milicianos num conflito racial.

Além disso, às 20h30, a Banda Municipal Carlos Gomes se apresenta na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Com um repertório variado, o show é garantia de diversão e entretenimento para todos os públicos.

E aqueles que estiverem pelo Centro poderão visitar a 3ª Mostra da Arte e a segunda parte da Mostra Coletiva ‘Cultura Popular, Tradições e Patrimônio Imaterial’, no MACC. Ambas as exposições contam com obras de artistas locais e buscam o fomento da cultura regional.

A visitação às exposições é gratuita e pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 12h às 17h, até o dia 17 de setembro. Escolas e projetos interessados em realizar visita técnica podem entrar em contato com o setor administrativo do MACC em horário comercial, pelo número (12) 3883-9980 ou no email: museucaragua@gmail.com.

Serviço

  • Workshop Teatral – com Anderson Negreiro

Data: 2 de setembro (sexta-feira)

Horário: 15h às 17h

Local: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)

Não é necessário fazer inscrição prévia

Mais informações: (12) 3881-2623

 

  • Exposição ‘Cultura Popular, Tradições e Patrimônio Material e Imaterial’

Visitação: sexta a domingo – das 16h às 22h – até 10 de setembro

Dia 3 – às 20h – Espetáculo ‘Expresso Tatu’ com Corpo de Baile (versão pocket)

Endereço: Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro (Paulo Mott)

  • Contação de Histórias Caiçaras

Sábados – às 14h30 e às 15h30 – Entrada Gratuita

Endereço: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Cine Clube

Sábado – às 17h e às 20h – Entrada Gratuita

Dia 3 – às 16h – Encanto | L – Sessão Ponto MIS

Dia 3 – às 20h – Taxi Driver | 14

Endereço: Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – Atrás do MACC)

Mais informações: (12) 3897-5660

  • Espetáculo ‘Crioulos’ – Projeto Crioulos

Data: 3 de setembro (sábado)

Horário: 20h

Entrada Gratuita – retirar ingressos no TMC a partir das 19h

Classificação 12 anos

Endereço: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)

Mais informações: (12) 3881-2623

  • Banda Municipal Carlos Gomes

Sábados – às 20h30 – Entrada Gratuita

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

  • 3ª Mostra da Arte

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Entrada Gratuita

Endereço: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Circuito Mares agita Praia da Cocanha em Caraguatatuba com expectativa de 6 mil pessoas no fim de semana
Circuito Mares agita Praia da Cocanha em Caraguatatuba com expectativa de 8 mil pessoas no fim de semana

A Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, será o palco do retorno do Circuito Mares neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de março, para a 10ª edição do evento que reunirá três mil atletas de diversas localidades. Considerado o maior evento de Águas Abertas e Aquathlon do Brasil, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes em todo Litoral Norte

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que o deslocamento de uma frente fria sobre o Litoral Norte do Estado de São Paulo contribui para que o tempo permaneça instável ao longo de toda a quarta-feira (06), em especial Caraguatatuba. De acordo com o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 06/03/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró-Mulher, promoveu nesta sexta-feira (8), mais uma Campanha de Doação de Sangue. Quinze pessoas foram levadas ao Hemonúcleo de Taubaté. A campanha tem como objetivo levar doadores em transporte gratuito ofertado pela Prefeitura, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024