Pesquisar No Site

Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp

Publicado em: 01/07/2022
Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp
Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp

Durante o mês de junho, os alunos do 6º ano da EMEF Profº. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, conheceram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo. A visita faz parte do projeto piloto ‘Educa Sabesp’, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, através do Setor de Projetos.

Na visita, os alunos aprenderam um pouco mais sobre o ciclo da água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais. Em uma apresentação dinâmica e de construção coletiva de ideias, os alunos fizeram perguntas e deram sugestões sobre como cuidar da natureza.

#PraTodosVerem: Alunos durante visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)

A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, explicaram sobre todos os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências e compartilharam suas experiências profissionais.

A professora Ana Paula Veloso, que acompanhou a turma durante a visita, contou que os alunos ficaram interessados na área operacional da estação e que alguns ficaram tão entusiasmados que levaram para a sala de aula, de forma espontânea, esquemas das etapas de tratamento de água que aprenderam durante a visita.

“Mais do que a aplicação prática dos assuntos estudados em sala de aula, atividades externas como essa são uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem formas de atuação profissional na comunidade em que vivem, despertando o interesse para o mercado de trabalho relacionado às questões ambientais”, disse.

O superintendente do Litoral Norte da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que as crianças consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.

#PraTodosVerem: Alunos durante aula do projeto desenvolvido em parceria com a Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)

“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas principalmente, é muito bom para o futuro”, concluiu.

O projeto é voltado para os alunos dos 6º anos das unidades Prof.ª Maria Aparecida Ujio; Profº. Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra, que foram selecionadas para receber as atividades piloto neste primeiro ano, acompanhando as habilidades do currículo escolar.

O projeto foi elaborado em etapas, sendo que a primeira delas incluiu a capacitação ministrada por profissionais da Sabesp aos docentes durante o mês de abril. Na segunda etapa, os professores elaboraram e apresentaram seus Planos de Aula com tema ‘Água e Saneamento’. As visitas à ETA Porto Novo são realizadas logo após o desenvolvimento do tema com os alunos em sala de aula, como uma forma de encerramento.

Até o final do segundo semestre, todas as salas envolvidas no projeto serão contempladas com a visita e farão uma exposição dos resultados e aspectos observados durante a trilha de aprendizagem.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto Cine Clube traz programação diversificada no mês de agosto
Projeto Cine Clube traz programação diversificada no mês de agosto

O Cine Clube, projeto realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, está com uma agenda imperdível no mês de julho. Animação, aventura, drama, clássicos do cinema e muita diversão é o que aguarda o público que comparecer à Videoteca Lúcio Braun. Com

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 02/08/2022
Caraguatatuba realiza congresso técnico do Campeonato de Futebol Master 40 anos nesta terça-feira
Caraguatatuba realiza congresso técnico do Campeonato de Futebol Master 40 anos nesta terça-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza nesta terça-feira (9), no Departamento de Futebol e Eventos, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o congresso técnico do Campeonato de Futebol Master 40 anos. O encontro com os representantes das 13 equipes inscritas começa às

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/08/2022
Ciapi de Caraguatatuba realiza tradicional Festa Julina dos idosos e PcDs nesta sexta-feira
Ciapi Caraguatatuba realiza Festa Julina dos idosos e PcD nesta sexta-feira aberta ao público

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) em parceria com o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realiza nesta sexta-feira (29), a partir das 16h, a tradicional Festa Julina para o público que frequenta o Centro Dia, o Centro

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 28/07/2022
Inscrições do processo seletivo para GVT da Prefeitura de Caraguatatuba encerram dia 30
Inscrições do processo seletivo para GVT da Prefeitura de Caraguatatuba encerram dia 30

A Prefeitura de Caraguatatuba está com as inscrições abertas do processo seletivo simplificado para 24 Guardas-Vidas Temporários (GVTs) até o dia 30 de agosto (terça-feira), das 9h às 18h, na sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo (Subprefeitura do Porto Novo) e no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/08/2022
Caraguatatuba estreia no futsal feminino e futebol masculino, nesta semana, nos Jogos Regionais
Caraguatatuba estreia no futsal feminino e futebol masculino, nesta semana, nos Jogos Regionais

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, continua nesta semana com sua participação na 64ª edição dos Jogos Regionais. O município faz sua estreia no futsal feminino livre e no futebol de campo masculino. O Futsal Feminino de Caraguatatuba, campeão da Copa Regional de Futsal

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/07/2022