Pesquisar No Site

Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp

Publicado em: 01/07/2022
Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp
Alunos de Caraguatatuba visitam Estação de Tratamento de Água da Sabesp

Durante o mês de junho, os alunos do 6º ano da EMEF Profº. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, conheceram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo. A visita faz parte do projeto piloto ‘Educa Sabesp’, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, através do Setor de Projetos.

Na visita, os alunos aprenderam um pouco mais sobre o ciclo da água e a importância da preservação e cuidado com os recursos naturais. Em uma apresentação dinâmica e de construção coletiva de ideias, os alunos fizeram perguntas e deram sugestões sobre como cuidar da natureza.

#PraTodosVerem: Alunos durante visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp, localizada no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)

A educadora e gestora de comunicação da Sabesp, Gloriete Macedo, juntamente com o biólogo Osvaldo Soares, explicaram sobre todos os processos de tratamento da água, da captação até chegar nas residências e compartilharam suas experiências profissionais.

A professora Ana Paula Veloso, que acompanhou a turma durante a visita, contou que os alunos ficaram interessados na área operacional da estação e que alguns ficaram tão entusiasmados que levaram para a sala de aula, de forma espontânea, esquemas das etapas de tratamento de água que aprenderam durante a visita.

“Mais do que a aplicação prática dos assuntos estudados em sala de aula, atividades externas como essa são uma ótima oportunidade para os alunos vivenciarem formas de atuação profissional na comunidade em que vivem, despertando o interesse para o mercado de trabalho relacionado às questões ambientais”, disse.

O superintendente do Litoral Norte da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou que esse projeto foi desenvolvido com a ideia de que as crianças consigam compreender que o trabalho da companhia é muito mais do que captar, tratar e distribuir.

#PraTodosVerem: Alunos durante aula do projeto desenvolvido em parceria com a Sabesp (Foto: Divulgação/PMC)

“Queremos levar uma mensagem de preservação e cuidado com a vida, flora e fauna. Esse trabalho me orgulha muito. Através da parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, conseguimos realizar um sonho e a partir desse passo, queremos aprimorar cada vez mais e levar a proposta para outros municípios. É um projeto que é muito bom para o ‘agora’, mas principalmente, é muito bom para o futuro”, concluiu.

O projeto é voltado para os alunos dos 6º anos das unidades Prof.ª Maria Aparecida Ujio; Profº. Euclydes Ferreira; Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEFBS Ricardo Luques Sammarco Serra, que foram selecionadas para receber as atividades piloto neste primeiro ano, acompanhando as habilidades do currículo escolar.

O projeto foi elaborado em etapas, sendo que a primeira delas incluiu a capacitação ministrada por profissionais da Sabesp aos docentes durante o mês de abril. Na segunda etapa, os professores elaboraram e apresentaram seus Planos de Aula com tema ‘Água e Saneamento’. As visitas à ETA Porto Novo são realizadas logo após o desenvolvimento do tema com os alunos em sala de aula, como uma forma de encerramento.

Até o final do segundo semestre, todas as salas envolvidas no projeto serão contempladas com a visita e farão uma exposição dos resultados e aspectos observados durante a trilha de aprendizagem.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar Ambiental, agiu para neutralizar mais uma tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no bairro Sumaré, em uma região de morro, onde houve constatação de desmatamento e construção de abrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, agiu rapidamente para evitar a tentativa de cercamento ilegal de uma área pública no bairro Rio do Ouro. Os fiscais, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), conseguiram impedir a ação que visava

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024