Pesquisar No Site

Agentes da Defesa Civil do Litoral Norte fazem capacitação em Caraguatatuba para alertas de mar grosso e ressaca marinha

Publicado em: 19/07/2022
Agentes da Defesa Civil do Litoral Norte fazem capacitação em Caraguatatuba para alertas de ressaca
Agentes da Defesa Civil do Litoral Norte fazem capacitação em Caraguatatuba para alertas de mar grosso e ressaca marinha

Agentes das Defesas Civis de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela participaram de uma capacitação, na segunda-feira (18), com equipes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e da Casa Militar, ambos do Governo do Estado, para receber informações sobre como proceder em casos de ressaca.

O local escolhido foi a área costeira da praia do Massaguaçu, na região norte de Caraguatatuba, devido às suas deferentes fisionomias e vários tipos de enseadas. A avaliação in loco vai servir para o desenvolvimento de um tipo de monitoramento e alerta para o Plano Preventivo da Defesa Civil – Ressacas (PPDC-R).

#PraTodosVerem: Agentes da Defesa Civil na costeira analisam mar revolto (Foto: Divulgação/PMC)

“A ideia é cria um banco de dados com todas as informações pertinentes, por isso, usamos fichas de campo, recebemos orientações de como preceder no caso de previsões ou concretizações de ressacas”, explica o capitão Campos Junior, coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba.

Em outubro de 2021, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) estiveram em Caraguatatuba para fazer a avaliação da área costeira entre as praias do Massaguaçu e Mococa.

Esse trecho teme sido o mais afetado com o avanço do mar e constantes ressacas registradas nas duas últimas décadas O trabalho é conduzido pela a Profª Dra Célia Regina de Gouveia Souza, coordenadora da Plataforma de Comunicação de Riscos Costeiros para o Litoral de São Paulo (Redecost), do IPA.

Na ocasião, ela destacou que a situação na Massaguaçu é crítica e a preocupação é que as obras de recuperação dos trechos já afetados pelas ressacas causem problemas mais sérios. “Sabemos que a construção da estrada não foi responsável por essa situação, mas sim um processo natural que tem aumentado ao longo de 20 anos e agora com mais frequência”, explana a coordenadora.

Alerta Ressacas

O ‘Alerta Ressacas’ conta com financiamento da Fapesp e tem por objetivo avisar com antecedência a formação dessas ressacas que, conforme a Profª Dra Célia Regina de Gouveia Souza, que também coordena esse projeto, tem ocorrido com mais frequência.

“A iniciativa surgiu de se fazer um Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) para erosão uma vez que ressacas também podem envolver deslizamentos, enchentes, alagamentos”.

A modelagem será on-line, em tempo real, para que a população costeira e mesmo banhistas possam tomar os cuidados necessários.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024
Caraguatatuba está com 241 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 241 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (20) o quadro de vagas de emprego para 241 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 20/03/2024
Caraguatatuba é o quarto município do estado de SP com maior participação na pesquisa sobre percepção do turismo
Caraguatatuba é o quarto município do estado de SP com maior participação na pesquisa sobre percepção do turismo

Caraguatatuba ficou em quarto lugar com maior número de respostas sobre a pesquisa online sobre percepção do turismo, entre 325 municípios do estado de São Paulo que participaram do questionário.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 29/02/2024
“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC
“Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” é a próxima exposição do MACC

A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às 16h Como homenagem pelo Dia das Mulheres, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), a exposição coletiva “Mulheres-Artistas Mulheres! Artistas!”. A abertura é dia 8 de março, sexta-feira, às

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/02/2024
Moradores de Caraguatatuba podem trocar lâmpadas de maior consumo por LED gratuitamente
Moradores de Caraguatatuba podem trocar lâmpadas de maior consumo por LED gratuitamente

O projeto Eficiência Solidária da EDP, distribuidora de energia do Litoral Norte, chega em Caraguatatuba nesta terça-feira (12/3) para a troca gratuita de 3 mil lâmpadas ineficientes por LEDs. A tenda do projeto da EDP permanece na cidade até o dia 30 de março, na Praça Candido Mota, região central,

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/03/2024