Pesquisar No Site

No Dia Mundial da Saúde, caminhada reforça importância da atividade física na prevenção de doenças

Publicado em: 07/04/2022
No Dia Mundial da Saúde, caminhada reforça importância da atividade física na prevenção de doenças
No Dia Mundial da Saúde, caminhada reforça importância da atividade física na prevenção de doenças

Logo pela manhã, a equipe e pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Sumaré fez uma caminhada até o Centro da cidade para marcar o Dia Mundial da Saúde. O objetivo é alertar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da qualidade de vida e os fatores que prejudicam a saúde da população.

A enfermeira e gerente da Unidade, Ieda Matos, explica que neste dia toda rede de saúde busca trabalhar e incentivar a população na prevenção de todas as doenças.

“Nosso trabalho preventivo visa estimular os pacientes a sair do sedentarismo, prevenir a obesidade, controlar a pressão e diabetes. A pessoa que é ativa tem menos chances de ter essas doenças, além também de evitar enfermidades de fundo emocional, se tornando fisica e mentalmente saudável”, conta Ieda.

#PraCegoVer: Participantes posam para foto em frente a UBS (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A paciente Caroline Moreira conta que sempre procura fazer exercícios, como subida ao morro e mirante da cidade. “Faz bem para saúde em todos os sentidos. Agora vou cuidar da minha mente com Yoga. As pessoas têm que se cuidar, se amar e, assim, ter uma vida longa e saudável”, pondera.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

A caminhada contou com a participação dos alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Módulo. A programação continua na UBS Casa Branca, com palestra sobre educação alimentar e a importância da atividade física; e a UBS Rio do Ouro, com orientações sobre alimentação saudável.

Para encerrar as festividades, nesta sexta-feira (8), a UBS do Morro do Algodão realiza ginástica laboral com funcionários e pacientes, com orientações sobre a importância da atividade física como coadjuvante para tratamentos de doenças crônicas.

Promoção de Atividades

#PraCegoVer: Participantes da caminhada andam na rua segurando cartaz escrito Dia Mundial da Saúde (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, através do projeto “Nova Onda – Caraguá”, oferece, gratuitamente, a prática de mais de 25 modalidades esportivas, para crianças, adultos e idosos. A inscrição pode ser realizada pelo site https://novaondacaragua.com.br/fichainscricao. Após preencher os campos solicitados e anexar os documentos, um e-mail de confirmação será enviado.

Para atendimento presencial, basta se dirigir ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), localizado na Avenida José Herculano, 50. A inscrição no local é realizada das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, além de atestado médico original e uma foto 3×4 para realizar a inscrição.

Menores de 18 anos e pessoas com deficiência (PcD) devem estar acompanhados por um responsável legal munidos de cópias do RG e CPF.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso também oferece diversos tipos de exercícios, palestras e orientações a este público. Mais informações no site da Prefeitura: www.caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz 1ª convocação de estagiários com 60 aprovados no processo seletivo de 2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz 1ª convocação de estagiários com 60 aprovados no processo seletivo de 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou a primeira convocação com 60 aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024, juntamente com mais quatro classificados de um curso da seleção 01/2023. Os candidatos chamados precisam se apresentar nas próximas segunda, terça e quinta-feira (29

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024