Pesquisar No Site
MACC: Grupo Ubuntu inaugura exposição ‘Percursos’ em celebração aos 165 anos de Caraguatatuba
MACC: Grupo Ubuntu inaugura exposição ‘Percursos’ em celebração aos 165 anos de Caraguatatuba
Em comemoração ao aniversário de 165 anos de Caraguatatuba, celebrado em 20 de abril, o MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que completa 20 anos na mesma data, recebe a inauguração da exposição ‘Percursos’, do Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas, integrado por Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná.
A abertura da mostra será realizada no próximo dia 20, às 18h, pelo prefeito Aguilar Junior e a presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo.
Apresentada em três partes: ‘Pequenos grandes insetos’, ‘Sonoridade Ancestral’ e ‘Projeto Tupiguarani’, a mostra estará em exibição nas salas Antonio Carelli I, II e no acesso II.

#PraCegoVer – Imagem das obras confeccionadas em cerâmica que estarão em exposição no MACC. (Foto: JC Curtis/Fundacc)
Durante a abertura da mostra, a Banda Municipal Carlos Gomes, que comemora 58 anos também no dia 20/4, realizará uma performance com alguns de seus músicos com instrumentos de sopro confeccionados em cerâmica pelo Ubuntu.
Segundo a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, “será uma verdadeira celebração da arte e da cultura de Caraguatatuba! Momento para apreciar o talento e a importância dos nossos artistas, que fazem da nossa querida cidade um ponto de referência no Litoral Norte”.
O Grupo Ubuntu também oferecerá uma palestra gratuita na videoteca Lúcio Braun no dia 27 de abril e uma oficina nos dias 28 e 29. Mais informações serão divulgadas em breve.
A primeira parte da exposição conta com as obras do projeto ‘Tupiguarani’, elaborado pelo Ubuntu com a artista convidada Erica Sanches que, a partir de um processo de observação e estudos de formas e grafismos, recuperam a cerâmica Tupiguarani ao recriar esses objetos numa perspectiva que valoriza a cultura indígena em suas diversas dimensões, incluindo fatores emocionais coletivos e elementos racionais históricos e culturais, além do potencial criativo de cada um. No caso tupi-guarani, trata-se de uma etnia que deixou de praticar a arte da cerâmica. A exposição, portanto, leva a repensar formas, texturas, acabamentos e queimas, estabelecendo pontes entre o passado, o presente e o futuro de uma tradição.

#PraCegoVer – Imagem das obras confeccionadas em cerâmica que estarão em exposição no MACC. (Foto: JC Curtis/Fundacc)
A segunda parte da mostra: ‘Pequenos grandes insetos’, da ceramista Claudia Canova, busca retratar os insetos maiores do que realmente são, com o objetivo de valorizá-los perante a si mesmos e ao mundo, convidando o público a uma bela, densa e instigante reflexão. Sendo assim, um foco de luz que estimula a repensar questões ambientais e existenciais. “Cada uma delas é um alerta ecológico que dá mais visibilidade para uma questão essencial: o respeito à natureza”, destacou a ceramista.
Já na terceira parte da exposição, denominada ‘Sonoridade Ancestral’, o artista plástico Carlo Cury busca recuperar tradições cerâmicas com modelagem, incisão, ponteado e aplicação próprias das “tortillas silbadoras” pré-hispânicas e dos apitos da cultura tapajônica, de Santarém (PA). Mergulha, desta forma, na arqueologia e cultura de civilizações ancestrais.
A partir de oficinas realizadas com mestres ceramistas detentores do conhecimento dos objetos sonoros da América Latina, o artista desenvolveu seu trabalho buscando referências caiçaras, notadamente a relação com o mar, bem como do universo indígena.
Assim, consolida-se o conceito da sonoridade como função comunicativa essencial em povos ancestrais, construindo uma reflexão sobre aquilo que fomos, somos e queremos ser. A exposição é ainda enriquecida com réplicas de peças pré-hispânicas trazidas pelo artista Carlo Cury em suas viagens ao Peru.
Exposição ‘Percursos’ – Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas
Abertura: 20 de abril às 18h
Visitação: 10h às 17h, de terça a sábado
Visitação no feriado (21 a 23): 12h às 17h
Entrada Gratuita
Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72 – Centro (MACC)
Mais informações: (12) 3883-9980
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba e ETEC abrem Inscrições para curso gratuito de Almoxarife e Estoquista
A Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Escola Técnica de Caraguatatuba (ETEC), está com inscrições abertas para o curso gratuito de Almoxarife e Estoquista. O curso capacita os participantes para receber, conferir, armazenar e distribuir materiais, essenciais na logística. A formação aborda organização de estoque, inventário, segurança e
Pré-conferências de Saúde abrem espaço para participação popular em Caraguatatuba
Moradores de Caraguatatuba e profissionais da área da saúde podem participar das pré-conferências municipais, que começam na próxima segunda-feira (25), para discutir propostas e prioridades para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Os encontros são abertos à população em geral e não exigem vínculo com o Sistema
Caraguatatuba recebe 1ª etapa do Campeonato Paulista de Futevôlei neste fim de semana
Caraguatatuba será palco, neste fim de semana (30 e 31/5) da 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Futevôlei 2026. A competição será realizada na Praça de Esportes do Centro (Guaruçá) e deve reunir atletas de diferentes regiões do estado. O evento contará com categorias para atletas iniciantes, amadores e experientes,
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições de processo seletivo on-line para contratação de estagiários de 37 cursos
As inscrições do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba terminam no dia 27 de maio (quarta-feira), no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O Edital 01/2026 da seleção está disponível na Edição 1.867 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta terça-feira
Entre histórias e reencontros, Apae de Caraguatatuba celebra 49 anos de atuação
Alunos, famílias, colaboradores e autoridades se reuniram na noite da última sexta-feira (15) na comemoração dos 49 anos da Apae de Caraguatatuba. O jantar marcou mais um capítulo da trajetória da instituição, fundada em 16 de maio de 1977 e reconhecida pelo trabalho voltado ao atendimento de pessoas com deficiência