Pesquisar No Site

Alunos recebem informações para prevenção ao suicídio em palestra ministrada pelo Ambulatório de Saúde Mental

Publicado em: 13/09/2021
Alunos recebem informações para prevenção ao suicídio em palestra ministrada pelo Ambulatório de Saúde Mental
Alunos recebem informações para prevenção ao suicídio em palestra ministrada pelo Ambulatório de Saúde Mental

Cerca de 60 alunos do ensino médio, fundamental II e EJA de uma escola estadual participaram, na última sexta-feira (10), de uma palestra ministrada pelos profissionais do Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ) de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: A imagem mostra uma sala com alunos, docentes e funcionários da escola durante a palestra (Foto: Luís Gava/PMC)

A palestra faz parte das ações da campanha ‘Setembro Amarelo’ que tem foco principal a prevenção ao suicídio. Ela foi ministrada na E.E Prof. Ângelo Barros de Araújo e transmitida ao vivo para alunos de outras escolas estaduais e municipais, além do público geral.

Para não haver aglomerações, a escola optou por instalar nove televisores em suas salas de aula. Apenas 15 alunos assistiram, com distanciamento, à palestra no local de onde estava sendo transmitida. Ela contou com a presença de professores e outros profissionais da escola.

O tema principal da palestra foi como identificar os sinais das ideações suicidas e o que fazer para se ajudar ou oferecer ajuda a um amigo, além de onde buscar ajuda.

Para Sandra Bueno, coordenadora da escola, o momento é a oportunidade para aumentar a confiança entre alunos e professores, caso eles precisem de ajuda. “Isso é muito importante porque eles passam a maior parte do seu tempo conversando e interagindo com esses alunos”, disse.

#PraCegoVer: Alunos em sala de aula assistindo a palestra pela televisão (Foto: Luís Gava/PMC)

A estudante do 9º ano, Lavínia Firmino, 14 anos, contou que o momento foi bem interessante e irá ajudar os alunos que pensam no suicídio como uma saída. “O que gente aprendeu na palestra vai ser fundamental para salvarmos uma vida”, ressaltou.

A parte da palestra que mais chamou a atenção de Lavínia foi o momento em que o médico psiquiatra Carlos Henrique abordou os sintomas das ideações suicidas e depressão. Para ela, muitos alunos devem estar passando por isso e não sabem, principalmente agora com a pandemia. “É muito importante a gente falar sobre isso, não só em setembro, porque todos nós precisamos de ajuda”.

Além do médico, participaram da palestra a enfermeira e coordenadora do ASMIJ Érica Perroni e o psicólogo Giulio Acayba. Ambos reforçaram que falar sobre o assunto é a melhor maneira de prevenir o suicídio.

Os profissionais deram diversas orientações como a autoanálise e o exercício da empatia, porque saber ouvir o outro e pensar nele é primordial. O conselho para prevenir o suicídio foi o de não tentar fugir de si mesmo.

Onde encontrar ajuda?

No Brasil, existe um canal de telefônico de ajuda que conta com profissionais capacitados para atender esses casos, o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, 24 horas todos os dias.

Os adolescentes e crianças também podem encontrar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba.

Os enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) das unidades serão responsáveis por fazer a captação e o acolhimento necessário. Eles irão preencher a ficha do SINAN. Uma ficha de notificação de agravos à saúde.

Qualquer profissional poderá preencher o SINAN. O ambulatório capacitou os setores públicos como Educação, Social e Cidadania (CRAS e CREAS) e Esportes porque essa faixa etária tende a buscar ajuda naquela pessoa em que sente confiança.

Com a ficha do SINAN preenchida, a Secretaria de Saúde encaminha o adolescente ao ambulatório para o acolhimento e tratamento. O prazo para que ele seja atendido é de, no máximo, 72h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas
Polo Cultural Centro será palco da seletiva de batalha de rimas

O auditório do Polo Cultural Centro vai ser o palco da seletiva de batalha de rima no dia 3 de maio às 19h. O evento é aberto ao público e o objetivo da seletiva é garantir uma vaga para a 7ª edição da Batalha do Convida Litoral. “Nessa noite se

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024