Pesquisar No Site

Alunos recebem informações para prevenção ao suicídio em palestra ministrada pelo Ambulatório de Saúde Mental

Publicado em: 13/09/2021
Alunos recebem informações para prevenção ao suicídio em palestra ministrada pelo Ambulatório de Saúde Mental
Alunos recebem informações para prevenção ao suicídio em palestra ministrada pelo Ambulatório de Saúde Mental

Cerca de 60 alunos do ensino médio, fundamental II e EJA de uma escola estadual participaram, na última sexta-feira (10), de uma palestra ministrada pelos profissionais do Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ) de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: A imagem mostra uma sala com alunos, docentes e funcionários da escola durante a palestra (Foto: Luís Gava/PMC)

A palestra faz parte das ações da campanha ‘Setembro Amarelo’ que tem foco principal a prevenção ao suicídio. Ela foi ministrada na E.E Prof. Ângelo Barros de Araújo e transmitida ao vivo para alunos de outras escolas estaduais e municipais, além do público geral.

Para não haver aglomerações, a escola optou por instalar nove televisores em suas salas de aula. Apenas 15 alunos assistiram, com distanciamento, à palestra no local de onde estava sendo transmitida. Ela contou com a presença de professores e outros profissionais da escola.

O tema principal da palestra foi como identificar os sinais das ideações suicidas e o que fazer para se ajudar ou oferecer ajuda a um amigo, além de onde buscar ajuda.

Para Sandra Bueno, coordenadora da escola, o momento é a oportunidade para aumentar a confiança entre alunos e professores, caso eles precisem de ajuda. “Isso é muito importante porque eles passam a maior parte do seu tempo conversando e interagindo com esses alunos”, disse.

#PraCegoVer: Alunos em sala de aula assistindo a palestra pela televisão (Foto: Luís Gava/PMC)

A estudante do 9º ano, Lavínia Firmino, 14 anos, contou que o momento foi bem interessante e irá ajudar os alunos que pensam no suicídio como uma saída. “O que gente aprendeu na palestra vai ser fundamental para salvarmos uma vida”, ressaltou.

A parte da palestra que mais chamou a atenção de Lavínia foi o momento em que o médico psiquiatra Carlos Henrique abordou os sintomas das ideações suicidas e depressão. Para ela, muitos alunos devem estar passando por isso e não sabem, principalmente agora com a pandemia. “É muito importante a gente falar sobre isso, não só em setembro, porque todos nós precisamos de ajuda”.

Além do médico, participaram da palestra a enfermeira e coordenadora do ASMIJ Érica Perroni e o psicólogo Giulio Acayba. Ambos reforçaram que falar sobre o assunto é a melhor maneira de prevenir o suicídio.

Os profissionais deram diversas orientações como a autoanálise e o exercício da empatia, porque saber ouvir o outro e pensar nele é primordial. O conselho para prevenir o suicídio foi o de não tentar fugir de si mesmo.

Onde encontrar ajuda?

No Brasil, existe um canal de telefônico de ajuda que conta com profissionais capacitados para atender esses casos, o Centro de Valorização da Vida (CVV).

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, 24 horas todos os dias.

Os adolescentes e crianças também podem encontrar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba.

Os enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF) das unidades serão responsáveis por fazer a captação e o acolhimento necessário. Eles irão preencher a ficha do SINAN. Uma ficha de notificação de agravos à saúde.

Qualquer profissional poderá preencher o SINAN. O ambulatório capacitou os setores públicos como Educação, Social e Cidadania (CRAS e CREAS) e Esportes porque essa faixa etária tende a buscar ajuda naquela pessoa em que sente confiança.

Com a ficha do SINAN preenchida, a Secretaria de Saúde encaminha o adolescente ao ambulatório para o acolhimento e tratamento. O prazo para que ele seja atendido é de, no máximo, 72h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atendimentos pela Defesa Civil de Caraguatatuba crescem mais de 48% em outubro
Atendimentos pela Defesa Civil de Caraguatatuba crescem mais de 48% em outubro

Balanço divulgado pela Defesa Civil de Caraguatatuba aponta que houve um crescimento de mais de 48% nas ocorrências de outubro quando comparado com o mês de setembro. Casos envolvendo abelhas continuam na liderança dos pedidos junto à Defesa Civil. O crescimento foi em torno de 65% de um mês para

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/11/2021
Caraguatatuba realiza mais de mil exames de papanicolau e mamografia durante ‘Outubro Rosa’
Caraguatatuba realiza mais de mil exames de papanicolau e mamografia durante ‘Outubro Rosa’

Caraguatatuba fechou o ‘Outubro Rosa’ com números importantes e expressivos. Segundo a Secretaria de Saúde, foram realizados 1.207 exames de papanicolau e 422 mamografias. Todas as mamografias foram realizadas no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. Para atender a demanda, a Secretaria de Saúde optou por deixar a

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/11/2021
Caraguatatuba espera receber cerca de 150 mil turistas no feriado prolongado da Proclamação da República
Caraguatatuba espera receber cerca de 150 mil turistas no feriado prolongado da Proclamação da República

O feriado da Proclamação da República (15/11) deve trazer cerca de 150 mil turistas para Caraguatatuba. A rede hoteleira está com mais de 60% de ocupação. Apesar da folga, o tempo chuvoso deve permanecer até sábado, mas o sol deve aparecer com algumas nuvens no domingo e na segunda-feira. Os

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 12/11/2021
CAPS AD e Pró-Mulher promovem palestras para incentivar homens sobre cuidados com a saúde
CAPS AD e Pró-Mulher promovem palestras para incentivar homens sobre cuidados com a saúde

As unidades de especialidades médicas de Caraguatatuba promoveram na quinta e sexta-feira (18 e 19), palestras e encontros para reforçar ao público masculino que todo dia é dia de cuidar da saúde e que o homem precisa procurar o serviço de saúde. Na quinta-feira, o Centro de Atenção Psicossocial –

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/11/2021
Caraguatatuba alerta para descarte irregular em vias públicas; prática é crime e gera multa
Caraguatatuba alerta para descarte irregular em vias públicas; prática é crime e gera multa

A equipe de limpeza urbana da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) se deparou, nesta semana, com um grande volume de descarte irregular de resíduos nas ruas do bairro Gaivotas, na região central. A Prefeitura de Caraguatatuba alerta que esta prática é crime e gera multa de R$ 762,96. A Sesep

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/12/2021