Pesquisar No Site
Conscientização ambiental reduz número de bitucas de cigarro nas praias e pontos turísticos de Caraguatatuba

Conscientização ambiental reduz número de bitucas de cigarro nas praias e pontos turísticos de Caraguatatuba
Após um mês de instalação dos coletores de bituca pela cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba divulgou, nesta segunda-feira (12), que foram recolhidas 7.750 bitucas de cigarro, totalizando mais de três quilos de material que deixaram de poluir as praias e pontos turísticos da cidade.

#PraCegoVer: Estrutura de madeira, com suporte para colocar os cinzeiros feitos de bambu, instalada na areia (Foto: Luis Gava /PMC)
O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Reciclagem, a única no mundo patenteada para reciclagem do material.
Segundo a empresa, a cada duas bitucas descartadas nas águas, corresponde a poluição causada por 1 litro de esgoto. Em um mês, o descarte correto dos resíduos de cigarro deixou de contaminar 3.875 litros de água.
A parceria tem como principal objetivo incentivar o descarte correto de bitucas de cigarro em nove pontos da cidade, onde foram instalados: Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão.
Além destes locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha também receberam cinzeiros de praias confeccionados com bambu, onde o banhista tem um lugar para descartar corretamente as cinzas e as bitucas.
O material recolhido é enviado para uma usina de reciclagem de bitucas, para ser descontaminado e transformado em massa celulósica (papel). A ideia é que o produto reciclado retorne ao município, sendo direcionado para entidades sociais, utilizarem em projetos de artesanato com a população.
Segundo o sócio da empresa, Gabriel Poiato, conforme experiência com outras cidades, a tendência é que este número aumente com o tempo, assim que a população for se acostumando a descartar nos coletores. “Outro fator é que na alta temporada de verão e com aumento dos turistas, este número multiplique”, destacou.
A secretária de Meio Ambiente, Tatiana Soares Scian, explica que a bituca de cigarro representa uma quantia significativa dos resíduos coletados nas ações de limpeza de praias. “O descarte incorreto, muitas vezes ocorre pela falta de consciência da parte do fumante ou pela falta de locais corretos para a dispensa dos cigarros. Sendo assim, este projeto já oferece uma solução e a previsão é que mais locais sejam contemplados”, disse.
Veja Também Recentes

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,