Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres idosas e com deficiência.

#PraTodosVerem: A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Márcia Denise Gusmão Coelho, apresenta a 2ª Pré-Conferência sobre políticas públicas para mulheres na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI). (Foto: Bianca Castilho/PMC).
Organizada pela equipe do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC), a reunião marcou o início de uma série de encontros descentralizados com o objetivo de ampliar a escuta ativa e garantir maior participação popular na construção de políticas públicas para as mulheres no município.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”, as pré-conferências visam levantar propostas e identificar os principais desafios enfrentados pelas mulheres em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho, segurança, acessibilidade e inclusão. As contribuições serão sistematizadas e levadas para a conferência principal, que ocorrerá no dia 11 de julho com os seguintes Eixos Temáticos:
Eixo 1: Autonomia e igualdade no mundo do trabalho;
Eixo 2: Educação inclusiva, não sexista, não-racista, não-homofóbica e não- lesbofóbica;
Eixo 3: Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos;
Eixo 4: Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres;
Eixo 5: Mulheres em Espaços de Poder e Decisão.
As representantes conduziram a escuta das demandas das participantes e promoveram um ambiente de diálogo, acolhimento e escuta coletiva. Participaram da abertura do evento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Márcia Denise Gusmão Coelho; a vice-presidente, Sandra Úrsula Spinelli Marcelino e a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Priscila Moraes Lopes.
“A presença e o envolvimento de todas mostram a força do diálogo e da construção coletiva. Acredito que a conferência principal, marcada para o dia 11 de julho, será um grande sucesso! Seguimos juntas na luta por direitos, igualdade e políticas públicas mais eficazes para todas as mulheres”, declarou a presidente do Conselho.
A vice-presidente do conselho, Sandra Marcelino, frisou a importância de novas sugestões e propostas trazidas pelas participantes durante os encontros. “Juntas, vamos construir um futuro com mais respeito, igualdade e oportunidades para todas as mulheres de Caraguatatuba”, ressaltou.
Programação de Junho
Dia 16 (segunda-feira)
9h
Local: Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba
Endereço: Av. Alagoas, 539 – Indaiá
Público-alvo: Público feminino em geral, com foco em residentes da Região Central
14h
Público-alvo: Voltado às trabalhadoras da rede de atendimento à mulher no município, com o objetivo de promover o debate e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e garantia de direitos das mulheres.
18h
Local: Videoteca “Lucio Braun” – Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, Praça do Caiçara
Endereço: Av. Dr. Cândido Motta, 72 – Centro
Público Alvo: Aberto ao Público, em especial, às mulheres trans e à comunidade LGBTQIA+
Dia 17 (terça-feira)
9h
Local: Comunidade Terapêutica Restitui Feminina
Endereço: Av. Antônio Francisco Pascoal Peliciare, 199 – Canta Galo
Público-alvo: Mulheres acolhidas no local
14h
Local: Lar São Francisco de Assis
Endereço: Emilio Marcondes Ribas, 150 – Perequê-Mirim
Público-alvo: Público feminino em geral, especialmente da Região Sul.
Dia 18 (quarta-feira)
9h
Local: CIAM – Centro Integrado de Atendimento à Mulher
Endereço: Av. Luiz Claudio do Prado, 400 – Indaiá
Público-alvo: Público feminino em geral, especialmente da Região Central
14h
Local: CRAS Jetuba
Endereço: Av. Gabriel Fagundes da Rosa, 315 – Jetuba
Público-alvo: Público feminino em geral, especialmente da Região Norte.
Secretaria de Comunicação – 12/6/2025
Veja Também Recentes

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira
A Manifestum Escola de Dança, de Caraguatatuba, realiza nesta sexta-feira (27/6), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a apresentação

Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama 21 aprovados de sete funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração aguarda a apresentação de mais 21 aprovados de sete cargos do Concurso Público de 2023 nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (25, 26 e 27/6), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 100 vagas em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 24 de junho, das 8h às 12h, no salão Monteiro Lobato, localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Rio de Janeiro,

Parque Natural Municipal do Juqueriquerê abre inscrições para Programa de Voluntariado
Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, com o objetivo de engajar a comunidade na preservação do meio ambiente e na realização de atividades de conservação. O programa oferece a oportunidade para quem deseja colaborar com a proteção dos recursos naturais enquanto

Caraguatatuba oferece 84 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 84 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor