Pesquisar No Site
Praia da Cocanha é selecionada para representar Brasil em prêmio da ONU Turismo
Praia da Cocanha é selecionada para representar Brasil em prêmio da ONU Turismo
A Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, é uma das oito localidades brasileiras escolhidas para representar o Brasil na candidatura ao prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo.

#PraTodosVerem: Praia da Cocanha com vista para a ilha ao lado da fazenda de mexilhão (Fotos: Divulgação/PMC)
A iniciativa reconhece destinos que se destacam por boas práticas no turismo rural, com foco em sustentabilidade, preservação cultural e valorização das comunidades locais.
A seleção é coordenada pelo Ministério do Turismo e visa identificar vilas com potencial para servir de modelo internacional. A Praia da Cocanha foi incluída por seu desenvolvimento do turismo de forma equilibrada, respeito ao meio ambiente e a identidade local.
O reconhecimento coloca Caraguatatuba como um dos destinos turísticos voltados à valorização dos recursos naturais e culturais. Com isso, a Praia da Cocanha segue para a fase internacional da premiação e concorre com vilas de diversos países.
O resultado será anunciado durante a reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que será de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.
Cocanha
Situada na região norte do município, a Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha é um exemplo de Turismo de Base Comunitária, pautado no uso sustentável dos recursos naturais e no reconhecimento da história local.
A comunidade atua ativamente na preservação e promoção da cultura caiçara, e incentiva práticas turísticas responsáveis, além do respeito aos saberes tradicionais que compõem sua identidade.
Um dos destaques da vila é a Fazenda Marinha de Mexilhão, que realiza visitas guiadas, onde turistas e moradores têm a oportunidade de conhecer de perto as práticas de maricultura artesanal, além de visitar o rancho dos pescadores e maricultores.
Ao final do passeio, os visitantes podem degustar pratos típicos preparados na hora, como o tradicional “lambe-lambe”, feito à base de mexilhão, uma das estrelas do tradicional Festival do Mexilhão realizado anualmente no município, que celebra a culinária e a cultura local.
Os maricultores comercializam o mexilhão fresco, e mesmo os pedidos sob encomenda são colhidos no dia da entrega, o que garante sabor e qualidade. Deles derivam diversos pratos que remetem à herança caiçara e fortalecem a identidade gastronômica da região.
Visitação
O valor da visita é R$ 70 por pessoa, com degustação de mexilhão incluída. Outros pratos à base de mexilhão são pagos à parte.
As visitas são mediante agendamento, que pode ser feito diretamente com o presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), José Luiz Alves, conhecido popularmente como “Zé”, pelo contato (12) 99767-2163.
Hospedagem
Para quem deseja aproveitar a experiência do Turismo de Base Comunitária na Praia da Cocanha, a região oferece diversas opções de hospedagem que atendem a diferentes perfis de visitantes.
É possível encontrar desde pousadas familiares, com atendimento acolhedor e ambiente simples, até hospedagens mais estruturadas, com vista para o mar e acesso facilitado à vila dos pescadores e à Fazenda Marinha.
As opções são
- Hotel Bosques do Massaguacu: (12) 99619.3047
- Pousada Pé na Areia: (11) 97623-9694
- Pousada Vivendas do Sol e Mar: (12) 3884-2998 – (12) 99641-7662
- Hotel Costa Norte: (12) 3884-9000
- Brisa Hotel: (12) 3884-1308
- Pousada Aquamarine: (11) 95252-0428
- Pousada Sol e Cia: Ligue (12) 3884-8715
Secretaria de Comunicação Social – 22/5/2025
Veja Também Recentes
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13
A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba participou, no último sábado (1º), de mais uma rodada da Copa América de Voleibol, disputada em Caçapava. O adversário da vez foi a tradicional equipe de Taubaté. Mesmo com a derrota por 2 sets a 0, as atletas caraguatatubenses demonstraram dedicação, espírito
Ana Maria Carvalho apresenta show de cultura popular no 27º Festival do Camarão
O 27º Festival do Camarão segue nesta semana com extensa programação gratuita na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Entre as diversas atrações artísticas, os visitantes podem prestigiar o show da cantora, arte educadora e brincante da cultura popular brasileira Ana Maria Carvalho. A apresentação será realizada domingo (26/7),
Basquete Sub-16 de Caraguatatuba conquista terceiro lugar na Série Ouro da Liga Paulista
A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Série Ouro da Liga Paulista de Basquete com a conquista do terceiro lugar. A definição da colocação ocorreu no último domingo (3), em casa, no Ginásio do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com vitória por 66 a
Boletim Defesa Civil – Ventos em Caraguatatuba – Atualizações AQUI
Boletim Defesa Civil 5_2026 – Ventos em Caraguatatuba Atualização – Sexta-feira (31), 11h30 A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil concluiu o atendimento às principais ocorrências provocadas pelos fortes ventos que atingiram o município entre a tarde e a noite de quarta-feira (29).
Prefeitura chama mais bolsistas do PEAD para manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até sexta-feira (17/7), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato,
