Pesquisar No Site

Conscientização ambiental reduz número de bitucas de cigarro nas praias e pontos turísticos de Caraguatatuba

Programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ recolhe mais de 72 mil bitucas de cigarro
Conscientização ambiental reduz número de bitucas de cigarro nas praias e pontos turísticos de Caraguatatuba

Após um mês de instalação dos coletores de bituca pela cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba divulgou, nesta segunda-feira (12), que foram recolhidas 7.750 bitucas de cigarro, totalizando mais de três quilos de material que deixaram de poluir as praias e pontos turísticos da cidade.

#PraCegoVer: Estrutura de madeira, com suporte para colocar os cinzeiros feitos de bambu, instalada na areia (Foto: Luis Gava /PMC)

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Reciclagem, a única no mundo patenteada para reciclagem do material.

Segundo a empresa, a cada duas bitucas descartadas nas águas, corresponde a poluição causada por 1 litro de esgoto. Em um mês, o descarte correto dos resíduos de cigarro deixou de contaminar 3.875 litros de água.

A parceria tem como principal objetivo incentivar o descarte correto de bitucas de cigarro em nove pontos da cidade, onde foram instalados: Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico ‘Mirante do Camaroeiro’, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão.

Além destes locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha também receberam cinzeiros de praias confeccionados com bambu, onde o banhista tem um lugar para descartar corretamente as cinzas e as bitucas.

O material recolhido é enviado para uma usina de reciclagem de bitucas, para ser descontaminado e transformado em massa celulósica (papel). A ideia é que o produto reciclado retorne ao município, sendo direcionado para entidades sociais, utilizarem em projetos de artesanato com a população.

Segundo o sócio da empresa, Gabriel Poiato, conforme experiência com outras cidades, a tendência é que este número aumente com o tempo, assim que a população for se acostumando a descartar nos coletores. “Outro fator é que na alta temporada de verão e com aumento dos turistas, este número multiplique”, destacou.

A secretária de Meio Ambiente, Tatiana Soares Scian, explica que a bituca de cigarro representa uma quantia significativa dos resíduos coletados nas ações de limpeza de praias. “O descarte incorreto, muitas vezes ocorre pela falta de consciência da parte do fumante ou pela falta de locais corretos para a dispensa dos cigarros. Sendo assim, este projeto já oferece uma solução e a previsão é que mais locais sejam contemplados”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024