Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça vistoria dos agentes de controle da dengue e vacinação
Caraguatatuba reforça vistoria dos agentes de controle da dengue e vacinação
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba intensifica as inspeções domiciliares no município, em especial nas regiões de maior atenção. Nos locais com casos positivos de dengue são realizadas aplicações de inseticida.

#PraTodosVerem: Duas agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizam vistorias (Foto: Dony Machado/PMC)
Os agentes passam de casa em casa devidamente identificados por crachás, uniformes oficiais, presença de supervisores e veículos oficiais. É fundamental que a população permita a entrada dos agentes para a realização de vistorias, realizadas apenas na área externa das residências.
Durante as visitas, os agentes orientam os moradores sobre a importância de eliminar objetos que possam acumular água, com intuito de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Além das ações de controle, a Secretaria de Saúde reforça a vacinação como medida importante na prevenção da doença. As faixas etárias elegíveis para receber a primeira e segunda dose são adolescentes de 10 a 15 anos, 11 meses e 29 dias. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde e o agendamento é feito com base no endereço de residência, o que direciona o indivíduo para a Unidade de Saúde de sua referência.
O município recebeu 2.230 doses no último ano para a primeira aplicação do imunizante entre os adolescentes. No entanto, nem 50% dessas doses foram aplicadas até o momento, o que indica uma adesão abaixo do esperado.
A Secretaria de Saúde reforça que ainda há doses disponíveis para aqueles que desejam se vacinar e o método é um dos principais meios de prevenção. Basta agendar via telefone e aplicativo ‘Caraguatatuba 156’.
Ministério da Saúde orienta
- Manter caixas d’água e outros reservatórios de água bem tampados
- Limpar calhas, lajes, ralos, canaletas e outros escoamentos de água
- Retirar folhas e sujeira que possam acumular água
- Guardar pneus em locais cobertos
- Guardar garrafas com a boca para baixo
- Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha
- Jogar as larvas na terra ou no chão seco
- Evitar o uso de pratos nos vasos de plantas ou lavá-los semanalmente
- Lavar os bebedouros de animais com escova, esponja ou bucha, e troque sua água, pelo menos, uma vez por semana
A prevenção começa em casa. Com apenas 10 minutos por semana pode-se eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Secretaria de Comunicação Social 6/2/2025
Foto: Dony Machado/PMC
Veja Também Recentes
APAE de Caraguatatuba promove congresso com debates sobre inclusão e neurodivergência
Especialistas de diferentes áreas devem marcar presença em Caraguatatuba no dia 28 de setembro para discutir temas que fazem parte da rotina de pessoas com deficiência, famílias e profissionais. O 1º Congresso APAE de Caraguatatuba – Conexões para a Inclusão será realizado no Teatro Mario Covas, com palestras sobre neurodivergência,
Basquete feminino de Caraguatatuba conquista vice-campeonato e bronze no Paulista da 3ª Região
As equipes femininas de basquete Sub-12 e Sub-15 de Caraguatatuba conquistaram dois pódios no Campeonato Paulista de Basquete da 3ª Região, promovido pela Federação Paulista de Basketball (FPB). As disputas ocorreram no dia 3 de outubro, no Ginásio da CTI, em Taubaté. Na categoria Sub-12, Caraguatatuba enfrentou São Bernardo na
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, o lançamento da Trilha Formativa Freemind. A iniciativa ocorre por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação Freemind Brasil, voltada exclusivamente à qualificação de servidores públicos e usuários de serviços
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas
Palhaça Bizuka estreia peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” no Auditório Maristela de Oliveira nesta sexta
Estreia nesta sexta-feira (2/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. Haverá reapresentação do espetáculo no sábado (3/10), no mesmo horário e local. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael
