Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça vistoria dos agentes de controle da dengue e vacinação
Caraguatatuba reforça vistoria dos agentes de controle da dengue e vacinação
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba intensifica as inspeções domiciliares no município, em especial nas regiões de maior atenção. Nos locais com casos positivos de dengue são realizadas aplicações de inseticida.

#PraTodosVerem: Duas agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizam vistorias (Foto: Dony Machado/PMC)
Os agentes passam de casa em casa devidamente identificados por crachás, uniformes oficiais, presença de supervisores e veículos oficiais. É fundamental que a população permita a entrada dos agentes para a realização de vistorias, realizadas apenas na área externa das residências.
Durante as visitas, os agentes orientam os moradores sobre a importância de eliminar objetos que possam acumular água, com intuito de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Além das ações de controle, a Secretaria de Saúde reforça a vacinação como medida importante na prevenção da doença. As faixas etárias elegíveis para receber a primeira e segunda dose são adolescentes de 10 a 15 anos, 11 meses e 29 dias. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde e o agendamento é feito com base no endereço de residência, o que direciona o indivíduo para a Unidade de Saúde de sua referência.
O município recebeu 2.230 doses no último ano para a primeira aplicação do imunizante entre os adolescentes. No entanto, nem 50% dessas doses foram aplicadas até o momento, o que indica uma adesão abaixo do esperado.
A Secretaria de Saúde reforça que ainda há doses disponíveis para aqueles que desejam se vacinar e o método é um dos principais meios de prevenção. Basta agendar via telefone e aplicativo ‘Caraguatatuba 156’.
Ministério da Saúde orienta
- Manter caixas d’água e outros reservatórios de água bem tampados
- Limpar calhas, lajes, ralos, canaletas e outros escoamentos de água
- Retirar folhas e sujeira que possam acumular água
- Guardar pneus em locais cobertos
- Guardar garrafas com a boca para baixo
- Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras
- Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha
- Jogar as larvas na terra ou no chão seco
- Evitar o uso de pratos nos vasos de plantas ou lavá-los semanalmente
- Lavar os bebedouros de animais com escova, esponja ou bucha, e troque sua água, pelo menos, uma vez por semana
A prevenção começa em casa. Com apenas 10 minutos por semana pode-se eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Secretaria de Comunicação Social 6/2/2025
Foto: Dony Machado/PMC
Veja Também Recentes
Caraguatatuba divulga resultado preliminar da eleição para Conselhos Gestores de 26 unidades de saúde
Representantes de usuários e trabalhadores da saúde foram eleitos para compor os Conselhos Gestores de Unidade (CGU) da rede municipal de saúde de Caraguatatuba para o biênio 2026–2028. O resultado preliminar do processo foi divulgado na segunda-feira (15) e contempla 26 unidades e serviços de saúde do município. A eleição
Sepedi realiza formatura unificada dos alunos das turmas do curso de LIBRAS Básico, Intermediário e Avançado
Alunos dos cursos de Língua Brasileira de Sinais oferecido, gratuitamente, pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, das turmas Básico, Intermediário e Avançado, receberam sua certificação de conclusão, na segunda-feira (8). O objetivo da Sepedi ao oferecer a capacitação é o de promover
Caraguatatuba vence em São José dos Campos e garante vaga na final da Liga Metropolitana de Basquete
A equipe adulta feminina de basquete de Caraguatatuba está na decisão da Liga Metropolitana. No último domingo (31), jogando fora de casa, o time venceu o Hakuna, de São José dos Campos, por 47 a 41 e assegurou presença na grande final da competição. A partida foi marcada pelo equilíbrio,
Equipe de Caraguatatuba conquista 12 medalhas em torneio de boxe em Mogi das Cruzes
Os atletas de Caraguatatuba tiveram uma participação de destaque na 1ª edição da Pugilato Boxing Cup, realizada no último sábado (30), no Centro de Artes Marciais Jackson Durães, em Mogi das Cruzes. A competição reuniu boxeadores de diversas cidades do estado em evento organizado pela Federação Estadual de Boxe do
Prefeitura de Caraguatatuba retoma recapeamento de trecho da Avenida Garça no Jardim Gaivotas na próxima segunda-feira
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba reinicia a obra de recuperação do pavimento de um trecho da Avenida Garça, no Jardim Gaivotas, na segunda-feira (25/5). O tráfego de veículos volta a ser interrompido durante a realização da obra no local, com liberação prevista para a próxima quarta-feira
