Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem queda no número de internações e casos de Covid-19 no mês de junho

Publicado em: 06/07/2021
Destaques
Caraguatatuba tem queda no número de internações e casos de Covid-19 no mês de junho
Caraguatatuba tem queda no número de internações e casos de Covid-19 no mês de junho

Caraguatatuba registrou queda no número de internações da UTI no último mês, comparado ao mês anterior. Na última segunda-feira (5), por exemplo, a taxa de ocupação do município foi de 52%, enquanto que no mesmo dia do mês de abril a taxa chegou a 104%. Uma queda de 50% na comparação destes dias.

#PraCegoVer: Enfermeira aplica dose da vacina contra a covid-19 em paciente (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A queda é um reflexo do avanço da vacinação no município que, hoje, tem 56.232 pessoas vacinadas com a primeira dose e 15.605 com a segunda. Com isso, Caraguatatuba tem 71.837 doses de vacina aplicadas.

Outra queda registrada pela cidade está relacionada ao número de atendimentos por Covid-19 na UPA Covid. Em maio foram atendidos 7.282 pacientes e 5.964 no mês de junho. Isso representa uma diminuição de 18%.

No mesmo período, as internações na unidade também caíram. Em maio, o número de internados chegou a 496. Em junho foram 371 internações. Nesse cenário, a queda foi de 25%.

Segundo a médica da vigilância epidemiológica de Caraguatatuba, Érica Lanzillo, os resultados são bons e mostram que a situação em relação à doença pode melhorar ainda mais. “Para que isso aconteça, a população precisa continuar se vacinando”, afirma.

A médica explica que o objetivo da vacinação é a diminuição dos casos graves da Covid-19 e evitar que a pessoa seja internada. Ela destaca que em 21 dias o número de internações caírem 34%. As internações foram de 141 (de 13 a 19 de junho), para 93 (de 27 de junho a 3 de julho).

Os dados epidemiológicos mostram que o número de casos de Covid-19 despencou. Do dia 6 a 19 de junho, foram registrados 1.422 casos. Já entre os dias 20 de junho e 5 de julho, 645 pessoas testaram positivo para covid-19. Isso representa 54% de queda.

Para Lanzillo, a tendência é de que os números diminuíam ainda mais ao longo dos próximos meses. “Nós iremos colher mais frutos assim que as pessoas do mutirão, realizado no dia 12 de junho, começarem a receber segunda dose”.

“Mas para que vacinação tenha mais efeito é importante que as pessoas adotem algumas medidas”, conta Érica. Não escolher a vacina é a principal delas. “Não há motivos para querer escolher a vacina ‘A’ ou ‘B’; todas são eficazes contra a doença”. Outra coisa fundamental é não perder a segunda dose.

Cuidados mesmo com as duas doses da vacina

Mesmo que a pessoa tenha tomado as doses da vacina, ainda é necessário manter todos os cuidados contra a Covid-19. Os cuidados aumentam ainda mais nesta época quando a tendência é que as pessoas fiquem em locais mais fechados, por conta dos dias mais frios.

Érica Lanzillo explica que o vacinado também transmite a doença e, por isso, deve continuar usando a máscara de proteção e álcool em gel, fazendo a higienização correta das mãos e evitando aglomerações.

“A pessoa que está vacinada, se contrair a Covid a expectativa é que fique com sintomas mais leves. Mas, ela pode transmitir para uma pessoa que ainda não tenha sido vacinada. Essa pessoa pode ter sintomas mais severos e até ir a óbito”, disse.

Neste momento, o que conta é a colaboração de toda a população. “A vacinação é a única forma de tudo voltar ao normal. Ela é um ato de amor ao próximo; continuar seguindo as medidas de prevenção é empatia”, conclui a médica.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

35 candidatos iniciam curso de formação para Guarda-Vidas Temporários em Caraguatatuba
35 candidatos iniciam curso de formação para Guarda-Vidas Temporários em Caraguatatuba

Os 35 candidatos aprovados no processo seletivo para as vagas de Guarda-Vidas Temporários (GVTs) do governo municipal de Caraguatatuba iniciaram, na manhã desta segunda-feira (29), o curso de formação. A primeira aula foi realizada no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba. Todos os participantes foram

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/09/2025
VIII Campeonato de Jiu-Jitsu Kids é atração neste domingo na Praça da Cultura
VIII Campeonato de Jiu-Jitsu Kids é atração neste domingo na Praça da Cultura

Caraguatatuba realiza, neste domingo (5), na Praça da Cultura, no centro, o VIII Campeonato de Jiu-Jitsu Kids. O evento deve reunir 210 crianças de projetos e academias de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, consolidando-se como uma das maiores iniciativas esportivas voltadas ao público infantil da região. A competição tem

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/10/2025
Mais de dez bairros recebem ações de limpeza e manutenção na segunda quinzena de outubro
Mais de dez bairros recebem ações de limpeza e manutenção na segunda quinzena de outubro

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba entra na segunda quinzena de outubro com os trabalhos descentralizados de manutenção urbana nos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Poço da Anta, Morro do Algodão, Jardim Jaqueira, Jaraguazinho, Ponte Seca, Rio do Ouro, Cidade Jardim, Jetuba, Capricórnio II, Massaguaçu

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/10/2025
Caraguatatuba recebe visita da Secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Caraguatatuba recebe visita da Secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Caraguatatuba recebeu a visita da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP), Marília Marton, e sua equipe na última sexta-feira (3). Marília foi recepcionada pelo vice-prefeito, Sérgio Arnaldo Braz, que na ocasião representou o prefeito Mateus Silva e pelo presidente da Fundação Educacional e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/10/2025
Inscrições para regente da Banda Municipal Carlos Gomes estão abertas até dia 7
Inscrições para regente da Banda Municipal Carlos Gomes estão abertas até dia 7

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas até o dia 7 de outubro para execução cultural de Regente-Gestor para conduzir a Banda Municipal Carlos Gomes, conforme o Plano de Trabalho de 2026. O edital e o formulário para inscrição estão disponíveis no link linktr.ee/fundacc. Com carga

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/10/2025