Pesquisar No Site

Caraguatatuba tem queda no número de internações e casos de Covid-19 no mês de junho

Publicado em: 06/07/2021
Destaques
Caraguatatuba tem queda no número de internações e casos de Covid-19 no mês de junho
Caraguatatuba tem queda no número de internações e casos de Covid-19 no mês de junho

Caraguatatuba registrou queda no número de internações da UTI no último mês, comparado ao mês anterior. Na última segunda-feira (5), por exemplo, a taxa de ocupação do município foi de 52%, enquanto que no mesmo dia do mês de abril a taxa chegou a 104%. Uma queda de 50% na comparação destes dias.

#PraCegoVer: Enfermeira aplica dose da vacina contra a covid-19 em paciente (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A queda é um reflexo do avanço da vacinação no município que, hoje, tem 56.232 pessoas vacinadas com a primeira dose e 15.605 com a segunda. Com isso, Caraguatatuba tem 71.837 doses de vacina aplicadas.

Outra queda registrada pela cidade está relacionada ao número de atendimentos por Covid-19 na UPA Covid. Em maio foram atendidos 7.282 pacientes e 5.964 no mês de junho. Isso representa uma diminuição de 18%.

No mesmo período, as internações na unidade também caíram. Em maio, o número de internados chegou a 496. Em junho foram 371 internações. Nesse cenário, a queda foi de 25%.

Segundo a médica da vigilância epidemiológica de Caraguatatuba, Érica Lanzillo, os resultados são bons e mostram que a situação em relação à doença pode melhorar ainda mais. “Para que isso aconteça, a população precisa continuar se vacinando”, afirma.

A médica explica que o objetivo da vacinação é a diminuição dos casos graves da Covid-19 e evitar que a pessoa seja internada. Ela destaca que em 21 dias o número de internações caírem 34%. As internações foram de 141 (de 13 a 19 de junho), para 93 (de 27 de junho a 3 de julho).

Os dados epidemiológicos mostram que o número de casos de Covid-19 despencou. Do dia 6 a 19 de junho, foram registrados 1.422 casos. Já entre os dias 20 de junho e 5 de julho, 645 pessoas testaram positivo para covid-19. Isso representa 54% de queda.

Para Lanzillo, a tendência é de que os números diminuíam ainda mais ao longo dos próximos meses. “Nós iremos colher mais frutos assim que as pessoas do mutirão, realizado no dia 12 de junho, começarem a receber segunda dose”.

“Mas para que vacinação tenha mais efeito é importante que as pessoas adotem algumas medidas”, conta Érica. Não escolher a vacina é a principal delas. “Não há motivos para querer escolher a vacina ‘A’ ou ‘B’; todas são eficazes contra a doença”. Outra coisa fundamental é não perder a segunda dose.

Cuidados mesmo com as duas doses da vacina

Mesmo que a pessoa tenha tomado as doses da vacina, ainda é necessário manter todos os cuidados contra a Covid-19. Os cuidados aumentam ainda mais nesta época quando a tendência é que as pessoas fiquem em locais mais fechados, por conta dos dias mais frios.

Érica Lanzillo explica que o vacinado também transmite a doença e, por isso, deve continuar usando a máscara de proteção e álcool em gel, fazendo a higienização correta das mãos e evitando aglomerações.

“A pessoa que está vacinada, se contrair a Covid a expectativa é que fique com sintomas mais leves. Mas, ela pode transmitir para uma pessoa que ainda não tenha sido vacinada. Essa pessoa pode ter sintomas mais severos e até ir a óbito”, disse.

Neste momento, o que conta é a colaboração de toda a população. “A vacinação é a única forma de tudo voltar ao normal. Ela é um ato de amor ao próximo; continuar seguindo as medidas de prevenção é empatia”, conclui a médica.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura segue a todo vapor com serviços de manutenção na região sul da cidade
Prefeitura segue a todo vapor com serviços de manutenção na região sul da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza nesta última semana do ano diversos serviços de manutenção na região sul da cidade. As ações desta segunda-feira (27) são limpeza e recolha de resíduos, varrição e desassoreamento de valas. Equipes se concentram na limpeza das praias

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 27/12/2021
PAT de Caraguatatuba tem 92 vagas de emprego nesta segunda-feira (24)
PAT de Caraguatatuba tem 92 vagas de emprego nesta segunda-feira (24)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba abre a semana com 92 oportunidades de emprego. Entre elas, seis vagas de Corretor de Imóveis, cinco vagas para Garçom e cinco vagas para Serralheiro / Ajudante de Serralheiro. O PAT destaca que agora só aceitam currículo presencialmente. É importante que

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 24/01/2022
Caraguatatuba inicia primeira avaliação de densidade larvária do ano; resultado deve ser entregue até o final do mês
Caraguatatuba inicia primeira avaliação de densidade larvária do ano; resultado deve ser entregue até o final do mês

Caraguatatuba iniciou a primeira avaliação de densidade larvária (ADL) do Aedes aegypti de 2022. Os trabalhos começaram nesta terça-feira (4) pelas equipes do controle de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A avaliação foi iniciada no Perequê Mirim, na região sul. No mês passado, o resultado da ADL

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 05/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba faz 73ª convocação de aprovados do concurso de 2018
Prefeitura de Caraguatatuba faz 73ª convocação de aprovados do concurso de 2018

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais seis aprovados do Concurso Público 01/2018 para se apresentar (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020) nas próximas segunda, terça e quarta-feira (24, 25 e 26/1), das 9h às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 21/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba suspende atividades em CEIs para conter avanço da Covid-19
Prefeitura de Caraguatatuba suspende atividades em CEIs para conter avanço da Covid-19

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, vai suspender as atividades presenciais em seis CEIs (Centro de Educação Infantil), após recomendação das autoridades sanitárias do município, devido ao registro de número de casos da Covid-19 nessas unidades. As aulas estarão suspensas de 21 a 30 de janeiro,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/01/2022