Pesquisar No Site

35 candidatos iniciam curso de formação para Guarda-Vidas Temporários em Caraguatatuba

35 candidatos iniciam curso de formação para Guarda-Vidas Temporários em Caraguatatuba
35 candidatos iniciam curso de formação para Guarda-Vidas Temporários em Caraguatatuba

Os 35 candidatos aprovados no processo seletivo para as vagas de Guarda-Vidas Temporários (GVTs) do governo municipal de Caraguatatuba iniciaram, na manhã desta segunda-feira (29), o curso de formação. A primeira aula foi realizada no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem – Candidatos do curso de formação para Guarda-Vidas Temporários (GVTs) durante primeira aula realizada no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba (Fotos: JC Curtis/PMC)

Todos os participantes foram aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF). Desses, 24 serão selecionados para atuar durante a próxima temporada de verão. Entre os candidatos, 13 já exerceram a função em temporadas anteriores e 22 são novos no programa.

Na primeira aula, foram apresentadas as regras, normas de procedimento e orientações que devem ser seguidas durante o curso, além do início de conteúdos teóricos, como primeiros socorros. Os candidatos também se apresentaram ao grupo.

O curso ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com estágios supervisionados aos fins de semana. As aulas teóricas serão realizadas em uma sala cedida pela Faculdade Módulo, enquanto as práticas ocorrerão nas praias de Caraguatatuba e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG).

#PraTodosVerem – Candidatos do curso de formação para Guarda-Vidas Temporários (GVTs) durante primeira aula realizada no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba (Fotos: JC Curtis/PMC)

A formação prevê conteúdos como, por exemplo, técnicas de salvamento, primeiros socorros, condicionamento físico, além de noções de oceanografia e conhecimento sobre animais marinhos, devido às ocorrências registradas durante a temporada.

Os 24 guarda-vidas selecionados atuarão ao longo da orla de Caraguatatuba, desde a Praia da Mococa até a Praia do Porto Novo, principalmente em locais de maior fluxo de banhistas e de registros de afogamentos.

A avaliação final será realizada no dia 14 de outubro, em prova prática, com simulação de salvamento, e escrita. A contratação dos 24 aprovados está prevista para o dia 29 de outubro, com início imediato das atividades. O contrato terá duração de 120 dias e irá abranger toda a temporada de verão 2025/2026.

Estado abre 20 vagas de guarda-vidas por Tempo Determinado

O Governo do Estado de São Paulo está com inscrições abertas, até o dia 20 de outubro, para o processo seletivo simplificado de 20 vagas de Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) em Caraguatatuba. Podem participar homens e mulheres com mais de 18 anos e ensino fundamental completo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, das 9h às 18h, no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá, ou pelo site www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br na aba “Cadastramento”.

#PraTodosVerem – Candidatos do curso de formação para Guarda-Vidas Temporários (GVTs) durante primeira aula realizada no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba (Fotos: JC Curtis/PMC)

Os aprovados terão contrato de cinco meses a partir de 27 de outubro, com salário de R$ 1.850, vale-transporte e vale-refeição. O processo seletivo inclui teste de aptidão física no dia 21 de outubro e curso de formação de 122 horas-aula, que começa em 28 de outubro. As contratações fazem parte da Operação Praia Segura 2025/2026, promovida pelo Governo do Estado em todo o litoral paulista e nas represas Guarapiranga e Billings.

O Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá está localizado na Avenida Dr. Aldino Schiavi, nº 600, bairro Martim de Sá. Mais informações no telefone (12) 3888-2960.

Secretaria de Comunicação Social – 29/9/2025

Fotos: JC Curtis/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba abre inscrições para 32 bolsas de estudo e prazo vai até 31 de outubro
Caraguatatuba abre inscrições para 32 bolsas de estudo e prazo vai até 31 de outubro

Estão abertas as inscrições do processo seletivo da Prefeitura de Caraguatatuba para concessão e renovação de 32 bolsas de estudos no Colégio Módulo. As oportunidades são destinadas a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica do município, com descontos de 33,33%, 50% e 100%. Quem optar pela inscrição presencial pode entregar a documentação

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil

O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/10/2026
Eleição do Comas define representantes da sociedade civil para gestão 2026/2028
Eleição do Comas define representantes da sociedade civil para gestão 2026/2028

A sociedade civil já tem seus representantes definidos para a próxima gestão do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) de Caraguatatuba. O resultado da eleição para o biênio 2026/2028 foi publicado na terça-feira (22) no Diário Oficial do Município. A votação ocorreu na segunda-feira (21), na sede do conselho, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/09/2026
Mais de quatro mil pessoas visitam Feira das Profissões 2026 em Caraguatatuba
Mais de quatro mil pessoas visitam Feira das Profissões 2026 em Caraguatatuba

Mais de quatro mil pessoas passaram pela Feira das Profissões 2026, realizada na quarta-feira (16), na ETEC e no IFSP, no Indaiá, em Caraguatatuba. Durante todo o dia, estudantes da cidade e de municípios vizinhos puderam conhecer cursos, conversar com profissionais e descobrir caminhos para a escolha de uma carreira.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 17/09/2026
APAE de Caraguatatuba promove congresso com debates sobre inclusão e neurodivergência
APAE de Caraguatatuba promove congresso com debates sobre inclusão e neurodivergência

Especialistas de diferentes áreas devem marcar presença em Caraguatatuba no dia 28 de setembro para discutir temas que fazem parte da rotina de pessoas com deficiência, famílias e profissionais. O 1º Congresso APAE de Caraguatatuba – Conexões para a Inclusão será realizado no Teatro Mario Covas, com palestras sobre neurodivergência,

Leia Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 17/09/2026