Pesquisar No Site

Obras de drenagem evitam alagamentos, mesmo com mais de 120 mm de chuvas

Publicado em: 16/11/2020
Obras de drenagem evitam alagamentos, mesmo com mais de 120 mm de chuvas
Obras de drenagem evitam alagamentos, mesmo com mais de 120 mm de chuvas

As chuvas que caíram nos últimos dias, em Caraguatatuba, mostraram que a execução dos serviços de drenagem tem se mostrado eficaz no sentido de evitar alagamentos nas ruas e casas dos moradores.

Dados da Defesa Civil apontam que o acumulado em 72 horas ultrapassou os 120 milímetros de chuva em algumas regiões, chegando a 262 mm em outras, como Tabatinga. Diferente de outros anos, o órgão não recebeu nenhum chamado de alagamento.

Neste ano, a última chuva mais forte havia sido computada em fevereiro, quando caíram 270 milímetros em 72 horas, mas sem registro de desabrigados. O mesmo ocorreu agora, nas últimas 72 horas, quando não houve nenhuma ocorrência de invasão de água nas ruas e nas casas.

“Importante destacar que não tivemos nenhuma ocorrência de alagamento nos bairros”, reforça a Defesa Civil, acrescentando que as equipes também passaram pelas áreas de risco de deslizamento de encosta, sem nenhum registro.

A Prefeitura de Caraguatatuba atribui isso às obras de drenagem já executadas ou em andamento nos bairros Perequê-Mirim, Barranco Alto, Pontal Santamarina, Poiares, Tinga, Jardim Jaqueira, Jetuba e Massaguaçu. Somente com o projeto de drenagem na cidade a Prefeitura investiu cerca de R$ 30 milhões.

#PraCegoVer: Obras de drenagem evitam alagamentos em períodos de chuvas. (Foto: Arquivo/PMC)

De acordo com a Defesa Civil, no pluviômetro do Rio do Ouro, usado como parâmetro para o município, a medição em 24 horas foi de 76.01 mm e em 72 horas chegou a 128.36 mm.

Já o trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios nessa terça-feira (22) porque o acumulado de 72 horas chegou a mais de 100 mm. O protocolo de segurança determina o fechamento da via nessas condições.

Volumes

Pata se ter uma ideia da importância das obras contra enchentes, os dados da Defesa Civil mostram volumes de chuvas desde 2017 e o número de pessoas atingidas.

No início de 2017 foram 186 milímetros no acumulado de 72 horas que deixaram 78 pessoas desabrigadas e 140 desalojadas. Os bairros mais atingidos foram Tinga, Olaria, Morro do Chocolate, Casa Branca, Cidade Jardim e Cantagalo.

Em 2018, o pico no começo do ano foi de 134 milímetros em 24 horas com 48 pessoas desabrigadas no Perequê- Mirim e Casa Branca. Já em novembro, o acumulado em 72 horas foi de 202 milímetros com 20 desabrigados nos bairros Capricórnio 2, Jaraguazinho e Perequê- Mirim.

No ano passado, a Defesa Civil registrou pico de 188 milímetros em 48 horas, deixando oito pessoas desabrigadas no Jardim Casa Branca, Jetuba, Tinga, Massaguaçu, Rio Claro e Tabatinga.

E em fevereiro de 2020, a Defesa Civil registrou um pico de 270 milímetros em 72 horas, sem nenhum registro de desabrigados.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

IF de Caraguatatuba abre editais com vagas remanescentes para Engenharia Civil e Processos Gerenciais
IF de Caraguatatuba abre editais com vagas remanescentes para Engenharia Civil e Processos Gerenciais

O Instituto Federal, Campus Caraguatatuba, abre Editais de Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Edital do SISU, edição 2024, para os cursos de Engenharia Civil e Processos Gerenciais. Os cursos têm duração de 10 semestres para Engenharia Civil e cinco semestres para Processos Gerenciais e serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 11/03/2024
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com os trabalhos para conter o avanço dos casos de dengue e alertar a população, por isso, um terceiro mutirão será realizado neste sábado (23), desta vez, no bairro Travessão, na região Sul. A mobilização prevê o envolvimento de diversas pessoas, numa força tarefa que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Plano Preventivo de Defesa Civil de Caraguatatuba está em nível de Atenção

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na noite de quinta-feira (21) um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para risco hidrológico MODERADO. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil do município está em nível de Atenção. Até a tarde dessa sexta-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 22/03/2024
CaraguaPrev faz recadastramento obrigatório de inativos aniversariantes de março até dia 28
CaraguaPrev faz recadastramento obrigatório de inativos aniversariantes de março até dia 28

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) faz a prova de vida obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de março até o dia  28 (quinta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro.  Não haverá expediente no instituto no dia 29 de março (sexta-feira), em

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 29/02/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024