Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba reforça turismo legal e ações contra estabelecimentos clandestinos

Publicado em: 17/07/2020
Prefeitura de Caraguatatuba reforça turismo legal e ações contra estabelecimentos clandestinos
Prefeitura de Caraguatatuba reforça turismo legal e ações contra estabelecimentos clandestinos

Com objetivo de reforçar cada vez mais a necessidade de valorizar o hoteleiro que trabalha legal e regularmente, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, realiza uma campanha que permite à população denunciar estabelecimentos clandestinos.

#PraCegoVer: Imagem do certificado que será entregue nos estabelecimentos adequados escrito Turismo Legal (Foto: Arte/PMC)

Aos que estão regulares, será concedido o certificado ‘Turismo Legal’, que o empresário poderá colocar em seu hotel, pousada e ainda será divulgado no site de turismo e canais da prefeitura. Os estabelecimentos clandestinos – hotéis, pousadas e similares – que não têm alvará de funcionamento são enquadradas como ilegais.

A secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, explica que estar legal é ter a documentação em ordem e estar cadastrado no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo.

“Com esse diferencial, podemos mostrar aos nossos turistas quem trabalha de forma correta e ao mesmo tempo informar a fiscalização caso nos cheguem denúncias sobre clandestinos”, explica a secretária.

Com o certificado Turismo Legal, o hoteleiro mostra que seu estabelecimento é seguro e responsável. Que paga impostos, tem cuidado em relação à segurança, contribui com a economia do município.

“Importante destacar que a emissão do certificado não terá custo algum para o comerciante e ele deve comprovar com toda documentação indicada pelos órgãos competentes como Fiscalização do Comércio (Fazenda) e de Postura (Urbanismo) que está em acordo, dessa forma, recebendo o documento”, ressalta Maria Fernanda.

Ela reforça que essa é uma ação para valorizar a rede hoteleira que trabalha corretamente, colaborando com o crescimento econômico da cidade, em detrimento daqueles que burlam a fiscalização e o trabalho correto desenvolvido em Caraguatatuba.

Os canais de comunicação/denúncia da Secretaria de Turismo é pelo mail turismo@caraguatatuba.sp.gov.br ou pelos telefones (12) 3897-7920/3897 7910.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

IMG-20220603-WA0069
CaraguaPrev realiza prova de vida dos segurados inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril até o dia 30 (quinta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência.

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 08/04/2026
Futevôlei
1º Torneio “Vetera Beach” de Futevôlei será realizado neste sábado em Caraguatatuba

A arena do Camaroeiro, na região central de Caraguatatuba, será palco de um dia inteiro dedicado ao futevôlei neste sábado (28). O 1º Torneio “Vetera Beach”, em parceira com o ‘Team Paizão FTV’, deve reunir mais de 150 atletas e promete movimentar a cidade com esporte, lazer e ações sociais,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/03/2026
BMX
Atletas de Caraguatatuba brilham na abertura do Campeonato Paulista de BMX em Indaiatuba

A equipe de BMX de Caraguatatuba conquistou resultados expressivos no último fim de semana (14 e 15/3), na abertura do Campeonato Paulista, na cidade de Indaiatuba (SP). A competição reuniu cerca de 440 atletas de diversas regiões do estado em uma etapa marcada por disputas de alto nível e forte

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/03/2026
Filme Chega de Saudade 2
Cineclube exibe longa-metragem “Chega de Saudade” nesta quinta-feira em Caraguatatuba

O projeto Cineclube Ponto MIS exibe nesta quinta-feira (26/3), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o filme brasileiro “Chega de Saudade”, dirigido por Laís Bodanzky. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso. O romance é ambientado em um baile da terceira idade, em um tradicional

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 24/03/2026
Natação de Caraguatatuba conquista títulos na 3ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas
Natação de Caraguatatuba conquista títulos na 3ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas

A equipe de natação de Caraguatatuba foi destaque na 3ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, realizada no domingo (29), em Paraibuna, com 13 atletas. Entre os resultados, o município conquistou três primeiros lugares com Mariana Mazer e Yasmin Rokita nas provas de 2 km, além de Marcia de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/03/2026