Pesquisar No Site

Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher

Publicado em: 09/03/2020
Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher
Pró-Mulher atendeu cerca de 250 pacientes nas ações em comemoração ao Dia da Mulher

Ao longo da semana passada, o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) recebeu cerca de 250 mulheres, que participaram das atividades e exames promovidos pela unidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ementado no dia 8 de março.

#PraCegoVer: Enfermeiras posam para foto com uma participante da palestra. Elas sorriem. As enfermeiras estão usando roupas cor de rosa e seguram uma moldura em homenagem ao Dia da Mulher com os dizeres: “todo dia é dia da mulher no pró-mulher” (Foto: Divulgação/PMC)

Só em atividades, que incluíram rodas de conversa, palestras e encontros voltados à saúde física e emocional da mulher entre médicos, enfermeiros e pacientes, ou não, da unidade, participaram cerca 70 mulheres.

A unidade investiu em uma semana inteira de trabalhos diferenciados para atender todas as mulheres com integridade, qualidade e cuidado, como o grupo de inserção ao dispositivo intrauterino (DIU).

As boas notícias não param por aí. Preocupada com o autocuidado, o Pró-Mulher realizou 65 mamografias e 68 exames de papanicolau, em pacientes que nunca realizaram os procedimentos preventivos.

Na sexta-feira (6), a enfermeira e coach, Nara Moraes, deu uma lição sobre empoderamento feminino e o efeito das ações da mulher nos dias atuais, em uma sociedade machista, com base em três fundamentos: autoestima, autoimagem e autoeficácia para dezenas de mulheres.

#PraCegoVer: A enfermeira Nara Moraes está em pé e fala ao público sobre experiências de vida. Ela é a palestrante do encontro (Foto: Divulgação/PMC)

Em suas palavras, a enfermeira iniciou o bate-papo e começou a interagir com o público quando fez o seguinte questionamento: “como está a sua imagem?”. Para ela, as mulheres também precisam “ter coragem de assumir imperfeições e pedir ajuda, para pessoas que realmente gostem da gente”.

Esbanjar empatia não é uma tarefa fácil. Tentar sentir a dor do outro e ter compaixão, também não. Em uma dinâmica que mexe com sentimentos, a enfermeira precisou ser profissional e confortar com palavras, algumas das pessoas presentes no encontro.

Emoção, comoção, abraços e interação. Nara pontuou que “esses encontros permitem uma conexão maior”. “As mulheres desabafam comigo, contam suas histórias e se abrem; isso é importante para mim; eu me conecto com elas de alguma forma, através da minha história de vida”, ressaltou a enfermeira.

Clarisse Cursi de Assis tem 67 anos. Ela é uma das frequentadoras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e participou do encontro com Nara Moraes. “Foi um dos melhores convites que eu recebi; eu adoro encontros como esse, porque é uma troca de experiências muito grande”, disse.

Ter independência, se amar em primeiro lugar, se autovalorizar ou simbolizar luta e vigor? Não temos uma definição certa para “o que é ser mulher”, mas sabemos que elas querem conquistar o seu lugar e serem reconhecidas. E é com esse foco que o Pró-Mulher visa, não só a saúde física de suas pacientes, como também o emocional.

 

Gabriel Batalha
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuaba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024