Pesquisar No Site

Estado escolhe Caraguatatuba para dar início ao PPDC e Operação Chuvas de Verão

Publicado em: 29/11/2019
Destaques
Estado escolhe Caraguatatuba para dar início ao PPDC e Operação Chuvas de Verão
Estado escolhe Caraguatatuba para dar início ao PPDC e Operação Chuvas de Verão

O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) tem início neste domingo (1º/12) e vigora até o dia 31 de março de 2020. Implantado desde 1988, ele foi criado especificamente para escorregamentos nas encostas da Serra do Mar no Estado de São Paulo.

O PPDC tem por objetivo principal evitar a ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

O vice-prefeito e coordenador municipal da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, explica que o PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

#PraCegoVer: Capitão Bernardes e tenente Smidi estão em pé em uma sala (Foto: Divulgação/PMC)

Importante destacar que durante o PPDC a estrutura da Prefeitura está toda mobilizada. O decreto de implantação do PPDC 2019/2020 deve ser publicado nos próximos dias pelo prefeito Aguilar Junior, mas a partir de domingo as secretarias já estão de prontidão. “Embora ele fique em vigor até 31 de março, se houver necessidade pode ser prorrogado”, observa o coordenador da Defesa Civil.

A informação é reforçada pelo capitão Antonio Carlos Bernardes, comandante da coordenadoria regional da Defesa Civil na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. “Nosso acompanhamento é que os meses mais chuvosos devem ser janeiro e abril”, alerta.

Nesta sexta-feira, ele esteve reunido com representantes da Defesa Civil do Litoral Norte onde entregou 36 banners que devem ser instalados ao longo dos municípios referentes à Operação Chuvas de Verão, na qual está inserido o PPDC e com o comandante interino do Corpo de Bombeiros da região, tenente André Smidi.

Também falou a importância da interligação entre as cidades para o caso de uma emergência bem como destacou os novos serviços e tecnologias a serem utilizadas este ano pelo governo do Estado para melhorar a qualidade das informações transmitidas à população, diante da possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Uma delas, é a parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na instalação, em caráter experimental, de cinco estações (raio de 20 Km de alcance) para acompanhamento das atividades atmosféricas (pluviométricas e elétricas), nos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba São Sebastião, Guarujá e Praia Grande.

Neste domingo será lançada a campanha SPAlerta, por meio de um site (spalerta.sp.gov.br) em que haverá dicas do que fazer antes, durante e após os principais eventos adversos. Também serão emitidos avisos, de forma preventiva, aos clientes de TV a cabo, durante as programações com duração de 10 segundos.

Outra estratégia é a expansão da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER/SP), com objetivo de melhorar a comunicação entre os órgãos regionais e municipais de proteção e Defesa Civil, no caso de colapso dos meios convencionais de comunicação, durante o atendimento das ocorrências de desastres, especialmente no litoral do Estado.

As mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas continuam valendo. Para isso, basta cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 216 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 216 oportunidades de emprego. Destaque para 20 vagas de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência, seis de encanador e cinco de balconista de padaria. O

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024