Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área degradada por descarte irregular e transforma espaço no Massaguaçu
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área degradada por descarte irregular e transforma espaço no Massaguaçu
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais uma ação de recuperação de área degradada pelo descarte irregular de resíduos. Desta vez, o trabalho foi concentrado no bairro Massaguaçu, onde uma área que vinha sendo utilizada de forma inadequada para o despejo de materiais passou por uma intervenção completa de zeladoria, limpeza e recuperação.
A ação faz parte do trabalho permanente de zeladoria urbana desenvolvido pela Sesep em diferentes regiões do município. Depois da retirada dos resíduos, a equipe realizou um plantio no local, dando início à recuperação da área e criando uma nova barreira contra a reincidência do descarte irregular. A estratégia da Prefeitura combina limpeza, recuperação do espaço e medidas para evitar que o local volte a ser utilizado como ponto de descarte.

#PraTodosVerem: Área degradada pelo descarte irregular de resíduos recuperado pela Secretaria de Serviços Públicos, no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Para o secretário de Serviços Públicos, João Leme Alarcon, a recuperação dessas áreas representa uma mudança na forma de enfrentar o problema. “Estamos trabalhando para que esses locais deixem de ser conhecidos como pontos de descarte e voltem a ser espaços cuidados. A limpeza é apenas o primeiro passo. Quando recuperamos uma área e fazemos o plantio, estamos mostrando que o poder público não vai aceitar que espaços da cidade sejam abandonados ou utilizados como depósito de lixo.”
O secretário adjunto de Serviços Públicos, Wilber Cardozo, reforçou que o descarte irregular gera prejuízos para toda a população e que a Prefeitura continuará atuando na recuperação dos pontos identificados.
“É inadmissível que uma cidade como Caraguatatuba tenha áreas públicas degradadas por pessoas que simplesmente descartam seus resíduos onde não devem. Cada vez que encontramos uma área assim, a Prefeitura precisa mobilizar equipes, máquinas, caminhões e recursos públicos para corrigir um problema que não deveria existir. Nossa resposta é trabalho: vamos limpar, recuperar, plantar e fiscalizar. O espaço público pertence a todos e quem degrada precisa entender que não vamos aceitar esse tipo de atitude.”
População deve fazer a sua parte
A Prefeitura também reforça a importância da participação da população para evitar que áreas recuperadas voltem a ser degradadas. Resíduos não devem ser descartados em terrenos, calçadas, áreas verdes, margens de rios ou outros espaços públicos. Cada tipo de material deve receber a destinação adequada, utilizando os serviços disponibilizados pelo município.
Materiais recicláveis devem ser encaminhados para a coleta seletiva ou pontos de entrega apropriados. Já resíduos volumosos, restos de poda, entulho e outros materiais que não podem ser colocados na coleta convencional devem ser destinados conforme as orientações dos serviços municipais.
Antes de descartar qualquer material, a população deve buscar informação junto à Prefeitura sobre o serviço adequado para aquele tipo de resíduo. A destinação correta evita novos pontos de descarte irregular, reduz impactos ambientais e ajuda a manter a cidade limpa.
Além do impacto visual, o descarte irregular pode provocar problemas ambientais, obstrução de sistemas de drenagem, proliferação de animais e vetores e degradação progressiva dos espaços públicos. A orientação é clara: área pública não é depósito de lixo.
Secretaria de Comunicação Social – 6/10/2026
Fotos: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba
Neusa Tibana, 75 anos, e Pedro Luís Pedrini, 61 anos, são os novos Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba. Os títulos foram conquistados na noite de sexta-feira (2), durante o tradicional desfile de gala realizado na Praça da Cultura, que encerrou a Semana de Valorização da Pessoa Idosa do município.
Cinema e ciência colocam estudantes no centro do palco em manhã de premiações em Caraguatatuba
Teve personagens conhecidos, torcida, troféus, performances, ciência e muita emoção. O Teatro Mario Covas viveu uma manhã diferente na quarta-feira (23), com duas premiações da rede municipal de ensino: o 2º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema – e o Mentes Brilhantes. A primeira parte da programação foi dedicada
Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte completa cinco anos com expansão da assistência e novos tratamentos
O Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte “Francine Maia França” (HRLN) completou cinco anos de atuação com atendimentos para Caraguatatuba, cidades vizinhas e Vale do Paraíba. Gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), o setor atende pacientes com consultas, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia desde 2021. No período,
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba localiza suspeito de furtar dois celulares em laboratório da cidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada por munícipes, na tarde de terça-feira (8), durante patrulhamento pela Avenida Prisciliana de Castilho, após informações sobre um furto cometido em um laboratório clínico da região. Segundo o relato, um homem teria subtraído dois celulares no estabelecimento e fugido a pé,
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade
As equipes masculina e feminina de Vôlei Adaptado 58+ e 68+ de Caraguatatuba participaram, no último sábado (26), do 2º Torneio Beneficente de Vôlei Adaptado – Torneio da Amizade, realizado no Centro de Apoio Educacional (CAE), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. A competição reuniu cerca de 300
