Pesquisar No Site

Mais de 200 funcionários da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba concluem curso de Manejo Clínico de Aleitamento Materno

Publicado em: 02/09/2019
Destaques
Mais de 200 funcionários da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba concluem curso de Manejo Clínico de Aleitamento Materno
Mais de 200 funcionários da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba concluem curso de Manejo Clínico de Aleitamento Materno

Duzentos e doze servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caraguatatuba receberam os certificados do curso de Manejo Clínico de Aleitamento Materno na última sexta-feira (30/08), no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. O objetivo do curso foi atualizar os profissionais de saúde em relação à avaliação da mamada, traumas mamilares, dificuldades da amamentação, com foco para a diminuição do desmame precoce, apoio às mães com dificuldades para amamentar e prevenção da mortalidade materno infantil.

#PraCegoVer: Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, fala a importância da amamentação (Fotos: Divulgação/PMC ).

A cerimônia contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar; da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; da secretária adjunta de Comunicação Social, Malu Baracat; da enfermeira responsável pelo Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano (CEAMI/BLH) da Secretaria da Saúde, Ana Cláudia Tripac; e da nutricionista da unidade, Lilian Gleicy Ehrlich.

A enfermeira Ana Cláudia Tripac, reconheceu o apoio da presidente do Fundo Social às iniciativas voltadas para o aleitamento materno. “Agradeço a primeira-dama Samara por sempre nos apoiar e compartilhar conosco todo o seu histórico de amamentação no município. Uma enfermeira que não amamenta arrasta uma mãe, uma mãe que amamenta arrasta e fala da importância da amamentação, arrasta 10. Vocês partilharam com a gente a experiência de vocês e levaram o que nós temos no Ciame”, destacou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, disse que o prefeito Aguilar Junior busca a descentralização dos serviços públicos. “Não poderia ser diferente com a questão do aleitamento materno e ter hoje multiplicadores dessa ação é muito importante. Isso faz com que a gente demonstre o respeito que temos pelas pessoas nas suas mais diversas situações. O aleitamento materno é um momento de alegria. Muitas de vocês já amamentaram seus filhos e nós sabemos dos desafios e das dificuldades quando iniciamos esse processo”, revela. “A gente vê na televisão que é tão bonito quando uma criança nasce e é colocada no peito da mãe, mas isso exige uma energia muito grande para acontecer. No começo, nem sempre é fácil, a gente precisa de dedicação. Só tenho a agradecer a vocês por ter feito o curso com muito afinco. Então, façam a diferença na vida dessas famílias que estão nascendo ou crescendo”, recomendou.

As aulas ocorreram entre o 2º semestre de 2018 e o 1º semestre de 2019, nas UBS’s e na Escola de Governo da Secretaria de Administração, no Indaiá.

A enfermeira responsável pelo Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano (CEAMI/BLH) da Secretaria da Saúde, Ana Cláudia Tripac, e nutricionista da unidade, Lilian Gleicy Ehrlich, ministraram o treinamento.

A capacitação abordou tópicos relacionados à situação da amamentação, recomendações e políticas nacionais; vantagens do aleitamento materno; o papel das unidades básicas de saúde na promoção, proteção e apoio a amamentação; os dez passos para o sucesso da amamentação na Unidade Básica Amiga da Amamentação; anatomia da mama/ fisiologia da lactação/ pega e posição; ordenha, oferta de leite em copinho, translactação e relactação; composição do leite humano, problemas precoces e tardios da mama; problemas do bebê que dificultam a amamentação/ razões médicas; aceitáveis para complementação/ substituição do leite humano;  e problemas ortodônticos causados por bicos, chupetas e mamadeiras, entre outros assuntos.

O Centro de Atendimento Materno Infantil e Banco de Leite Humano (CEAMI/BLH) está localizado no interior do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), na Avenida Artur Costa Filho, 2135 – Sumaré. O telefone é o (12) 3897-3510.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Defesa Civil de Caraguatatuba orienta estudantes sobre áreas de risco e prevenção de desastres
Defesa Civil de Caraguatatuba orienta estudantes sobre áreas de risco e prevenção de desastres

Alunos do 6º ao 9º anos do Instituto Educacional e Cultural Paideia participaram de palestra com o agente da Defesa Civil da Prefeitura de Caraguatatuba, Paulo Guilherme Freires da Silva, sobre as atividades do órgão no município na última sexta-feira (12).   A atividade foi realizada a pedido da escola

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 16/06/2026
Inscrições para editais da PNAB – Ciclo II seguem até dia 8 de junho
Inscrições para editais da PNAB – Ciclo II seguem até dia 8 de junho

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) segue com inscrições abertas até o dia 8/6 (segunda-feira) para os primeiros editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo II. As publicações foram lançadas no dia 25 de maio e marcam o início das ações da política cultural

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 02/06/2026
Orquestra Sinfônica do GURI São José dos Campos_por Nathan Rodrigues (169)_
Concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos é destaque em Caraguatatuba neste sábado

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (20/6), às 11h, o concerto da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos, integrando a temporada 2026. Até o fim do mês, estão previstas 59 apresentações gratuitas em todo o Estado de São Paulo.    Sob a regência do maestro

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/06/2026
CaraguaPrev alcança certificação máxima da Aneprem pela excelência da gestão previdenciária
CaraguaPrev faz história e ultrapassa a marca de R$ 1 bilhão em investimentos

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) alcançou uma marca histórica em sua trajetória: o patrimônio de R$ 1 bilhão na carteira de investimentos. O feito consolida a autarquia como uma das mais sólidas e bem gerenciadas do país, garantindo o futuro previdenciário dos servidores públicos municipais. Para

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 03/06/2026
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista

A equipe sub-15 do Projeto Socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino começou sua participação no torneio da Região III da Federação Paulista de Basketball com duas vitórias e assumiu a liderança da competição. As partidas foram disputadas no Ginásio do CTI, em Taubaté, no último sábado (30). Representando Caraguatatuba, o time venceu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/06/2026