Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

#PraCegoVer: Pessoas, em maioria mulheres, que usam blusas cor de rosa observa palestrante. (Foto: Luis Gava/PMC)
Nessa terça-feira, 30/10, a prefeitura promoveu uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama no Paço Municipal, finalizando o ciclo de atividades voltadas ao “Outubro Rosa” com a participação de todos os funcionários do local. A palestra foi ministrada pelo enfermeiro da Secretaria de Saúde, Renato Portes, que explicou que o assunto abrange muito mais que apenas as mulheres, mas também a família, amigos e colegas.
Vítima do câncer de mama em 2012, a agente administrativa do setor de Fiscalização do Comércio da Prefeitura de Caraguatatuba, Aldenira Portela, voltou de seu tratamento no ano seguinte com a ideia de propagar o conhecimento sobre a prevenção desse câncer.
Desde então, a Prefeitura de Caraguatatuba viabiliza ações de conscientização sobre o câncer de mama entre os funcionários durante o “Outubro Rosa”, mês que visa estimular a participação da população no controle da doença.
Segundo Aldenira, que ficou afastada de seu cargo e voltou em 2013, a ideia de promover ações para funcionários foi bem recebida por

#PraCegoVer: Palestrante conversa com pessoas, em maioria mulheres, que usam blusas cor de rosa. (Foto: Luis Gava/PMC)
todos. “Assim que eu cheguei do tratamento resolvi trabalhar nessa ideia. É interessante estar promovendo aqui dentro, para os próprios funcionários, uma vez que muitos deles não vão sair e buscar. Esse é um tema muito importante para passar em branco.”
Dados municipais mostram que em 2016, Caraguatatuba realizou 3.917 exames de mamografia. Já em 2017, este número subiu para 4.711. Até a última quinta-feira (25), foram feitas 4.040 mamografias em 2018. Como apoio aos pacientes com câncer, a cidade conta com o Setor de Oncologia, da Secretaria de Saúde, que atende 42 mulheres vítimas do câncer de mama neste momento e 14 mulheres em tratamento de câncer de colo de útero.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe exposição dos Bombeiros e intensifica divulgação da Corrida Cabo PM Pereira
A 1ª Corrida do Bombeiro Cabo PM Pereira, marcada para o dia 12 de julho em Caraguatatuba, ganha reforço na divulgação com uma exposição especial do Corpo de Bombeiros neste fim de semana (12 a 14 de junho), das 10h às 22h, no Centro de Compras do Pontal de Santamarina.
Inscrições para editais da PNAB – Ciclo II seguem até dia 8 de junho
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) segue com inscrições abertas até o dia 8/6 (segunda-feira) para os primeiros editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo II. As publicações foram lançadas no dia 25 de maio e marcam o início das ações da política cultural
Secretaria de Governo e ETEC abrem inscrições para cursos gratuitos de Assistente Administrativo e Excel
Estão abertas, até o dia 1º de junho, as inscrições para os cursos de Assistente Administrativo e Excel oferecidos, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo em parceria com a ETEC – Escola Técnica de Caraguatatuba. Cada um terá 20 vagas. Inscrições pelo link https://tinyurl.com/4jvtes65. O conteúdo do curso de Assistente
Patinadora de Caraguatatuba conquista dois títulos em etapa nacional realizada em Londrina
A atleta Sandra Emilia Melocchi representou Caraguatatuba na 2ª etapa do Grande Prêmio Nacional de Patinação Artística e garantiu dois títulos na competição realizada no último fim de semana (30 e 31/5), em Londrina (PR). Promovido pela Dancing Patinação Londrina, o evento reuniu 244 atletas, 19 equipes e representantes de
Viveiro Municipal de Caraguatatuba recebe alunos do IFSP em atividade de educação ambiental
O Viveiro Municipal de Caraguatatuba “Pedro Gonçalves Leite” recebeu, na última quinta-feira (14), cerca de 40 alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba. A visita educativa foi voltada à conscientização ambiental e ao conhecimento sobre produção