Pesquisar No Site

Agenda Cultural de Caraguá traz diversas atrações gratuitas no primeiro fim de semana de setembro

Publicado em: 01/09/2022
Agenda Cultural: Caraguatatuba conta com diversas atividades gratuitas no fim de semana
Agenda Cultural de Caraguá traz diversas atrações gratuitas no primeiro fim de semana de setembro

A Agenda Cultural traz diversas atrações gratuitas no primeiro fim de semana do mês de setembro em Caraguatatuba. A programação se inicia nesta sexta-feira (2), a partir das 16h, com visitação da Mostra Coletiva ‘Cultura Popular, Tradições e Patrimônio Imaterial’, com obras confeccionadas por artistas de Caraguatatuba.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser feita de sexta a domingo, das 16h às 22h, no Espaço Paulo Mott, localizado à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro da cidade, até o próximo dia 10.

#PraTodosVerem – Imagem capturada durante a apresentação do espetáculo onde dois atores se vestem como membros da ku
klux klan (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Realizada com o intuito de apoiar e fomentar diversos saberes e fazeres artesanais reconhecidos como patrimônio imaterial do município, a Mostra Coletiva contará ainda com intervenções artísticas e culturais, como a apresentação pocket do espetáculo ‘Expresso Tatu’ do Corpo de Baile de Caraguatatuba, que ocorrerá neste sábado (3), às 19h.

Ainda na sexta-feira, das 15h às 17h, o grupo Projeto Crioulos promove um Workshop Teatral com Anderson Negreiro. A atividade tem classificação livre e para participar basta comparecer ao Teatro Mario Covas. Não é necessário fazer inscrição.

Já no sábado (3), Nhá Rita e Leco Borba apresentam a tradicional ‘Contação de Histórias Caiçaras’, às 14h30 e às 15h30, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. A apresentação é gratuita e tem como objetivo apresentar ao público as lendas e histórias do folclore e da literatura caiçara.

 Em anexo, a Videoteca Lúcio Braun recebe o projeto Cine Clube, cinema gratuito realizado aos sábados pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem Quadros decorativos em exposição na 3 Mostra de Arte em exibição no MACC (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

A primeira sessão do Cine Clube, às 16h, traz, em parceria com o Ponto MIS – Museu da Imagem e do Som, a animação ‘Encanto’. Com classificação livre, o filme acompanha a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em uma cidade vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto.

A magia deste Encanto abençoou todos os meninos e meninas da família com um dom único, desde a superforça até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, decide que, mesmo sendo a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança de sua família excepcional.

Às 20h é a vez do aclamado ‘Taxi Driver’, do diretor Martin Scorsese. Nesta obra, o motorista de táxi de Nova York Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.

#PraTodosVerem – Nhá rita e Leco Borba durante apresentação da contação de Histótias (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Vale ressaltar que a capacidade da Videoteca Lúcio Braun é de 44 lugares, por isso, é recomendado que os interessados cheguem ao local com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

Também às 20h, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo ‘Crioulos’, que aborda questões ligadas à opressão, lugar de fala e construção social do corpo negro. O espetáculo tem classificação indicativa para 12 anos e é apresentado pelo grupo Projeto Crioulos.

Contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos  devem ser retirados na bilheteria do Mario Covas, uma hora antes do início da sessão.

#PraTodosVerem – Integrantes da banda Carlos gomes durante concerto no aniversário da cidade em abril (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Em ‘Crioulos’ são mesclados temas históricos da negritude, a partir de uma narrativa ficcional, uma viagem que aborda desde fantasmas da Ku Klux Klan, gorilas, a temas como os efeitos da segregação racial, pela narrativa e ótica do personagem Crioulo, um jovem que perde seu pai, um ativista das causas sociais, morto por policiais milicianos num conflito racial.

Além disso, às 20h30, a Banda Municipal Carlos Gomes se apresenta na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto). Com um repertório variado, o show é garantia de diversão e entretenimento para todos os públicos.

E aqueles que estiverem pelo Centro poderão visitar a 3ª Mostra da Arte e a segunda parte da Mostra Coletiva ‘Cultura Popular, Tradições e Patrimônio Imaterial’, no MACC. Ambas as exposições contam com obras de artistas locais e buscam o fomento da cultura regional.

A visitação às exposições é gratuita e pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados das 12h às 17h, até o dia 17 de setembro. Escolas e projetos interessados em realizar visita técnica podem entrar em contato com o setor administrativo do MACC em horário comercial, pelo número (12) 3883-9980 ou no email: museucaragua@gmail.com.

Serviço

  • Workshop Teatral – com Anderson Negreiro

Data: 2 de setembro (sexta-feira)

Horário: 15h às 17h

Local: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)

Não é necessário fazer inscrição prévia

Mais informações: (12) 3881-2623

 

  • Exposição ‘Cultura Popular, Tradições e Patrimônio Material e Imaterial’

Visitação: sexta a domingo – das 16h às 22h – até 10 de setembro

Dia 3 – às 20h – Espetáculo ‘Expresso Tatu’ com Corpo de Baile (versão pocket)

Endereço: Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro (Paulo Mott)

  • Contação de Histórias Caiçaras

Sábados – às 14h30 e às 15h30 – Entrada Gratuita

Endereço: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

  • Cine Clube

Sábado – às 17h e às 20h – Entrada Gratuita

Dia 3 – às 16h – Encanto | L – Sessão Ponto MIS

Dia 3 – às 20h – Taxi Driver | 14

Endereço: Rua Dr. Paul Harris, 1.107 – Centro (Praça do Caiçara – Atrás do MACC)

Mais informações: (12) 3897-5660

  • Espetáculo ‘Crioulos’ – Projeto Crioulos

Data: 3 de setembro (sábado)

Horário: 20h

Entrada Gratuita – retirar ingressos no TMC a partir das 19h

Classificação 12 anos

Endereço: Avenida Goiás, 187, Indaiá (Teatro Mario Covas)

Mais informações: (12) 3881-2623

  • Banda Municipal Carlos Gomes

Sábados – às 20h30 – Entrada Gratuita

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), Centro

  • 3ª Mostra da Arte

Visitação: terça a sexta, das 10h às 17h | sábados e feriados, das 12h às 17h

Entrada Gratuita

Endereço: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro (MACC)

Mais informações: (12) 3883-9980

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Sebastião. Destinado aos conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores municipais, o encontro contou com a participação do presidente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024