Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais

Publicado em: 01/07/2022
Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais
Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (1º/07) a campanha ‘Julho Amarelo’ para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria Municipal de Saúde, diversas ações serão realizadas durante o mês para divulgar os serviços do município.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

#PraTodosVerem: Profissional fura o dedo de paciente durante teste rápido (Foto: Luís Gava/PMC)

No caso específico das hepatites virais, que são o foco da campanha ‘Julho Amarelo’, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra hepatite B também protege de uma infecção com hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

Para alertar a população sobre a prevenção e os cuidados, a UAMI realizará palestras, distribuição de insumos (preservativos e panfletos) e testagem rápida de Hepatites Virais na Unidade e no Centro da cidade.

O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, reforça que a equipe está preparada para receber toda população que procurar o serviço. “Também enfatizo o trabalho da Atenção Básica, nas Unidades de Saúde (UBSs), que realiza um excelente trabalho de prevenção com os pacientes”, destacou.

Confira a programação:

Dia 1º/07 às 19h – Fundacc: Abertura oficial para alunos e profissionais da saúde sobre hepatites virais

Dias 20 e 21/07 das 8h às 17h – Fundacc: Capacitação teórica sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

De 25 a 29/07 em horários fracionados – UAMI: Capacitação prática sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

Dia 28/07 das 13h às 17h – AME: Teste Rápido de HIV/Hepatite B e C/ Sífilis para identificar e tratar casos positivos

Dia 29/07 das 9h às 11h – UAMI: Reencontro com pacientes que concluíram o tratamento e tiveram alta

Dia 30/07 das 9h às 17h – Praça do Museu: Dia D ‘Julho Amarelo’ com Teste Rápido para toda população

UAMI

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. A realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é feita das 9h às 15h, de segunda a quinta-feira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba conta com 149 vagas de emprego no PAT nesta terça-feira
Caraguatatuba conta com 133 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 133 vagas de emprego nesta quarta-feira (28), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 30/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública dos bairros
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública dos bairros

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 nesta quarta, quinta e quarta-feira (14, 15 e 16/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 13/10/2026
Inscrições presenciais das 32 bolsas para alunos em vulnerabilidade de Caraguatatuba encerram dia 29 de outubro
Inscrições presenciais das 32 bolsas para alunos em vulnerabilidade de Caraguatatuba encerram dia 29 de outubro

Os interessados podem se inscrever presencialmente no Processo Seletivo da Prefeitura de Concessão e Renovação de 32 bolsas de estudos para alunos em vulnerabilidade socioeconômica de Caraguatatuba no Colégio Módulo até a próxima quinta-feira (29/10), das 9h às 16h, no Protocolo Geral do Paço Municipal, no Centro, ou on-line até

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/10/2026
Reclamações financeiras e internet fixa são destaques no ranking do Procon de Caraguatatuba de setembro
Reclamações financeiras e internet fixa são destaques no ranking do Procon de Caraguatatuba de setembro

O balanço de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba trouxe  a formalização dos 437 dos 895 atendimentos feitos entre os dias 1º e 30 de setembro. Desse total, 458 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O Procon de Caraguatatuba recebeu 154 queixas de envio de

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026