Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais

Publicado em: 01/07/2022
Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais
Prefeitura de Caraguatatuba inicia campanha ‘Julho Amarelo’ para alertar sobre hepatites virais

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (1º/07) a campanha ‘Julho Amarelo’ para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) da Secretaria Municipal de Saúde, diversas ações serão realizadas durante o mês para divulgar os serviços do município.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

#PraTodosVerem: Profissional fura o dedo de paciente durante teste rápido (Foto: Luís Gava/PMC)

No caso específico das hepatites virais, que são o foco da campanha ‘Julho Amarelo’, são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra hepatite B também protege de uma infecção com hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

Para alertar a população sobre a prevenção e os cuidados, a UAMI realizará palestras, distribuição de insumos (preservativos e panfletos) e testagem rápida de Hepatites Virais na Unidade e no Centro da cidade.

O enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, reforça que a equipe está preparada para receber toda população que procurar o serviço. “Também enfatizo o trabalho da Atenção Básica, nas Unidades de Saúde (UBSs), que realiza um excelente trabalho de prevenção com os pacientes”, destacou.

Confira a programação:

Dia 1º/07 às 19h – Fundacc: Abertura oficial para alunos e profissionais da saúde sobre hepatites virais

Dias 20 e 21/07 das 8h às 17h – Fundacc: Capacitação teórica sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

De 25 a 29/07 em horários fracionados – UAMI: Capacitação prática sobre ‘Teste Rápido’ para profissionais da saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares)

Dia 28/07 das 13h às 17h – AME: Teste Rápido de HIV/Hepatite B e C/ Sífilis para identificar e tratar casos positivos

Dia 29/07 das 9h às 11h – UAMI: Reencontro com pacientes que concluíram o tratamento e tiveram alta

Dia 30/07 das 9h às 17h – Praça do Museu: Dia D ‘Julho Amarelo’ com Teste Rápido para toda população

UAMI

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. A realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é feita das 9h às 15h, de segunda a quinta-feira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024