Pesquisar No Site
APAE de Caraguatatuba promove palestra destinada a cuidadores de autistas
APAE de Caraguatatuba promove palestra destinada a cuidadores de autistas
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caraguatatuba, está com inscrições abertas para a palestra ‘A Importância de Cuidar do Cuidador’. O evento será realizado na próxima quarta-feira (29), a partir das 10h, na Avenida Bahia, 671, no Indaiá.
O objetivo do encontro é apresentar aos interessados o projeto ‘Colcha de Retalhos’, direcionado aos pais e responsáveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município.

#PraCegoVer: Arte sobre a palestra ‘A Importância de Cuidar do Cuidador’ da Apae de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
Inaugurado em abril passado, o projeto surgiu como uma iniciativa direcionada aos pais e responsáveis por alunos e atendidos na APAE, diagnosticados com TEA. Considerando a relevância do atendimento prestado, o projeto está ampliando o público para cuidadores de autistas do município, mesmo os não inseridos na instituição.
A proposta do ‘Colcha de Retalhos’ considerou a necessidade de acompanhamento especializado a esses pais e responsáveis em virtude da existência de sobrecarga gerada pelo cuidar, como apontam os estudos científicos na área. Diante disso, a equipe técnica da APAE de Caraguatatuba identificou a oportunidade de promover o ‘cuidado com o cuidador’.
A psicóloga Mariana Muliterno, integrante do projeto, explicou que com ações práticas direcionadas aos cuidadores, o reflexo é notado na pessoa com autismo, favorecendo o vínculo e o desenvolvimento do indivíduo.
O projeto prevê diversas atividades como oficinas para estimular e desenvolver a autoestima e o bem-estar; acolhimento às famílias com orientações técnicas sobre como lidar com os comportamentos não adaptativos e esclarecimento de dúvidas; reforço e fortalecimento de vínculos; valorização do papel dos cuidadores, além de proporcionar momentos lúdicos e de lazer dos cuidadores junto com os filhos.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://tinyurl.com/8627nskk
A APAE Caraguatatuba é uma escola de educação especial que oferece uma proposta que contempla o atendimento educacional especializado para 150 alunos. As atividades são desenvolvidas por funcionários, profissionais especializados, profissionais da área da educação, da saúde e da assistência social que atuam como equipe interdisciplinar e multidisciplinar, buscando a garantia de um atendimento de qualidade aos alunos, na preservação de seus direitos.
Serviço
Palestra ‘A Importância de Cuidar do Cuidador’
Data: 29/06/2022
Hora: 10h
Local: Avenida Bahia, 671 – Indaiá (Sede do Projeto Colcha de Retalhos)
Telefones: (12) 3882-6778 | 3883-2743
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é destaque no Campeonato Brasileiro de Va’a com equipe mista 40+
A equipe de canoa havaiana de Caraguatatuba conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Va’a, disputado no último fim de semana (11 e 12/4), na Praia do Balneário dos Trabalhadores, em São Sebastião. Em etapa única, organizada pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVaa), a competição reuniu atletas de alto
Caraguatatuba recebe programação cultural do Circuito Sesc de Artes 2026 neste sábado
Caraguatatuba recebe neste sábado (11/4), das 16h às 20h, na Praça da Cultura, no Centro, o Circuito Sesc de Artes 2026, com diversas atrações artísticas gratuitas para o público de todas as idades. Neste ano, o programa chega à sua 18ª edição e integra as comemorações do 80º aniversário do
Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato de Boxe do Alto Tietê
Os atletas de boxe Caraguatatuba tiveram grande desempenho no 2º Campeonato para Alunos de Box do Alto Tietê, realizado no sábado (21), em Jundiapeba, distrito de Mogi das Cruzes. A equipe voltou para casa com resultados expressivos, incluindo títulos de campeão e vice-campeão em diferentes categorias. Na categoria infantil, Mateus
Natação de Caraguatatuba conquista títulos na 3ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas
A equipe de natação de Caraguatatuba foi destaque na 3ª etapa do Circuito Paulista de Águas Abertas, realizada no domingo (29), em Paraibuna, com 13 atletas. Entre os resultados, o município conquistou três primeiros lugares com Mariana Mazer e Yasmin Rokita nas provas de 2 km, além de Marcia de
Paratleta de Caraguatatuba fatura bronze no Campeonato Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2026
A paratleta Ellen Cristina Dias Braga, do time de atletismo do programa Inclusão em Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba, faturou medalha de bronze no arremesso de peso, classe F32, na 1ª Fase do Campeonato Nacional de Atletismo Circuito Loterias Caixa 2026. A competição foi disputada nos dias 1° e 2