Pesquisar No Site

APAE de Caraguatatuba promove palestra destinada a cuidadores de autistas

Publicado em: 23/06/2022
APAE de Caraguatatuba promove palestra destinada a cuidadores de autistas
APAE de Caraguatatuba promove palestra destinada a cuidadores de autistas

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caraguatatuba, está com inscrições abertas para a palestra ‘A Importância de Cuidar do Cuidador’. O evento será realizado na próxima quarta-feira (29), a partir das 10h, na Avenida Bahia, 671, no Indaiá.

O objetivo do encontro é apresentar aos interessados o projeto ‘Colcha de Retalhos’, direcionado aos pais e responsáveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município.

#PraCegoVer: Arte sobre a palestra ‘A Importância de Cuidar do Cuidador’ da Apae de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Inaugurado em abril passado, o projeto surgiu como uma iniciativa direcionada aos pais e responsáveis por alunos e atendidos na APAE, diagnosticados com TEA. Considerando a relevância do atendimento prestado, o projeto está ampliando o público para cuidadores de autistas do município, mesmo os não inseridos na instituição.

A proposta do ‘Colcha de Retalhos’ considerou a necessidade de acompanhamento especializado a esses pais e responsáveis em virtude da existência de sobrecarga gerada pelo cuidar, como apontam os estudos científicos na área. Diante disso, a equipe técnica da APAE de Caraguatatuba identificou a oportunidade de promover o ‘cuidado com o cuidador’.

A psicóloga Mariana Muliterno, integrante do projeto, explicou que com ações práticas direcionadas aos cuidadores, o reflexo é notado na pessoa com autismo, favorecendo o vínculo e o desenvolvimento do indivíduo.

O projeto prevê diversas atividades como oficinas para estimular e desenvolver a autoestima e o bem-estar; acolhimento às famílias com orientações técnicas sobre como lidar com os comportamentos não adaptativos e esclarecimento de dúvidas; reforço e fortalecimento de vínculos; valorização do papel dos cuidadores, além de proporcionar momentos lúdicos e de lazer dos cuidadores junto com os filhos.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://tinyurl.com/8627nskk

A APAE Caraguatatuba é uma escola de educação especial que oferece uma proposta que contempla o atendimento educacional especializado para 150 alunos. As atividades são desenvolvidas por funcionários, profissionais especializados, profissionais da área da educação, da saúde e da assistência social que atuam como equipe interdisciplinar e multidisciplinar, buscando a garantia de um atendimento de qualidade aos alunos, na preservação de seus direitos.

Serviço

Palestra ‘A Importância de Cuidar do Cuidador’

Data: 29/06/2022

Hora: 10h

Local: Avenida Bahia, 671 – Indaiá (Sede do Projeto Colcha de Retalhos)

Telefones: (12) 3882-6778 | 3883-2743

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Contribuinte pode pagar IPTU à vista com 5% de desconto até 20 de março
Contribuinte pode pagar IPTU à vista com 5% de desconto até 20 de março

A cota única do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 de Caraguatatuba com 5% de desconto vence no dia 20 de março (quarta-feira). Há também a opção de pagar o carnê em 10 vezes, com as seguintes datas de vencimento das parcelas: 20/3, 22/4, 20/5, 20/6,

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 08/03/2024
Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica
Rodovia dos Tamoios será bloqueada pela Concessionária para aferição de lombada eletrônica

A Concessionária Tamoios informa que será realizado um bloqueio momentâneo na Rodovia dos Tamoios, na manhã de sexta-feira (01/03), para aferição de lombada eletrônica. O equipamento está localizado na altura do km 82, sentido litoral. A interdição será realizada pela Concessionária com apoio da Polícia Militar Rodoviária. O bloqueio acontece

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 29/02/2024
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com os trabalhos para conter o avanço dos casos de dengue e alertar a população, por isso, um terceiro mutirão será realizado neste sábado (23), desta vez, no bairro Travessão, na região Sul. A mobilização prevê o envolvimento de diversas pessoas, numa força tarefa que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abre nesta quinta-feira (21/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar que a escola inovadora tem

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/03/2024