Pesquisar No Site
Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências
Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências
O Banco de Leite Humano do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba promoveu na quarta-feira (13), um encontro com as mães doadoras de leite cadastradas no Banco a fim de estreitar relacionamentos e apresentar o funcionamento do espaço.

#PraCegoVer: Enfermeira abre uma geladeira contendo vários frascos de leites congelados e mostra às mães (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O encontro contou com a enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano CEAMI, Ana Cláudia Tripac; a médica pediatra, Maira Lobo, e a nutricionista, Victoria Gimenez, que aproveitaram o momento para sanar as dúvidas das mães doadoras.
Na ocasião, foi explicado o procedimento correto durante a ordenha do leite, para que não haja contaminações ou acidez elevada, além do processo correto do armazenamento, evitando a contraindicação e perda do leite.

#PraCegoVer: Participantes dentro de uma sala e enfermeira aponta para equipamentos (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A enfermeira responsável explicou que já tiveram casos de recebimento de leite com acidez alta e sujidades, sendo necessário o descarte do produto. “É importante ter total atenção na hora da ordenha, deve ser um momento tranquilo, com cuidados com a mama e com boa higienização”, destacou.
Ao final das orientações, as doadoras conheceram o Banco de Leite e todas as salas do processo de pasteurização como sala da ordenha, esterilização, coleta, pasteurização e laboratório de controle de qualidade microbiológico.
A doadora Bárbara Trindade de Mello, 26 anos, é mãe há quatro meses e desde então fornece o leite materno. “Quando somos mãe, sabemos da importância do leite materno para nossos filhos e, infelizmente, nem todo mundo tem a chance de amamentar. Minha doação é uma maneira de ajudar, de retribuir essa dádiva que eu tive. Meu coração transborda por poder ter essa atitude em ajudar ao próximo”, relatou.
Também mãe há quatro meses, Juliana Silva Santos, 29 anos, conta que soube do Banco de Leite logo na maternidade, em Ilhabela. Por ter excesso de leite foi orientada a buscar o espaço. “É muito importante poder compartilhar para quem não tem e precisa. Já saí da maternidade em Ilhabela com os frascos e logo que pude fui conhecer o trabalho do Banco e me encantei. É muito gratificante toda vez que eu entrego a doação, pois estou contribuindo para a vida de outros bebês”, contou.

#PraCegoVer: Mães e bebês posam para foto junto com equipe do Banco de Leite (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Já Anita Bernardini de Castro, 29 anos, ficou impressionada após conhecer todo o processo de pasteurização do leite. “É um trabalho bem complexo, diferente do que eu imaginava e me deu mais alegria em saber que todo meu esforço em compartilhar esse pote de amor vale muito a pena e é muito bem cuidado pelo espaço”, destacou.
O leite materno coletado é pasteurizado e aprovado pelo controle de qualidade, para depois ser distribuído à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e do Hospital Regional do Litoral Norte, para atender bebês prematuros, com atendimento regional de todas as cidades do Litoral Norte.
Seja uma doadora
As mulheres interessadas em doar podem procurar o Banco de Leite Humano BLH, que está localizada dentro do prédio do Pró-Mulher, na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 2.135, no Sumaré, em frente ao camaroeiro, telefone (12) 3897-3510.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13
A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba participou, no último sábado (1º), de mais uma rodada da Copa América de Voleibol, disputada em Caçapava. O adversário da vez foi a tradicional equipe de Taubaté. Mesmo com a derrota por 2 sets a 0, as atletas caraguatatubenses demonstraram dedicação, espírito
Pista Ton Ferreira revitalizada recebe 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Caraguatatuba recebe, nos dias 12 e 13 de setembro, a 6ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, na Pista de Bicicross Ton Ferreira, no bairro Indaiá. A competição deve reunir cerca de 400 pilotos de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Para receber a etapa estadual, a pista passou
Novos conselheiros do Comdefi tomam posse e elegem Mesa Diretora para gestão 2026/2029
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi) realizou, na sexta-feira (31), a solenidade de posse dos novos conselheiros representantes da Sociedade Civil e do Poder Público para a gestão 2026/2029. O evento ocorreu no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi)
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba será prorrogada por mais dois meses
Contribuintes terão mais 60 dias para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Um decreto com mais detalhes sobre a prorrogação do vencimento do Refis ainda será editado e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta.
Prefeitura reforça zeladoria dos bairros de Caraguatatuba com cinco tratores
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba adquiriu um trator agrícola 4×4 e mais quatro tratores cortadores de grama 0 km para atuar na zeladoria dos bairros do município. O secretário de Serviços Públicos, João Leme Alarcon, disse que a aquisição do maquinário garante à eficiência das atividades