Pesquisar No Site

Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências

Publicado em: 14/04/2022
Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências
Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências

O Banco de Leite Humano do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba promoveu na quarta-feira (13), um encontro com as mães doadoras de leite cadastradas no Banco a fim de estreitar relacionamentos e apresentar o funcionamento do espaço.

#PraCegoVer: Enfermeira abre uma geladeira contendo vários frascos de leites congelados e mostra às mães (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O encontro contou com a enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano CEAMI, Ana Cláudia Tripac; a médica pediatra, Maira Lobo, e a nutricionista, Victoria Gimenez, que aproveitaram o momento para sanar as dúvidas das mães doadoras.

Na ocasião, foi explicado o procedimento correto durante a ordenha do leite, para que não haja contaminações ou acidez elevada, além do processo correto do armazenamento, evitando a contraindicação e perda do leite.

#PraCegoVer: Participantes dentro de uma sala e enfermeira aponta para equipamentos (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A enfermeira responsável explicou que já tiveram casos de recebimento de leite com acidez alta e sujidades, sendo necessário o descarte do produto. “É importante ter total atenção na hora da ordenha, deve ser um momento tranquilo, com cuidados com a mama e com boa higienização”, destacou.

Ao final das orientações, as doadoras conheceram o Banco de Leite e todas as salas do processo de pasteurização como sala da ordenha, esterilização, coleta, pasteurização e laboratório de controle de qualidade microbiológico.

A doadora Bárbara Trindade de Mello, 26 anos, é mãe há quatro meses e desde então fornece o leite materno. “Quando somos mãe, sabemos da importância do leite materno para nossos filhos e, infelizmente, nem todo mundo tem a chance de amamentar. Minha doação é uma maneira de ajudar, de retribuir essa dádiva que eu tive. Meu coração transborda por poder ter essa atitude em ajudar ao próximo”, relatou.

Também mãe há quatro meses, Juliana Silva Santos, 29 anos, conta que soube do Banco de Leite logo na maternidade, em Ilhabela. Por ter excesso de leite foi orientada a buscar o espaço. “É muito importante poder compartilhar para quem não tem e precisa. Já saí da maternidade em Ilhabela com os frascos e logo que pude fui conhecer o trabalho do Banco e me encantei. É muito gratificante toda vez que eu entrego a doação, pois estou contribuindo para a vida de outros bebês”, contou.

#PraCegoVer: Mães e bebês posam para foto junto com equipe do Banco de Leite (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Já Anita Bernardini de Castro, 29 anos, ficou impressionada após conhecer todo o processo de pasteurização do leite. “É um trabalho bem complexo, diferente do que eu imaginava e me deu mais alegria em saber que todo meu esforço em compartilhar esse pote de amor vale muito a pena e é muito bem cuidado pelo espaço”, destacou.

O leite materno coletado é pasteurizado e aprovado pelo controle de qualidade, para depois ser distribuído à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e do Hospital Regional do Litoral Norte, para atender bebês prematuros, com atendimento regional de todas as cidades do Litoral Norte.

Seja uma doadora

As mulheres interessadas em doar podem procurar o Banco de Leite Humano BLH, que está localizada dentro do prédio do Pró-Mulher, na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 2.135, no Sumaré, em frente ao camaroeiro, telefone (12) 3897-3510.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Foto Divulgação 2
Artesãos com CNA: Inscrições abertas para o curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas

A Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) abrem inscrições para o curso prático de “Artefatos Artesanais para datas comemorativas”, que será realizado das 8h às 17h, nos dias 25, 26, 27, 29 e 30 de junho, no Polo Cultural Fundacc, na Rua Teotino Tibiriçá

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/06/2026
Circuito Mares movimenta Caraguatatuba e reforça vocação para turismo esportivo
Circuito Mares movimenta Caraguatatuba e reforça vocação para turismo esportivo

A Praia da Cocanha foi palco, nos dias 13 e 14 de junho, da 3ª etapa do Circuito Mares, um dos principais eventos de esportes de praia e mar do Estado de São Paulo. Ao longo do fim de semana, mais de três mil atletas, acompanhantes e visitantes participaram da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/06/2026
2026 0213 RH - Hugo Labanca-31274
Prefeitura de Caraguatatuba convoca 14 aprovados de oito funções do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 14 aprovados de oito cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (24, 25 e 26/6), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 23/06/2026
WhatsApp Image 2026-07-01 at 17.27.41
Palestra sobre autismo e saúde bucal fortalece rede de apoio a pais atípicos em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na terça-feira (30/6), a palestra “O autismo e o cuidado com a saúde bucal” no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). Ministrada pela cirurgiã-dentista Dra. Lucimara de Oliveira, a atividade forneceu orientação especializada e suporte às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/07/2026
Congresso abre espaço para debate sobre tecnologia e novas práticas odontológicas em Caraguatatuba
Congresso abre espaço para debate sobre tecnologia e novas práticas odontológicas em Caraguatatuba

Profissionais, estudantes e equipes da área da saúde podem conhecer novas práticas durante o 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Mario Covas. A programação vai abordar inovação, tecnologia e inclusão no atendimento odontológico. Ao longo dos dois

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/06/2026