Pesquisar No Site

Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências

Publicado em: 14/04/2022
Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências
Doadoras de leite materno conhecem Banco de Leite Humano e contam suas experiências

O Banco de Leite Humano do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami) de Caraguatatuba promoveu na quarta-feira (13), um encontro com as mães doadoras de leite cadastradas no Banco a fim de estreitar relacionamentos e apresentar o funcionamento do espaço.

#PraCegoVer: Enfermeira abre uma geladeira contendo vários frascos de leites congelados e mostra às mães (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O encontro contou com a enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano CEAMI, Ana Cláudia Tripac; a médica pediatra, Maira Lobo, e a nutricionista, Victoria Gimenez, que aproveitaram o momento para sanar as dúvidas das mães doadoras.

Na ocasião, foi explicado o procedimento correto durante a ordenha do leite, para que não haja contaminações ou acidez elevada, além do processo correto do armazenamento, evitando a contraindicação e perda do leite.

#PraCegoVer: Participantes dentro de uma sala e enfermeira aponta para equipamentos (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A enfermeira responsável explicou que já tiveram casos de recebimento de leite com acidez alta e sujidades, sendo necessário o descarte do produto. “É importante ter total atenção na hora da ordenha, deve ser um momento tranquilo, com cuidados com a mama e com boa higienização”, destacou.

Ao final das orientações, as doadoras conheceram o Banco de Leite e todas as salas do processo de pasteurização como sala da ordenha, esterilização, coleta, pasteurização e laboratório de controle de qualidade microbiológico.

A doadora Bárbara Trindade de Mello, 26 anos, é mãe há quatro meses e desde então fornece o leite materno. “Quando somos mãe, sabemos da importância do leite materno para nossos filhos e, infelizmente, nem todo mundo tem a chance de amamentar. Minha doação é uma maneira de ajudar, de retribuir essa dádiva que eu tive. Meu coração transborda por poder ter essa atitude em ajudar ao próximo”, relatou.

Também mãe há quatro meses, Juliana Silva Santos, 29 anos, conta que soube do Banco de Leite logo na maternidade, em Ilhabela. Por ter excesso de leite foi orientada a buscar o espaço. “É muito importante poder compartilhar para quem não tem e precisa. Já saí da maternidade em Ilhabela com os frascos e logo que pude fui conhecer o trabalho do Banco e me encantei. É muito gratificante toda vez que eu entrego a doação, pois estou contribuindo para a vida de outros bebês”, contou.

#PraCegoVer: Mães e bebês posam para foto junto com equipe do Banco de Leite (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Já Anita Bernardini de Castro, 29 anos, ficou impressionada após conhecer todo o processo de pasteurização do leite. “É um trabalho bem complexo, diferente do que eu imaginava e me deu mais alegria em saber que todo meu esforço em compartilhar esse pote de amor vale muito a pena e é muito bem cuidado pelo espaço”, destacou.

O leite materno coletado é pasteurizado e aprovado pelo controle de qualidade, para depois ser distribuído à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e do Hospital Regional do Litoral Norte, para atender bebês prematuros, com atendimento regional de todas as cidades do Litoral Norte.

Seja uma doadora

As mulheres interessadas em doar podem procurar o Banco de Leite Humano BLH, que está localizada dentro do prédio do Pró-Mulher, na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, 2.135, no Sumaré, em frente ao camaroeiro, telefone (12) 3897-3510.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba pintaram o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) entre os meses de janeiro e abril. Os trabalhos incluíram a Igreja Matriz, o salão paroquial, a secretaria e a loja de produtos religiosos do templo localizado na Praça Candido

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024