Pesquisar No Site

No Dia Mundial da Saúde, caminhada reforça importância da atividade física na prevenção de doenças

Publicado em: 07/04/2022
No Dia Mundial da Saúde, caminhada reforça importância da atividade física na prevenção de doenças
No Dia Mundial da Saúde, caminhada reforça importância da atividade física na prevenção de doenças

Logo pela manhã, a equipe e pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Sumaré fez uma caminhada até o Centro da cidade para marcar o Dia Mundial da Saúde. O objetivo é alertar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da qualidade de vida e os fatores que prejudicam a saúde da população.

A enfermeira e gerente da Unidade, Ieda Matos, explica que neste dia toda rede de saúde busca trabalhar e incentivar a população na prevenção de todas as doenças.

“Nosso trabalho preventivo visa estimular os pacientes a sair do sedentarismo, prevenir a obesidade, controlar a pressão e diabetes. A pessoa que é ativa tem menos chances de ter essas doenças, além também de evitar enfermidades de fundo emocional, se tornando fisica e mentalmente saudável”, conta Ieda.

#PraCegoVer: Participantes posam para foto em frente a UBS (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A paciente Caroline Moreira conta que sempre procura fazer exercícios, como subida ao morro e mirante da cidade. “Faz bem para saúde em todos os sentidos. Agora vou cuidar da minha mente com Yoga. As pessoas têm que se cuidar, se amar e, assim, ter uma vida longa e saudável”, pondera.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

A caminhada contou com a participação dos alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Módulo. A programação continua na UBS Casa Branca, com palestra sobre educação alimentar e a importância da atividade física; e a UBS Rio do Ouro, com orientações sobre alimentação saudável.

Para encerrar as festividades, nesta sexta-feira (8), a UBS do Morro do Algodão realiza ginástica laboral com funcionários e pacientes, com orientações sobre a importância da atividade física como coadjuvante para tratamentos de doenças crônicas.

Promoção de Atividades

#PraCegoVer: Participantes da caminhada andam na rua segurando cartaz escrito Dia Mundial da Saúde (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, através do projeto “Nova Onda – Caraguá”, oferece, gratuitamente, a prática de mais de 25 modalidades esportivas, para crianças, adultos e idosos. A inscrição pode ser realizada pelo site https://novaondacaragua.com.br/fichainscricao. Após preencher os campos solicitados e anexar os documentos, um e-mail de confirmação será enviado.

Para atendimento presencial, basta se dirigir ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), localizado na Avenida José Herculano, 50. A inscrição no local é realizada das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, além de atestado médico original e uma foto 3×4 para realizar a inscrição.

Menores de 18 anos e pessoas com deficiência (PcD) devem estar acompanhados por um responsável legal munidos de cópias do RG e CPF.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso também oferece diversos tipos de exercícios, palestras e orientações a este público. Mais informações no site da Prefeitura: www.caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Show “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” é destaque no Teatro Mario Covas
Show “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” é destaque no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 31 de outubro (sábado), às 19h, o espetáculo musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos custam a partir de R$ 120, com opção de valor promocional mediante a doação de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba publica edição de nº 2.000 do Diário Oficial Eletrônico
Prefeitura de Caraguatatuba publica edição de nº 2.000 do Diário Oficial Eletrônico

O Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba alcançou a sua 2.000ª Edição nesta terça-feira (20/10) e foi publicada no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta/diario/pdf/390. A 1.000ª Edição saiu no dia 9 de março de 2023. Criado pela Lei nº 2.381, de 11 de dezembro de 2017, a versão eletrônica do jornal entrou

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba divulga serviços de plantão no feriado da Padroeira do Brasil
Prefeitura de Caraguatatuba divulga serviços de plantão no feriado da Padroeira do Brasil

As repartições públicas da Prefeitura de Caraguatatuba estarão com atendimento ao público suspenso na próxima segunda-feira (12/10), em razão do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Algumas secretarias mantêm serviços de plantão no período. O expediente recomeça na próxima terça-feira (13), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/10/2026
8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente debate propostas para fortalecer políticas públicas em Caraguatatuba
8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente debate propostas para fortalecer políticas públicas em Caraguatatuba

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria de Assistência Social, realizou, na última terça-feira (20), a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro reuniu 101 participantes e ocorreu no auditório da Universidade de Taubaté (UNITAU), no Shopping

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/10/2026
Espetáculo “Caravana do Circo sem Futuro” do grupo Nômade abre 3º Fecica neste sábado
Espetáculo “Caravana do Circo sem Futuro” do grupo Nômade abre 3º Fecica neste sábado

A peça “Caravana do Circo sem Futuro”, do grupo Nômade, de São José dos Campos (SP), abre neste sábado (17/10), às 19h, na Praça da Cultura, a programação do 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. A mostra é gratuita e prevê até domingo (18/10) mais de 20 atrações

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 16/10/2026