Pesquisar No Site

Caraguatatuba encerra curso de Cuidador de Idoso e encaminha alunos para mercado de trabalho

Publicado em: 26/01/2022
Caraguatatuba encerra curso de Cuidador de Idoso e encaminha alunos para mercado de trabalho
Caraguatatuba encerra curso de Cuidador de Idoso e encaminha alunos para mercado de trabalho

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, encerrou na terça-feira (25), o curso de Cuidador de Idoso para moradores do Nova Caraguá II. Ao todo, cerca de 20 munícipes participaram do curso e duas alunas estão em processo de contratação para trabalharem na área.

#PraCegoVer: Alunos recebem certificados de conclusão do curso de Cuidador de Idoso da Secretaria de Habitação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A ação faz parte do Ciclo de Cursos do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II, núcleo residencial do Travessão, região sul de Caraguatatuba.

No primeiro dia de aula, os participantes conheceram a apresentação e contextualização sobre o que é ser um cuidador de idoso. E no decorrer do curso, os moradores do Nova Caraguá II aprenderam sobre Fisiologia e Patologia do Envelhecimento, Primeiros Socorros, Práticas do Cuidado I – Noções Básicas, Práticas do Cuidado II – AVD, Psicologia do Envelhecimento, Saúde e Segurança do Cuidador e, por fim, conhecimentos básicos da Nutrição

O curso, mesmo antes de ser encerrado, já trouxe resultados com duas alunas participando de processos seletivos para vagas de cuidadoras de idosos.

“Agradeço a Secretaria de Habitação e a Prefeitura de Caraguatatuba. O curso foi muito proveitoso e todas as aulas foram maravilhosas. Saímos daqui com uma boa bagagem e tenho a felicidade de estar quase empregada na área, como cuidadora de idoso após o curso”, explica Magali Almeida Bocchi.

A moradora Evelyn de Souza é outra aluna que após o curso está em processo de contratação para uma vaga na área. “O curso trouxe vários benefícios, não apenas para a aprendizagem, mas também para a vida pessoal. Agora estou concorrendo a uma vaga de trabalho e estou muito realizada”, diz.

O secretário de Habitação, Carlinhos da Farmácia, avalia a importância do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial para os moradores do Nova Caraguá II.

“O PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) é muito importante para a melhoria das condições de vida dos seus participantes e tem como objetivo melhorar a convivência familiar e comunitária”, ressalta.

“Uma ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social”, finaliza o secretário.

Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II

O Empreendimento Nova Caraguá II atendeu 730 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o Programa vai além da construção da moradias, ele desenvolve atividades programadas no PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias a cerca de suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.

Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.

Outra ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.

O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do Empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (24) uma palestra aos alunos da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, para tratar de temas sempre em pauta nas escolas, como a prática de bullyng, uso de drogas e de cigarro eletrônico. Mais de 180 alunos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/04/2024
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024