Pesquisar No Site
Caraguatatuba encerra curso de Cuidador de Idoso e encaminha alunos para mercado de trabalho
Caraguatatuba encerra curso de Cuidador de Idoso e encaminha alunos para mercado de trabalho
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, encerrou na terça-feira (25), o curso de Cuidador de Idoso para moradores do Nova Caraguá II. Ao todo, cerca de 20 munícipes participaram do curso e duas alunas estão em processo de contratação para trabalharem na área.

#PraCegoVer: Alunos recebem certificados de conclusão do curso de Cuidador de Idoso da Secretaria de Habitação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A ação faz parte do Ciclo de Cursos do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II, núcleo residencial do Travessão, região sul de Caraguatatuba.
No primeiro dia de aula, os participantes conheceram a apresentação e contextualização sobre o que é ser um cuidador de idoso. E no decorrer do curso, os moradores do Nova Caraguá II aprenderam sobre Fisiologia e Patologia do Envelhecimento, Primeiros Socorros, Práticas do Cuidado I – Noções Básicas, Práticas do Cuidado II – AVD, Psicologia do Envelhecimento, Saúde e Segurança do Cuidador e, por fim, conhecimentos básicos da Nutrição
O curso, mesmo antes de ser encerrado, já trouxe resultados com duas alunas participando de processos seletivos para vagas de cuidadoras de idosos.
“Agradeço a Secretaria de Habitação e a Prefeitura de Caraguatatuba. O curso foi muito proveitoso e todas as aulas foram maravilhosas. Saímos daqui com uma boa bagagem e tenho a felicidade de estar quase empregada na área, como cuidadora de idoso após o curso”, explica Magali Almeida Bocchi.
A moradora Evelyn de Souza é outra aluna que após o curso está em processo de contratação para uma vaga na área. “O curso trouxe vários benefícios, não apenas para a aprendizagem, mas também para a vida pessoal. Agora estou concorrendo a uma vaga de trabalho e estou muito realizada”, diz.
O secretário de Habitação, Carlinhos da Farmácia, avalia a importância do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial para os moradores do Nova Caraguá II.
“O PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) é muito importante para a melhoria das condições de vida dos seus participantes e tem como objetivo melhorar a convivência familiar e comunitária”, ressalta.
“Uma ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social”, finaliza o secretário.
Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II
O Empreendimento Nova Caraguá II atendeu 730 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o Programa vai além da construção da moradias, ele desenvolve atividades programadas no PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias a cerca de suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.
Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
Outra ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do Empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba lança novo Currículo Municipal da Educação Infantil e fortalece política pública para primeira infância
A Educação Infantil de Caraguatatuba passa a contar, oficialmente, com um documento que reúne a identidade da rede municipal, organiza as práticas pedagógicas e projeta os próximos avanços da primeira etapa da Educação Básica. Elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Apoio Pedagógico da Educação Infantil, o novo
PAT de Caraguatatuba oferece 88 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (5). Ao todo, estão disponíveis 88 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Circuito Mais Mulher reúne 3 mil participantes e transforma a orla de Caraguatatuba em um grande movimento de valorização da mulher
O Circuito Mais Mulher 2026, iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, reuniu cerca de 3 mil mulheres na manhã deste domingo (2), na orla do Centro de Caraguatatuba. A etapa foi marcada por esporte, integração, acolhimento e conscientização. As participantes disputaram as provas de corrida de
Boletim Defesa Civil – Ventos em Caraguatatuba – Atualizações AQUI
Boletim Defesa Civil 5_2026 – Ventos em Caraguatatuba Atualização – Sexta-feira (31), 11h30 A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil concluiu o atendimento às principais ocorrências provocadas pelos fortes ventos que atingiram o município entre a tarde e a noite de quarta-feira (29).
Prefeitura de Caraguatatuba faz a entrega de alvarás para artesãs que participam da Feira de Mulheres Empreendedoras do Tinga
Na segunda-feira (17), foi realizada cerimônia de entrega dos alvarás que autorizam 100 mulheres empreendedoras a comercializarem seus produtos na Feira “Elas Caiçaras”, na praça situada no encontro da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca com Avenida Brasília, no bairro Tinga. A Feira funciona todo sábado, das 16h às 22h, e