Pesquisar No Site

Caraguatatuba encerra curso de Cuidador de Idoso e encaminha alunos para mercado de trabalho

Publicado em: 26/01/2022
Caraguatatuba encerra curso de Cuidador de Idoso e encaminha alunos para mercado de trabalho
Caraguatatuba encerra curso de Cuidador de Idoso e encaminha alunos para mercado de trabalho

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, encerrou na terça-feira (25), o curso de Cuidador de Idoso para moradores do Nova Caraguá II. Ao todo, cerca de 20 munícipes participaram do curso e duas alunas estão em processo de contratação para trabalharem na área.

#PraCegoVer: Alunos recebem certificados de conclusão do curso de Cuidador de Idoso da Secretaria de Habitação (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A ação faz parte do Ciclo de Cursos do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II, núcleo residencial do Travessão, região sul de Caraguatatuba.

No primeiro dia de aula, os participantes conheceram a apresentação e contextualização sobre o que é ser um cuidador de idoso. E no decorrer do curso, os moradores do Nova Caraguá II aprenderam sobre Fisiologia e Patologia do Envelhecimento, Primeiros Socorros, Práticas do Cuidado I – Noções Básicas, Práticas do Cuidado II – AVD, Psicologia do Envelhecimento, Saúde e Segurança do Cuidador e, por fim, conhecimentos básicos da Nutrição

O curso, mesmo antes de ser encerrado, já trouxe resultados com duas alunas participando de processos seletivos para vagas de cuidadoras de idosos.

“Agradeço a Secretaria de Habitação e a Prefeitura de Caraguatatuba. O curso foi muito proveitoso e todas as aulas foram maravilhosas. Saímos daqui com uma boa bagagem e tenho a felicidade de estar quase empregada na área, como cuidadora de idoso após o curso”, explica Magali Almeida Bocchi.

A moradora Evelyn de Souza é outra aluna que após o curso está em processo de contratação para uma vaga na área. “O curso trouxe vários benefícios, não apenas para a aprendizagem, mas também para a vida pessoal. Agora estou concorrendo a uma vaga de trabalho e estou muito realizada”, diz.

O secretário de Habitação, Carlinhos da Farmácia, avalia a importância do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial para os moradores do Nova Caraguá II.

“O PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) é muito importante para a melhoria das condições de vida dos seus participantes e tem como objetivo melhorar a convivência familiar e comunitária”, ressalta.

“Uma ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social”, finaliza o secretário.

Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II

O Empreendimento Nova Caraguá II atendeu 730 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o Programa vai além da construção da moradias, ele desenvolve atividades programadas no PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias a cerca de suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.

Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.

Outra ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.

O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do Empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições prorrogadas para eleição de representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal do Idoso
Inscrições prorrogadas para eleição de representantes da Sociedade Civil no Conselho Municipal do Idoso

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) prorrogou até o dia 28 de abril as inscrições para nova eleição dos representantes da Sociedade Civil para o biênio 2022-2024. A eleição será para três representantes titulares e três suplentes de Sindicatos ou Associações Civis; três representantes titulares e

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 19/04/2022
Caraguatatuba espera receber mais de 150 mil turistas durante feriado de Tiradentes
Caraguatatuba espera receber mais de 150 mil turistas durante feriado de Tiradentes

Mais de 150 mil turistas são esperados nos próximos dias em Caraguatatuba, em razão do feriado nacional de Tiradentes, comemorado nesta quinta-feira (21). A estimativa é do Observatório da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), levando em conta, ainda, a pesquisa de ocupação hoteleira realizada pela Associação Comercial e Empresarial (ACEC)

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 19/04/2022
Prefeitura de Caraguatatuba tem mais de mil inscritos para atividades esportivas
Prefeitura de Caraguatatuba tem mais de mil inscritos para atividades esportivas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, atendeu cerca de 300 munícipes no mutirão realizado no último sábado (30/4), no bairro do Tinga. Na ocasião, foram realizadas inscrições para 1.047 modalidades esportivas. As modalidades com a maior taxa de matrículas foram de artes marciais –

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/05/2022
Defesa Civil alerta para queda de temperatura nos próximos dias no Litoral Norte
Defesa Civil alerta para queda de temperatura nos próximos dias no Litoral Norte

A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta, nesta segunda-feira (16), para queda da temperatura na Região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira entre terça-feira (17) e sexta-feira (20). O reflexo desta mudança climática deverá ser sentido também no Litoral Norte onde são esperadas temperaturas na casa dos

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 16/05/2022
TMC recebe espetáculo gratuito ‘Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está’
TMC recebe espetáculo gratuito ‘Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está’

Na quinta-feira (19), às 20h, o TMC – Teatro Mario Covas recebe o espetáculo ‘Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está’, do grupo Protótipo Tópico (@prototipotopico). A peça tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início da sessão. No mesmo dia, das

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 13/05/2022