Pesquisar No Site
Novidade: Ecopontos de Caraguatatuba começam a receber lâmpadas

Novidade: Ecopontos de Caraguatatuba começam a receber lâmpadas
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) celebrou nesta semana o termo de parceria com a empresa Reciclus, para coleta de lâmpadas fluorescentes, de led e mista, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela Lei 12.305/2010.

#PraCegoVer: Coletor de lâmpadas feito de várias cores: verde, branco e laranja (Foto: Divulgação/PMC)
A partir de agora os três Ecopontos passam a receber lâmpadas de uso doméstico, além também dos comércios Atacadão, Extra e Sodimac. Os produtos devem ser entregues inteiros.
A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos, criada pelo Acordo Setorial de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista, assinado em 2014 e tendo como signatários o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e os importadores de lâmpadas fluorescentes (Abilumi e Abilux).
Quando o coletor atingir a capacidade completa, a empresa será acionada, para que as lâmpadas sejam coletadas e posteriormente encaminhadas para sua destinação final ambientalmente adequada.
A secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian alerta que “é de extrema importância que o descarte de lâmpada, seja feito de forma correta, por conterem mercúrio em sua composição, e outras substâncias nocivas à saúde e à natureza. Elas não podem ser descartadas no lixo comum, pois vão para o aterro e poluem o meio ambiente”, explica.
O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.
São três Ecopontos instalados na cidade, sendo os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente. No local, também é possível entregar móveis e equipamentos domésticos, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.
Os Ecopontos não recebem lixo orgânico, animais mortos, lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de um metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.
Serviço:
– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais, s/n.
– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão.
– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três.
Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos das 8h30 às 14h. Eles fecham para almoço das 12h às 13h.
Veja Também Recentes

Governo Municipal participa da Operação Caminho Inverso no combate de furtos de fios de cobre
O governo municipal de Caraguatatuba participou da Operação Caminho Inverso no combate ao furto de fios de cobre e outros metais, deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da Delegacia Sede de Caraguatatuba e com apoio da Delegacia Seccional de São Sebastião e do Departamento

Votação on-line amplia participação em 53,5% e agiliza apuração na eleição da CIPAA dos servidores municipais de Caraguatatuba
A eleição on-line dos 12 representantes dos servidores na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contou com 3.220 votos válidos. A escolha foi realizada na última terça-feira (12/8), das 7h às 16h30, no site http://cipaa2025.caraguatatuba.sp.gov.br/. O voto eletrônico contribuiu

Caraguatatuba recebe limpeza de praia no mangue do Camaroeiro neste domingo com comemoração especial
Entre várias atividades planejadas para este domingo (27) em Caraguatatuba, o dia será marcado também pela ação ambiental de limpeza de praia no mangue do Camaroeiro. O evento começa às 8h, com concentração na Rua Sebastião Izidoro, e segue até às 12h. A atividade é organizada pelo “Guardião da Costeira”,

Profissionais de saúde de Caraguatatuba recebem ‘Projeto Nós na Rede’ do Ministério da Saúde e Fiocruz
Trinta profissionais da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba participam do ‘Projeto Nós na Rede’, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), nesta quinta-feira (7). Trata-se de um curso de atualização com 120 horas de duração, voltado aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS),

Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos