Pesquisar No Site

Novidade: Ecopontos de Caraguatatuba começam a receber lâmpadas

Novidade: Ecopontos de Caraguatatuba começam a receber lâmpadas
Novidade: Ecopontos de Caraguatatuba começam a receber lâmpadas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) celebrou nesta semana o termo de parceria com a empresa Reciclus, para coleta de lâmpadas fluorescentes, de led e mista, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela Lei 12.305/2010.

#PraCegoVer: Coletor de lâmpadas feito de várias cores: verde, branco e laranja (Foto: Divulgação/PMC)

A partir de agora os três Ecopontos passam a receber lâmpadas de uso doméstico, além também dos comércios Atacadão, Extra e Sodimac. Os produtos devem ser entregues inteiros.

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos, criada pelo Acordo Setorial de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista, assinado em 2014 e tendo como signatários o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e os importadores de lâmpadas fluorescentes (Abilumi e Abilux).

Quando o coletor atingir a capacidade completa, a empresa será acionada, para que as lâmpadas sejam coletadas e posteriormente encaminhadas para sua destinação final ambientalmente adequada.

A secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian alerta que “é de extrema importância que o descarte de lâmpada, seja feito de forma correta, por conterem mercúrio em sua composição, e outras substâncias nocivas à saúde e à natureza. Elas não podem ser descartadas no lixo comum, pois vão para o aterro e poluem o meio ambiente”, explica.

O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

São três Ecopontos instalados na cidade, sendo os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente. No local, também é possível entregar móveis e equipamentos domésticos, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

Os Ecopontos não recebem lixo orgânico, animais mortos, lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de um metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

Serviço:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais, s/n.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três.

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos das 8h30 às 14h. Eles fecham para almoço das 12h às 13h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês
Mais de 90 mudas nativas são plantadas em Caraguatatuba desde o começo do mês

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou recentemente o plantio de 97 mudas nativas em diversos pontos do município. Dentre as espécies plantadas estão Grumixamas, Pitangueiras, Ipês, Araçás, Abius, Ingás e Jambos. Os locais contemplados com as novas mudas incluem o Arco

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 11/04/2024
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024