Pesquisar No Site

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus

Publicado em: 17/09/2021
Destaques
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) retoma atividades com sua participação na 15ª Primavera dos Museus, evento anual direcionado às instituições museológicas de todo o país, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM.

#PraCegoVer: Banner informativo (Foto: Divulgação)

O evento será realizado de 20 a 24 de setembro, a partir das 9h,  pela plataforma Zoom. Para participar, os interessados devem acessar o site Sympla (https://tinyurl.com/h9hp94c2) e cadastrar-se gratuitamente. Para aqueles com 75% de presença no evento serão fornecidos certificados.

Em 2021 o tema escolhido pela organização do evento é ‘Museus: Perdas e Recomeços’, em referência ao impacto da pandemia na vida cotidiana e o papel dos museus como o lugar que abriga aquilo que “sobrou de momentos grandiosos ou terrivelmente tristes da experiência e da vida humana”, trazendo uma mensagem de esperança, pois, os Museus também podem devolver à sociedade a reflexão, o acolhimento e o recomeço.

Compartilhando da mensagem implícita no tema da 15ª Primavera dos Museus, o MACC elaborou um seminário virtual, um webinário voltado ao público, sobre um importante momento de sua história. Prestes a completar 20 anos, o MACC está passando por uma reformulação interna que abrange sua requalificação tipológica como museu de cidade e a elaboração de seu Plano Museológico, documento fundamental para a sistematização de seu trabalho interno e que organiza sua atuação.

A programação do webinário conta com cinco encontros, com a participação de museólogas referências em seus campos de atuação, além da colaboração das equipes do Museu da Cidade de São Paulo, instruindo o público sobre temas que contribuem para o   diálogo na construção do Plano Museológico do MACC.

Confira a programação abaixo:

Dia 20 de setembro, segunda-feira, às 9h

Neste dia, o tema do encontro será MACC: Plano Museológico para a tipologia de museu de cidade. O setor técnico do MACC fará um breve apanhado da história do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e, posteriormente, apresentará o embasamento para a nova caracterização tipológica do MACC.

Dia 21 de setembro, terça-feira, às 9

A museóloga e pesquisadora mineira Julianne Paranhos, com o tema Museu de Cidade: definições, discursos e pesquisa museológica, apresentará o conceito desta tipologia de museu trazendo elementos que colaboram para a ampliação do entendimento sobre Museu de Cidade e suas implicações técnicas.

Dia 22 de setembro, quarta-feira, às 9h

Neste dia, a museóloga Profa. Dra. Manuelina Duarte Cândido aborda a Gestão de Acervos e o Plano Museológico, e apresenta o desafio da gestão museológica a partir de diretrizes conceituais que qualificam a atuação dos museus.

Dia 23 de setembro, quinta-feira, às 9h

O webinário realiza um diálogo com o Museu da Cidade de São Paulo, pioneiro desta tipologia museológica em nosso país, na fala A experiência da elaboração do Plano Museológico na perspectiva do Museu da Cidade de São Paulo, a cargo de Paula Talib Assad, coordenadora do Programa de Museologia e Acervos Municipais e Danilo Montingelli, coordenador do Programa Diálogos.

Dia 24 de setembro, sexta-feira, às 9h

Encerrando o webinário, neste dia haverá a colaboração da Profa. Dra. Martha Marandino com a fala Aspectos do fenômeno educativo nos museus, com uma reflexão sobre esta importante dimensão das instituições museológicas.

Serviço

15ª Primavera dos Museus

Data: de 20 a 24 de setembro

Inscrições pelo link: https://tinyurl.com/h9hp94c2

Mais informações: (12) 3883 9980 – MACC

Visite o site: www.museumacc.org

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa Brasil de BMX movimenta Caraguatatuba no fim de semana
Copa Brasil de BMX movimenta Caraguatatuba no fim de semana

A Pista de Bicicross ‘Ton Ferreira’, no centro de Caraguatatuba, ficou lotada no último domingo (28), em uma das etapas da Copa Brasil de BMX, evento nacional válido para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), classe C2. A competição, realizada pela JR Esportes com supervisão da Federação Paulista

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 29/09/2025
4ª parcela do ISS Fixo e das taxas de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira
4ª parcela do ISS Fixo e das taxas de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira

A quarta parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (20/9). As outras duas datas de vencimento do tributo são 24 de novembro e 22 de dezembro. Os carnês digitais com a taxa de Licença de

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 16/10/2025
Autoexame e diagnóstico precoce marcam palestra do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba
Autoexame e diagnóstico precoce marcam palestra do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba

Além de um café da manhã especial para servidores presentes, o Paço Municipal de Caraguatatuba recebeu uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama na manhã de sexta-feira (17). A ação integrou a Campanha Outubro Rosa e reuniu funcionários das Secretarias de Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/10/2025
Basquete de Caraguatatuba conquista vitória dupla na Copa São Paulo
Basquete de Caraguatatuba conquista vitória dupla na Copa São Paulo

As equipes sub-16 de Basquete de Caraguatatuba conquistaram duas vitórias na rodada da Copa São Paulo, realizada na segunda-feira (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug. Em partidas equilibradas e cheias de emoção, os times masculino e feminino mostraram força e entrosamento dentro de quadra. No confronto feminino,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/10/2025
Cia. Perspectiva apresenta experimentação cênica no Auditório Maristela de Oliveira
Cia. Perspectiva apresenta experimentação cênica no Auditório Maristela de Oliveira

A ‘Perspectiva’ – companhia e produtora de artes cênicas de Campo Grande/RS – realiza nesta sexta-feira (17/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, uma experimentação cênica aberta ao público com entrada franca. A ação integra o projeto de residência ‘Vivências Artísticas’, contemplado pelo edital nº

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2025