Pesquisar No Site

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus

Publicado em: 17/09/2021
Destaques
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) retoma atividades com sua participação na 15ª Primavera dos Museus, evento anual direcionado às instituições museológicas de todo o país, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM.

#PraCegoVer: Banner informativo (Foto: Divulgação)

O evento será realizado de 20 a 24 de setembro, a partir das 9h,  pela plataforma Zoom. Para participar, os interessados devem acessar o site Sympla (https://tinyurl.com/h9hp94c2) e cadastrar-se gratuitamente. Para aqueles com 75% de presença no evento serão fornecidos certificados.

Em 2021 o tema escolhido pela organização do evento é ‘Museus: Perdas e Recomeços’, em referência ao impacto da pandemia na vida cotidiana e o papel dos museus como o lugar que abriga aquilo que “sobrou de momentos grandiosos ou terrivelmente tristes da experiência e da vida humana”, trazendo uma mensagem de esperança, pois, os Museus também podem devolver à sociedade a reflexão, o acolhimento e o recomeço.

Compartilhando da mensagem implícita no tema da 15ª Primavera dos Museus, o MACC elaborou um seminário virtual, um webinário voltado ao público, sobre um importante momento de sua história. Prestes a completar 20 anos, o MACC está passando por uma reformulação interna que abrange sua requalificação tipológica como museu de cidade e a elaboração de seu Plano Museológico, documento fundamental para a sistematização de seu trabalho interno e que organiza sua atuação.

A programação do webinário conta com cinco encontros, com a participação de museólogas referências em seus campos de atuação, além da colaboração das equipes do Museu da Cidade de São Paulo, instruindo o público sobre temas que contribuem para o   diálogo na construção do Plano Museológico do MACC.

Confira a programação abaixo:

Dia 20 de setembro, segunda-feira, às 9h

Neste dia, o tema do encontro será MACC: Plano Museológico para a tipologia de museu de cidade. O setor técnico do MACC fará um breve apanhado da história do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e, posteriormente, apresentará o embasamento para a nova caracterização tipológica do MACC.

Dia 21 de setembro, terça-feira, às 9

A museóloga e pesquisadora mineira Julianne Paranhos, com o tema Museu de Cidade: definições, discursos e pesquisa museológica, apresentará o conceito desta tipologia de museu trazendo elementos que colaboram para a ampliação do entendimento sobre Museu de Cidade e suas implicações técnicas.

Dia 22 de setembro, quarta-feira, às 9h

Neste dia, a museóloga Profa. Dra. Manuelina Duarte Cândido aborda a Gestão de Acervos e o Plano Museológico, e apresenta o desafio da gestão museológica a partir de diretrizes conceituais que qualificam a atuação dos museus.

Dia 23 de setembro, quinta-feira, às 9h

O webinário realiza um diálogo com o Museu da Cidade de São Paulo, pioneiro desta tipologia museológica em nosso país, na fala A experiência da elaboração do Plano Museológico na perspectiva do Museu da Cidade de São Paulo, a cargo de Paula Talib Assad, coordenadora do Programa de Museologia e Acervos Municipais e Danilo Montingelli, coordenador do Programa Diálogos.

Dia 24 de setembro, sexta-feira, às 9h

Encerrando o webinário, neste dia haverá a colaboração da Profa. Dra. Martha Marandino com a fala Aspectos do fenômeno educativo nos museus, com uma reflexão sobre esta importante dimensão das instituições museológicas.

Serviço

15ª Primavera dos Museus

Data: de 20 a 24 de setembro

Inscrições pelo link: https://tinyurl.com/h9hp94c2

Mais informações: (12) 3883 9980 – MACC

Visite o site: www.museumacc.org

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba

O final de semana será animado com os jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal 2024, no Ginásio do Poiares. O evento contará com diversas partidas entre as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), estão programados 15

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura prorroga inscrições do chamamento público para evento do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, prorrogou o prazo de inscrição do Chamamento Público para permissão de uso de áreas do Parque Juqueriquerê durante a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’ para esta sexta-feira (12). O evento será realizado pela primeira

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 10/04/2024
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024