Pesquisar No Site

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus

Publicado em: 17/09/2021
Destaques
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus
Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba disponibiliza programação especial durante 15ª Primavera dos Museus

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) retoma atividades com sua participação na 15ª Primavera dos Museus, evento anual direcionado às instituições museológicas de todo o país, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM.

#PraCegoVer: Banner informativo (Foto: Divulgação)

O evento será realizado de 20 a 24 de setembro, a partir das 9h,  pela plataforma Zoom. Para participar, os interessados devem acessar o site Sympla (https://tinyurl.com/h9hp94c2) e cadastrar-se gratuitamente. Para aqueles com 75% de presença no evento serão fornecidos certificados.

Em 2021 o tema escolhido pela organização do evento é ‘Museus: Perdas e Recomeços’, em referência ao impacto da pandemia na vida cotidiana e o papel dos museus como o lugar que abriga aquilo que “sobrou de momentos grandiosos ou terrivelmente tristes da experiência e da vida humana”, trazendo uma mensagem de esperança, pois, os Museus também podem devolver à sociedade a reflexão, o acolhimento e o recomeço.

Compartilhando da mensagem implícita no tema da 15ª Primavera dos Museus, o MACC elaborou um seminário virtual, um webinário voltado ao público, sobre um importante momento de sua história. Prestes a completar 20 anos, o MACC está passando por uma reformulação interna que abrange sua requalificação tipológica como museu de cidade e a elaboração de seu Plano Museológico, documento fundamental para a sistematização de seu trabalho interno e que organiza sua atuação.

A programação do webinário conta com cinco encontros, com a participação de museólogas referências em seus campos de atuação, além da colaboração das equipes do Museu da Cidade de São Paulo, instruindo o público sobre temas que contribuem para o   diálogo na construção do Plano Museológico do MACC.

Confira a programação abaixo:

Dia 20 de setembro, segunda-feira, às 9h

Neste dia, o tema do encontro será MACC: Plano Museológico para a tipologia de museu de cidade. O setor técnico do MACC fará um breve apanhado da história do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e, posteriormente, apresentará o embasamento para a nova caracterização tipológica do MACC.

Dia 21 de setembro, terça-feira, às 9

A museóloga e pesquisadora mineira Julianne Paranhos, com o tema Museu de Cidade: definições, discursos e pesquisa museológica, apresentará o conceito desta tipologia de museu trazendo elementos que colaboram para a ampliação do entendimento sobre Museu de Cidade e suas implicações técnicas.

Dia 22 de setembro, quarta-feira, às 9h

Neste dia, a museóloga Profa. Dra. Manuelina Duarte Cândido aborda a Gestão de Acervos e o Plano Museológico, e apresenta o desafio da gestão museológica a partir de diretrizes conceituais que qualificam a atuação dos museus.

Dia 23 de setembro, quinta-feira, às 9h

O webinário realiza um diálogo com o Museu da Cidade de São Paulo, pioneiro desta tipologia museológica em nosso país, na fala A experiência da elaboração do Plano Museológico na perspectiva do Museu da Cidade de São Paulo, a cargo de Paula Talib Assad, coordenadora do Programa de Museologia e Acervos Municipais e Danilo Montingelli, coordenador do Programa Diálogos.

Dia 24 de setembro, sexta-feira, às 9h

Encerrando o webinário, neste dia haverá a colaboração da Profa. Dra. Martha Marandino com a fala Aspectos do fenômeno educativo nos museus, com uma reflexão sobre esta importante dimensão das instituições museológicas.

Serviço

15ª Primavera dos Museus

Data: de 20 a 24 de setembro

Inscrições pelo link: https://tinyurl.com/h9hp94c2

Mais informações: (12) 3883 9980 – MACC

Visite o site: www.museumacc.org

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Campanha de Multivacinação é prorrogada até dia 30 de novembro, em Caraguatatuba
Campanha de Multivacinação é prorrogada até dia 30 de novembro, em Caraguatatuba

A Campanha de Multivacinação, em Caraguatatuba, foi prorrogada. Crianças e adolescentes menores de 15 anos têm até o dia 30 de novembro para atualizarem a carteirinha de vacinação. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Caraguatatuba é a cidade do Litoral Norte que mais vacinou crianças e adolescentes

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 03/11/2021
PAT de Caraguatatuba tem 455 vagas de emprego para esta quarta-feira
PAT de Caraguatatuba tem 396 vagas de emprego para esta terça-feira (16)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o número de oportunidades de emprego nesta terça-feira (16) para 396 vagas. Entre elas, 202 vagas são destinadas às obras do contorno da Tamoios, disponíveis até sexta-feira (19). O PAT destaca que agora só aceita currículo presencialmente. É importante que

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 16/11/2021
Fundo Social inicia curso de Técnicas para Confecção de Pães e Salgados Fitness
Fundo Social inicia curso de Técnicas para Confecção de Pães e Salgados Fitness

O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou mais um curso de qualificação profissional na área de alimentos, Técnicas para Confecção de Pães e Salgados Fitness. O treinamento será desenvolvido na Unidade Móvel do Senai até sexta-feira (5). Durante o curso, os alunos aprendem a produzir receitas de muffin de espinafre, coxinha

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 03/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba divulga datas de vencimento do IPTU 2022
Prefeitura de Caraguatatuba divulga datas de vencimento do IPTU 2022

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, distribuirá cerca de 86 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 pelos Correios. O Decreto nº 1.554, de 17 de novembro de 2021, publicado na Edição 671 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quinta-feira

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 18/11/2021
Prefeitura de Caraguatatuba e Sabesp liberam ligações de esgoto para quiosques da Cocanha
Prefeitura de Caraguatatuba e Sabesp liberam ligações de esgoto para quiosques da Cocanha

Um ganho esperado há mais de 20 anos. Assim se sentem nove proprietários de quiosques da praia da Cocanha, na região norte de Caraguatatuba, que nesta semana tiveram a ligação do esgoto junto à rede publica. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, emitiu a autorização para que eles

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 01/12/2021