Pesquisar No Site

Após provocação do Procon de Caraguatatuba, MP apura empréstimos consignados a aposentados sem consentimento

Publicado em: 13/08/2021
Após provocação do Procon de Caraguatatuba, MP apura empréstimos consignados a aposentados sem consentimento
Após provocação do Procon de Caraguatatuba, MP apura empréstimos consignados a aposentados sem consentimento

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba provocou o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) informando que o C6 Bank realizava empréstimos consignados a aposentados sem o consentimento deles, em julho.

Ao tomar conhecimento da prática considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei Federal nº 8.078/1990), a Promotoria de Justiça de Caraguatatuba instaurou um inquérito civil para apurar o caso, dando o prazo de 15 dias para o C6 Bank fornecer informações, após ser notificado sobre o procedimento. O edital do inquérito civil foi publicado na última quinta-feira (12/8).

Além dos depósitos de quantias em dinheiro não solicitadas pelo idoso, a instituição bancária ainda encaminhava um boleto com a cobrança dos juros pelo tempo que o valor ficou à disposição do aposentado. O envio, a entrega e fornecimento de qualquer produto ou serviço ao consumidor, sem a prévia solicitação, são considerados práticas abusivas, previstas no inciso III do art. 39 do Código de Defesa do Consumidor.

O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, recomenda aos consumidores que busquem uma solução com a empresa nos casos desse tipo, além de não utilizar a quantia oferecida sem sua autorização. “Após a negativa da empresa em resolver o problema, o correntista deve procurar o Procon com o extrato que comprove a movimentação”, orienta.

O promotor de Justiça, Renato Queiroz de Lima, destaca que o empréstimo consignado realizado pelo banco sem o consentimento do cliente pode ser considerado uma amostra grátis. “Inexistindo obrigação de qualquer tipo de pagamento pelo consumidor, conforme o artigo 39, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor”, justifica.

Ainda conforme ele, “tal conduta pode ensejar dano moral coletivo e obrigação de devolução, em dobro, dos valores obtidos de forma indevida pelo banco, de acordo com o parágrafo único do artigo 42 do CDC”, conclui.

Quem se deparou com uma situação semelhante de empréstimo consignado sem consentimento da referida instituição, tem a opção de procurar o Ministério Público pelo e-mail: pjcaraguatatuba@mpsp.mp.br.

Reclamação no Procon

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  O Procon conta com 12 funcionários.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br. Após entrar em contato com o Procon de Caraguatatuba, o cliente receberá um formulário para preencher com nome, documentos pessoais, endereço, descrição do problema e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282 ou pelo procon@caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

3ª Feira de Profissões de Caraguatatuba registra mais de 5 mil visitantes
3ª Feira de Profissões de Caraguatatuba registra mais de 5 mil visitantes

A 3ª Feira de Profissões de Caraguatatuba foi um sucesso. Mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento, realizado na última terça-feira (30/4), no Campus do IFSP Caraguatatuba. O ambiente se manteve movimentado durante todo evento, que seguiu até às 20h30, com exposição de diversas áreas profissionais, palestras, teste vocacional,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 02/05/2024
Defesa Civil alerta para fortes rajadas de vento em Caraguatatuba
Defesa Civil alerta para fortes rajadas de vento em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de fortes rajadas de vento nesta segunda-feira (13), em Caraguatatuba. Segundo a previsão, os ventos atingirão a área costeira entre Peruíbe-SP e Campos dos Goytacazes-RJ. São ventos de noroeste rodando para sudoeste, com intensidade até 65km/h.

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 13/05/2024
GCM de Caraguatatuba fecha balanço com mais de 3,3 mil ações em abril
GCM de Caraguatatuba fecha balanço com mais de 3,3 mil ações em abril

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de abril 3.373 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 133 abordagens, 96 ações em apoio às secretarias municipais, 14 ocorrências, 34 ocorrências resolvidas no local, 261

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 07/05/2024
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para funcionários da ativa, inativos e pensionistas termina dia 5 de julho
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para funcionários da ativa, inativos e pensionistas termina dia 5 de julho

Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara de Caraguatatuba e do próprio Instituto, além dos aposentados e pensionistas, devem fazer o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024 do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) até o dia 5 de

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 09/05/2024
Expresso Fênix pede anuência da Prefeitura de Caraguatatuba para mudança no quadro societário da empresa
Expresso Fênix pede anuência da Prefeitura de Caraguatatuba para mudança no quadro societário da empresa

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que última quinta-feira (2/5) recebeu pedido de anuência da empresa Expresso Fênix, para transferir os direitos e deveres referente ao serviço de transporte público que opera no município de Caraguatatuba. O pedido da empresa está respaldado legalmente e também está previsto no contrato de concessão.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 08/05/2024