Pesquisar No Site

Após provocação do Procon de Caraguatatuba, MP apura empréstimos consignados a aposentados sem consentimento

Publicado em: 13/08/2021
Após provocação do Procon de Caraguatatuba, MP apura empréstimos consignados a aposentados sem consentimento
Após provocação do Procon de Caraguatatuba, MP apura empréstimos consignados a aposentados sem consentimento

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba provocou o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) informando que o C6 Bank realizava empréstimos consignados a aposentados sem o consentimento deles, em julho.

Ao tomar conhecimento da prática considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei Federal nº 8.078/1990), a Promotoria de Justiça de Caraguatatuba instaurou um inquérito civil para apurar o caso, dando o prazo de 15 dias para o C6 Bank fornecer informações, após ser notificado sobre o procedimento. O edital do inquérito civil foi publicado na última quinta-feira (12/8).

Além dos depósitos de quantias em dinheiro não solicitadas pelo idoso, a instituição bancária ainda encaminhava um boleto com a cobrança dos juros pelo tempo que o valor ficou à disposição do aposentado. O envio, a entrega e fornecimento de qualquer produto ou serviço ao consumidor, sem a prévia solicitação, são considerados práticas abusivas, previstas no inciso III do art. 39 do Código de Defesa do Consumidor.

O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, recomenda aos consumidores que busquem uma solução com a empresa nos casos desse tipo, além de não utilizar a quantia oferecida sem sua autorização. “Após a negativa da empresa em resolver o problema, o correntista deve procurar o Procon com o extrato que comprove a movimentação”, orienta.

O promotor de Justiça, Renato Queiroz de Lima, destaca que o empréstimo consignado realizado pelo banco sem o consentimento do cliente pode ser considerado uma amostra grátis. “Inexistindo obrigação de qualquer tipo de pagamento pelo consumidor, conforme o artigo 39, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor”, justifica.

Ainda conforme ele, “tal conduta pode ensejar dano moral coletivo e obrigação de devolução, em dobro, dos valores obtidos de forma indevida pelo banco, de acordo com o parágrafo único do artigo 42 do CDC”, conclui.

Quem se deparou com uma situação semelhante de empréstimo consignado sem consentimento da referida instituição, tem a opção de procurar o Ministério Público pelo e-mail: pjcaraguatatuba@mpsp.mp.br.

Reclamação no Procon

Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros (utilizando máscara conforme o Decreto Municipal nº 1.249, de 28 de abril de 2020), com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.  O Procon conta com 12 funcionários.

O consumidor também pode fazer a queixa de forma online pelo e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br. Após entrar em contato com o Procon de Caraguatatuba, o cliente receberá um formulário para preencher com nome, documentos pessoais, endereço, descrição do problema e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282 ou pelo procon@caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024