Pesquisar No Site
Metade das residências de Caraguatatuba não recebe visita dos agentes do CCZ; ação dificulta trabalho de combate à dengue
Metade das residências de Caraguatatuba não recebe visita dos agentes do CCZ; ação dificulta trabalho de combate à dengue
A Prefeitura de Caraguatatuba está preocupada com as dificuldades encontradas pelos agentes do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) em realizar as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

#PraCegoVer; duas agentes do CCZ na porta de uma residência (Foto: Luís Gava/PMC)
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, o município tem uma pendência de 50% de vistorias (bloqueio mecânico) e nebulização não realizadas. Isso significa que metade das residências não recebe a visita dos agentes do CCZ, o que impossibilita o trabalho contra a dengue.
O coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes relata que as equipes têm notado que a população continua preocupada com a Covid-19, e por isso não são recebidas.
Outro fator é o medo de sofrer algum tipo de violência. “Às vezes, essas pessoas estão com medo de não serem os agentes do CCZ ou ficam receosas por conta da situação envolvendo dois funcionários da unidade”, explica. A situação citada por Ricardo é um caso de feminicídio envolvendo uma funcionária e outro agente do local no dia 15 de julho.
Com relação à Covid-19, Ricardo reforça que “os agentes seguem o protocolo do Ministério da Saúde, com uso de máscara, distanciamento, e uso do álcool gel; que não entram em casas de idosos ou pessoas com sintomas da doença”, mas deixa claro que “é importante a vistoria no quintal ou área externa do imóvel”.
Para quem está com receio por achar que o agente não representa o CCZ, Ricardo orienta a obsevar alguns pontos: o agente sempre está uniformizado com camiseta, ou colete, com o logo da Prefeitura de Caraguatatuba e sempre estão portando seu crachá de identificação. Além disso, os agentes sempre estão acompanhados de um supervisor.
Se preferir, o morador também poderá entrar em contato com o CCZ para confirmar a presença dos agentes em seu bairro pelo telefone: (12) 3887-6888. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ações de combate à dengue da semana
Nesta semana, os agentes do CCZ estão realizando apenas o bloqueio mecânico para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Estão sendo visitados os bairros Morro do Algodão e Porto Novo, das 8h ás 17h.
Os dois bairros fazem parte da ‘área 5’ que possui a ADL de 3,5%. De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, esse percentual indica que é preciso estar em estado de alerta. Índice menor que 1% é satisfatório e se está acima de 4% é considerado alto risco.
A ‘área 5’ ainda inclui os bairros Jardim Britânia, Praia das Palmeiras, Pontal Santamarina e Golfinhos. Ambos estão localizados na região sul.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Negócios Serra, Fé e Mar em São José dos Campos
A Prefeitura de Caraguatatuba vai participar do 1º Encontro de Negócios Serra, Fé e Mar, marcado para o dia 2 de julho, das 9h às 12h, no Aeroporto de São José dos Campos (SJK Airport), com a apresentação do trade turístico e de roteiros de passeios do município em rodada
Cineclube exibe documentário sobre primeira seleção feminina de futebol do Brasil nesta quinta-feira
O Cineclube Ponto MIS exibe nesta quinta-feira (18/6), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o documentário “As Primeiras”, com direção e roteiro de Adriana Yañez. O filme é indicado para maiores de 12 anos e tem entrada gratuita. Não é necessário retirar ingresso. Em clima de Copa do Mundo, durante
Programa Trânsito Legal encerra ciclo de formação cidadã para alunos da EMEF Professor Oswaldo Ferreira
O Programa Trânsito Legal, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e de Educação, promoveu uma blitz educativa com alunos do 4º ano da EMEF Professor Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, marcando o encerramento das atividades do projeto. A ação buscou reforçar a formação cidadã
Oficina na Sepedi fortalece inclusão de pessoas com deficiência em atividades culturais
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba recebeu nos dias 27 de maio e 3 de junho a “Oficina de Inserção de Pessoas com Deficiência em Atividades Artísticas e Culturais”, realizada dentro do Festival de Artes do Litoral Norte – Festival Felino 2026.
Prefeitura divulga programação de julho da Operação Cata-Treco com mais de 30 bairros de Caraguatatuba
A Operação Cata-Treco da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba percorre ruas de 33 bairros entre os dias 1º e 31 de julho. A iniciativa auxilia a população no descarte correto de móveis velhos, colchões, eletrodomésticos inservíveis e outros objetos de grande porte. O cronograma (sujeito a alterações)