Pesquisar No Site
Metade das residências de Caraguatatuba não recebe visita dos agentes do CCZ; ação dificulta trabalho de combate à dengue
Metade das residências de Caraguatatuba não recebe visita dos agentes do CCZ; ação dificulta trabalho de combate à dengue
A Prefeitura de Caraguatatuba está preocupada com as dificuldades encontradas pelos agentes do Centro de Controle Zoonoses (CCZ) em realizar as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

#PraCegoVer; duas agentes do CCZ na porta de uma residência (Foto: Luís Gava/PMC)
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, o município tem uma pendência de 50% de vistorias (bloqueio mecânico) e nebulização não realizadas. Isso significa que metade das residências não recebe a visita dos agentes do CCZ, o que impossibilita o trabalho contra a dengue.
O coordenador do controle da dengue, Ricardo Fernandes relata que as equipes têm notado que a população continua preocupada com a Covid-19, e por isso não são recebidas.
Outro fator é o medo de sofrer algum tipo de violência. “Às vezes, essas pessoas estão com medo de não serem os agentes do CCZ ou ficam receosas por conta da situação envolvendo dois funcionários da unidade”, explica. A situação citada por Ricardo é um caso de feminicídio envolvendo uma funcionária e outro agente do local no dia 15 de julho.
Com relação à Covid-19, Ricardo reforça que “os agentes seguem o protocolo do Ministério da Saúde, com uso de máscara, distanciamento, e uso do álcool gel; que não entram em casas de idosos ou pessoas com sintomas da doença”, mas deixa claro que “é importante a vistoria no quintal ou área externa do imóvel”.
Para quem está com receio por achar que o agente não representa o CCZ, Ricardo orienta a obsevar alguns pontos: o agente sempre está uniformizado com camiseta, ou colete, com o logo da Prefeitura de Caraguatatuba e sempre estão portando seu crachá de identificação. Além disso, os agentes sempre estão acompanhados de um supervisor.
Se preferir, o morador também poderá entrar em contato com o CCZ para confirmar a presença dos agentes em seu bairro pelo telefone: (12) 3887-6888. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Ações de combate à dengue da semana
Nesta semana, os agentes do CCZ estão realizando apenas o bloqueio mecânico para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Estão sendo visitados os bairros Morro do Algodão e Porto Novo, das 8h ás 17h.
Os dois bairros fazem parte da ‘área 5’ que possui a ADL de 3,5%. De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, esse percentual indica que é preciso estar em estado de alerta. Índice menor que 1% é satisfatório e se está acima de 4% é considerado alto risco.
A ‘área 5’ ainda inclui os bairros Jardim Britânia, Praia das Palmeiras, Pontal Santamarina e Golfinhos. Ambos estão localizados na região sul.
Veja Também Recentes
Instituto Surfé representa Caraguatatuba no Prêmio Isabel Salgado na categoria ‘Raízes’
O Instituto Surfé Caraguá está entre os projetos finalistas da segunda edição do Prêmio Isabel Salgado, na categoria ‘Raízes’. A iniciativa reconhece projetos sociais que utilizam o esporte como ferramenta de transformação social em todo o país e agora entra em uma das etapas mais decisivas: o voto popular. Idealizado
Secretaria Municipal de Habitação realiza reunião para regularização fundiária com moradores do Alto do Getuba
Na quarta-feira (08), a equipe da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba realizou a segunda reunião com moradores do Núcleo Alto do Getuba, no bairro Jetuba, para tratar do processo de regularização fundiária da área. O encontro foi realizado no Polo Cultural Alto do Getuba, à noite. Durante a reunião, os
Exposição fotográfica coletiva celebra 169 anos de Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove até o dia 29 de maio, no saguão do Auditório Maristela de Oliveira, no Centro, a Exposição Fotográfica Coletiva – Veja Caraguá. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A exposição
Estudantes realizam passeata pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Caraguatatuba
Um importante movimento de conscientização e inclusão marcou a manhã desta quinta-feira (2) em Caraguatatuba. Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, alunos, educadores e comunidade escolar participaram de uma passeata promovida pela unidade CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo. A ação
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para food trucks no Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba abriu o Edital de Chamada Pública nº 014/2026 para selecionar interessados em operar food trucks no Complexo Turístico do Camaroeiro. As inscrições devem ser feitas online entre os dias 10 e 15 de abril, até às 17h. O uso do espaço será temporário e mediante pagamento,